Guia de Marketing TikTok: como ganhar visibilidade na plataforma? | SUA IMPRENSA

Guia de Marketing TikTok: como ganhar visibilidade na plataforma?

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Você já faz marketing TiKToK? O TikTok se tornou um dos aplicativos mais baixados do mundo, aparentemente explodindo do nada. Começou como um aplicativo de compartilhamento de vídeo moderadamente bem-sucedido – chamado Douyin em sua China natal e TikTok no resto do mundo. No entanto, em 2018, comprou o aplicativo mais conhecido, o Musical.ly, migrando todos os seus usuários não chineses para uma nova plataforma combinada do TikTok. A empresa ainda opera o Douyin como um aplicativo separado em seu país de origem. Não é surpresa que os profissionais de marketing tenham começado a ver o potencial da plataforma. Este é o nosso guia de marketing do TikTok, sugerindo possíveis maneiras pelas quais as empresas podem aproveitar ao máximo o TikTok e seu público jovem.

O TikTok tem mais de 1 bilhão de usuários e é uma plataforma de mídia social que permite aos usuários criar vídeos curtos, geralmente com música de fundo. A plataforma é extremamente popular entre os jovens e é vista como uma alternativa ao Instagram e ao Snapchat. Com o aumento do número de usuários, as marcas começaram a explorar o potencial do TikTok para o marketing. Este guia de marketing do TikTok explora como as marcas podem usar a plataforma para se conectar com seu público-alvo, incluindo desafios de hashtag, conteúdo gerado pelo usuário, marketing de influenciadores tradicionais e publicidade no TikTok.

TikTok Alcança Mais de 1 bilhão de Pessoas no Mundo

TikTok, uma plataforma que tem sido tema de preocupações em relação à segurança de jovens, experimentou um crescimento significativo nos últimos anos. Até março de 2019, o aplicativo registrou mais de 1,1 bilhão de instalações, com mais de 660 milhões de downloads em 2018 e um adicional de 188 milhões de downloads durante o primeiro trimestre de 2019. Globalmente, mais de 500 milhões de pessoas utilizam o TikTok mensalmente, destacando sua presença e alcance significativos.

Apesar de uma breve proibição na Índia, onde 43% dos usuários globais do TikTok estão localizados, a plataforma continua atraindo um grande número de usuários. O aplicativo foi o mais baixado na loja de aplicativos da Apple durante o primeiro semestre de 2018 e liderou o Google Play em outubro de 2018. Em novembro de 2018, o TikTok ocupou o terceiro lugar no ranking mundial de aplicativos mais baixados.

Esses números refletem a rápida ascensão do TikTok como uma das plataformas de mídia social mais populares e amplamente utilizadas, apesar das preocupações e desafios enfrentados. Com mais de 800 milhões de instalações e uma base de usuários mensal significativa, o TikTok continua a moldar o panorama das mídias sociais em todo o mundo.

Agora, em 2024, o TiKToK soma mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o que representa em torno de 20,83% dos usuários de internet do mundo inteiro.

O que é o TikTok?

O TikTok é um aplicativo de compartilhamento de vídeo que incentiva seus usuários a fazer upload de vídeos curtos. A maioria dos vídeos tem até 15 segundos de duração, embora seja possível criar e compartilhar vídeos tipo Histórias de até 60 segundos. O aplicativo é popular entre adolescentes e jovens adultos, com um foco em usuários de 13 a 24 anos.

Embora o TikTok tenha começado como um aplicativo de dublagem de músicas, com a fusão com o Musical.ly, o conteúdo compartilhado se expandiu para incluir uma ampla variedade de tipos de vídeo. Agora, além de vídeos de música, é possível encontrar comédia, skate, pegadinhas, dança, moda, beleza e artesanato, além de vídeos de pessoas usando seus produtos favoritos.

Os usuários do TikTok podem seguir outros usuários e receber atualizações de seus vídeos mais recentes. Eles também podem pesquisar vídeos sobre tópicos de interesse usando hashtags relevantes. Além disso, o aplicativo possui uma página Descobrir que permite aos usuários explorar vídeos populares e novos.

