Assessoria de imprensa pode mudar o rumo da sua marca!

Assessoria de imprensa pode parecer um pouco limitado para muitas pessoas, mas sempre esteve ocupando um lugar de grande import√Ęncia entre as empresas e os meios de comunica√ß√£o.¬†

Mas afinal, qual a verdadeira import√Ęncia de uma imprensa? Este empreendimento oferece benef√≠cios para algu√©m? Quais desafios os profissionais desta √°rea est√£o passando? Imprensa √© apenas para famosos?¬†

As d√ļvidas sobre assessoria de imprensa crescem a cada dia. Sendo assim, veja agora mesmo todas as informa√ß√Ķes sobre estes profissionais, sua import√Ęncia neste mercado e principalmente quais benef√≠cios que o SEO pode oferecer para a imprensa e seus clientes.

Assessoria de imprensa o que é?

Assessoria de imprensa é uma empresa que possui como principal atividade a comunicação corporativa. Sendo assim, é um empreendimento que trabalha como intermediário entre uma empresa e veículos de comunicação. 

Desse modo, a principal finalidade de uma assessoria √© manter o p√ļblico e a popula√ß√£o sempre informados a respeito dos valores, miss√Ķes, pr√°ticas e pol√≠ticas de uma organiza√ß√£o de forma positiva e principalmente com muita credibilidade, afirma Paul Graham.¬†

Além disso, esta área é muito importante no momento de divulgação de eventos, produtos e até mesmo no gerenciamento de crises que podem acontecer no meio empresarial. 

Assim, este setor tem como objetivo principal a busca por m√≠dia espont√Ęnea, por meio de um relacionamento agrad√°vel com jornalistas e profissionais que criam conte√ļdo para os meios de comunica√ß√£o.¬†

História sobre o surgimento da Assessoria de imprensa

O primeiro negócio que surgiu com a finalidade de oferecer Comunicação Empresarial, aconteceu no ano de 1906, nos Estados Unidos. Especificamente na cidade de Nova York, uma jornalista conhecida como Ivy Lee decide deixar a carreira de jornalista.  

Ao deixar sua carreira, decide o primeiro escrit√≥rio do mundo sobre Rela√ß√Ķes P√ļblicas.¬†¬†

Desse modo, diversos capitalistas grandes e conhecidos nos Estados Unidos encontram uma oportunidade para evitar den√ļncias, que √© contratar a Ivy Lee. Assim, a jornalista passa a fornecer not√≠cias para os ve√≠culos de comunica√ß√£o, com a finalidade de serem divulgadas jornalisticamente.¬†

Sendo assim, √© um trabalho totalmente diferente das mat√©rias pagas ou an√ļncios que eram muito comuns naquela √©poca.¬†

A partir dos Estados Unidos, a modalidade de Rela√ß√Ķes P√ļblicas foi se expandindo para outras localidades. Primeiramente chegou at√© o Canad√°, no ano de 1940, na Fran√ßa, Holanda, Inglaterra e assim por diante.

Qual a import√Ęncia de uma assessoria de imprensa?

A principal import√Ęncia da assessoria de imprensa √© transmitir uma mensagem e informa√ß√£o importante tanto para a empresa, quanto para o p√ļblico sem ru√≠dos ou falsas mensagens dentro desta intermedia√ß√£o.¬†

Quais os benefícios de uma assessoria de imprensa?

Beneficios Assessoria de imprensa

BenefiŐĀcios de uma assessoria de imprensa


Este setor é repleto