Embora muitos usuários do TikTok criem conteúdo, nem todos se sentem confortáveis em fazer upload de vídeos. Assim como muitos espectadores do YouTube, há muitos usuários do TikTok que preferem apenas assistir aos vídeos de outras pessoas. No entanto, a maioria dos usuários do TikTok acaba seguindo canais que compartilham seus tipos favoritos de vídeo e criando uma página de perfil para destacar seus próprios vídeos enviados.

O TikTok usa um algoritmo para recomendar vídeos aos usuários com base em seus interesses e atividades anteriores. Isso significa que, quanto mais um usuário usa o aplicativo, mais personalizado se torna o conteúdo que ele vê. O algoritmo também é responsável por destacar os vídeos mais populares e os usuários mais influentes na plataforma.

Quem Usa o TikTok?

O TikTok é uma rede social que tem como público-alvo a geração Z, com um viés feminino. É ainda muito popular entre os mais jovens, com 66% de seus usuários com menos de 30 anos. Além disso, uma porcentagem semelhante de usuários do TikTok é do sexo feminino.

A plataforma tem apelo internacional, com um grande número de usuários nos Estados Unidos, Índia e, na forma de Douyin, China. O Douyin, que é a versão chinesa do TikTok, possui 400 milhões de usuários ativos mensais.

O Douyin foi lançado na China em 2017. No início, mais de 50% de seus usuários tinham menos de 24 anos. Notavelmente, esses primeiros usuários do Douyin parecem ter permanecido na plataforma à medida que envelheceram, o que significa que a idade média dos usuários do Douyin aumentou gradualmente. Em fevereiro de 2018, apenas 31,8% dos usuários do Douyin tinham menos de 24 anos, enquanto 23,4% tinham entre 25 e 30 anos e outros 23,4% tinham entre 31 e 35 anos. Será interessante ver se veremos uma tendência semelhante com o TikTok no resto do mundo ao longo do tempo.

Em resumo, o TikTok tem como público-alvo a geração Z, é popular entre os mais jovens e tem apelo internacional. O Douyin, a versão chinesa do TikTok, tem uma base de usuários mais velha do que o TikTok.

Como as Marcas Podem Usar o TikTok?

As marcas podem usar o TikTok de três maneiras principais. Primeiro, elas podem criar seu próprio canal e fazer upload de vídeos relevantes através de seu canal. Segundo, elas podem trabalhar com influenciadores para espalhar conteúdo para um público mais amplo. Terceiro, elas podem pagar para anunciar no TikTok, embora a publicidade ainda esteja em seus primeiros dias na plataforma.

Muitas marcas combinam a criação de seus próprios canais com o trabalho com influenciadores para espalhar conteúdo para um público mais amplo. Algumas ideias que podem ser usadas pelos próprios canais ou pelos influenciadores incluem desafios, tutoriais de produtos, bastidores de produção, vídeos de entretenimento e muito mais. Os profissionais de marketing podem usar essas estratégias para aumentar o engajamento do público, a conscientização da marca, as conversões e o crescimento dos negócios. É importante incluir chamadas para ação e links para sites em seus vídeos para direcionar o tráfego para seus sites.

Desafios de Hashtags

Os desafios de hashtags são uma característica essencial da comunidade do TikTok. Os usuários do TikTok adoram participar de um desafio e criar e fazer upload de vídeos de acordo com o tema proposto. Esses desafios geralmente recebem um nome com uma hashtag (#) para torná-los memoráveis e fáceis de encontrar.

Um dos desafios mais conhecidos foi o #tumbleweedchallenge do apresentador de televisão americano Jimmy Fallon. Ele desafiou os usuários a fazerem vídeos mostrando-se caindo no chão e rolando como um arbusto seco, com uma música tema do oeste tocando ao fundo. Isso resultou em mais de 8.000 inscrições e mais de 10,4 milhões de engajamentos. Desde então, Jimmy Fallon continuou a lançar desafios no TikTok.

As marcas também podem incentivar desafios de hashtags no TikTok. A menos que sua marca tenha conseguido construir um canal popular no TikTok, você provavelmente terá mais sucesso trabalhando com influenciadores para iniciar o seu desafio de hashtag. Uma vez que um desafio de hashtag é lançado no TikTok, as pessoas podem participar com apenas alguns cliques.

Além disso, os desafios de hashtags são uma ótima maneira de aumentar a visibilidade da sua marca e gerar engajamento com o público. Quando um desafio de hashtag se torna tendência, ele pode atrair a atenção de milhões de usuários do TikTok, o que pode ser extremamente benéfico para sua marca.

Conteúdo Gerado pelo Usuário

O Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC) é uma forma de marketing em que as marcas incentivam seus seguidores a criar conteúdo que apoie a marca de alguma forma. Isso pode ser feito através do canal da marca no TikTok ou trabalhando com influenciadores. A Geração Z prefere experiências imersivas e interativas, e incentivar os clientes a compartilhar vídeos deles usando ou interagindo com os produtos da marca pode aumentar a adesão.

Um exemplo de sucesso de UGC é o restaurante chinês Haidilao, que criou uma opção de menu DIY (faça você mesmo). Os clientes que escolhiam essa opção criavam seu próprio prato exclusivo e filmavam a experiência. A marca incentivou seus clientes a compartilhar seus vídeos no Douyin, a versão chinesa do TikTok. Depois que alguns clientes compartilharam seus vídeos, outros foram atraídos para o restaurante para criar sua refeição e vídeo. Mais de 15.000 pessoas solicitaram a opção DIY, 2.000 enviaram vídeos de suas criações e 50 milhões de pessoas visualizaram os vídeos.

O UGC pode ser uma maneira eficaz de aumentar o envolvimento e a conscientização da marca no TikTok. Algumas dicas para incentivar o UGC incluem:

  • Oferecer um incentivo, como um desconto ou produto gratuito, para os clientes que compartilham um vídeo usando o produto da marca.
  • Usar legendas criativas que incentivem os seguidores a criar seu próprio conteúdo relacionado à marca.
  • Agendar postagens para maximizar a exposição do conteúdo.
  • Usar um calendário de conteúdo para planejar e organizar o conteúdo UGC.
  • Incentivar o uso de nomes de usuário e hashtags específicos para aumentar a visibilidade do conteúdo.
  • Focar na criação de conteúdo orgânico e autêntico em vez de conteúdo polido e comercial.
  • Usar clipes de som populares ou virais para aumentar a chance de o conteúdo se tornar viral.

Ao trabalhar com influenciadores para campanhas de conteúdo gerado pelo usuário, é importante entender os preços de mercado para evitar pagar demais. Uma ferramenta útil para avaliar os preços dos influenciadores no TikTok está disponível para ajudar a orientar as campanhas de conteúdo gerado pelo usuário.

Marketing de Influenciadores Tradicional

Marketing de influenciadores tradicional

O marketing de influenciadores tradicional envolve a colaboração de uma marca com um influenciador para promover um produto ou serviço. No TikTok, isso pode ser feito de várias maneiras. Em muitos casos, a marca precisa apenas encorajar os influenciadores a fazer vídeos usando ou vestindo o produto patrocinado. Isso só funcionará se o influenciador for o tipo de pessoa que normalmente usaria o produto. Não há valor em tentar encorajar um influenciador a promover um produto inadequado.

A chave para o sucesso do marketing de influenciadores é estabelecer metas apropriadas e direcionar uma parte específica do funil de compra. Os jovens criadores de conteúdo do TikTok precisam permanecer autênticos com seus seguidores para que o marketing de influenciadores tenha sucesso.

Em muitos casos, os influenciadores criam seu próprio conteúdo, pois conhecem seus seguidores e sabem o que eles gostam. Portanto, é importante confiar nos influenciadores para produzir seus vídeos da maneira que desejam, mesmo que pareçam amadores aos olhos dos profissionais de marketing. Os usuários do TikTok estão interessados na originalidade e diversão, em vez da qualidade dos vídeos.

O marketing de influenciadores é uma técnica comum em outras plataformas de vídeo, como o YouTube, e funciona bem no TikTok se o produto se adequar à audiência do influenciador. É importante lembrar que os usuários do TikTok são jovens e menos interessados em produções cinematográficas sofisticadas.

Publicidade em vídeo no TikTok For Business

No momento, a única forma de empresas veicularem anúncios na plataforma é com o TiKToK Ads Manager for Business, criada no ano de 2020. No TikTok for Business, os tipos de anúncios disponíveis para empresas se limitam aos anúncios em vídeo. Através da plataforma TikTok Ads Manager do TikTok For Business, profissionais de marketing podem criar esses anúncios, com cinco opções de formatos à disposição.

O TikTok Ads Manager oferece recursos para gerenciar campanhas de marketing na plataforma, permitindo que os usuários definam o público-alvo com base em diversos critérios, como demografia (gênero, idade, localização e interesses) e dispositivo (sistema operacional e preço do aparelho). Além disso, o TikTok Ads Manager possibilita a geração de relatórios personalizados ou pré-definidos para analisar o desempenho dos anúncios, oferecendo também ferramentas para a criação de anúncios, incluindo um kit de criação de vídeo com onze modelos pré-prontos que podem ser personalizados com fotos próprias.

Perguntas Frequentes

Como funciona o marketing no TikTok?

O marketing no TikTok é uma estratégia para promover produtos ou serviços usando a plataforma de mídia social TikTok. O objetivo do marketing no TikTok é alcançar um público mais amplo e engajar os usuários com conteúdo criativo e envolvente. Os anunciantes podem usar diferentes formatos de anúncios, como anúncios nativos, anúncios in-stream e anúncios de marca para promover seus produtos ou serviços.

Como atrair clientes pelo TikTok?

Para atrair clientes pelo TikTok, os anunciantes devem criar conteúdo autêntico e envolvente que ressoe com seu público-alvo. Eles devem usar hashtags relevantes e desafios para aumentar a visibilidade de seus vídeos e incentivar a participação dos usuários. Os anunciantes também podem colaborar com influenciadores para promover seus produtos ou serviços para um público mais amplo.

Quanto custa para anunciar no TikTok?

O custo para anunciar no TikTok varia dependendo do tipo de anúncio, do público-alvo e da duração da campanha. Os anunciantes podem definir um orçamento diário ou total para suas campanhas de anúncios no TikTok. Eles também podem definir lances para seus anúncios, que determinam o preço que estão dispostos a pagar por uma visualização ou interação com o anúncio.

Como ganhar dinheiro com o TikTok?

Os usuários do TikTok podem ganhar dinheiro com a plataforma de várias maneiras, como através de patrocínios de marca, vendas de produtos, doações dos fãs e publicidade. Para ganhar dinheiro com o TikTok, os usuários devem criar conteúdo envolvente e construir uma base de seguidores leais. Eles também podem se inscrever no programa de criadores do TikTok para obter acesso a recursos exclusivos e oportunidades de monetização.

TiKToK marketing digital como fazer?

Para fazer marketing digital no TikTok, os anunciantes devem criar conteúdo autêntico e envolvente que ressoe com seu público-alvo. Eles devem usar hashtags relevantes e desafios para aumentar a visibilidade de seus vídeos e incentivar a participação dos usuários. Os anunciantes também podem colaborar com influenciadores para promover seus produtos ou serviços para um público mais amplo.

TiKToK ADS manager como usar?

O TikTok Ads Manager é uma plataforma de publicidade que permite aos anunciantes criar, gerenciar e otimizar campanhas de anúncios no TikTok. Para usar o TikTok Ads Manager, os anunciantes devem criar uma conta e configurar sua campanha de anúncios. Eles podem definir o público-alvo, o orçamento e o tipo de anúncio que desejam executar.

O que é o TiKToK Ads Brasil?

O TikTok Ads Brasil é a plataforma de publicidade do TikTok para o mercado brasileiro. Ele permite que os anunciantes criem, gerenciem e otimizem campanhas de anúncios no TikTok para o público brasileiro. Os anunciantes podem definir o público-alvo, o orçamento e o tipo de anúncio que desejam executar para alcançar o público brasileiro.

TiKToK creative center como usar?

O TikTok Creative Center é uma plataforma que permite aos anunciantes criar conteúdo criativo e envolvente para suas campanhas de anúncios no TikTok. Ele fornece aos anunciantes recursos e ferramentas para criar e editar vídeos, adicionar efeitos especiais e música, e personalizar o conteúdo para diferentes públicos-alvo. Os anunciantes também podem usar o TikTok Creative Center para acessar as melhores práticas e dicas para criar conteúdo de alta qualidade no TikTok.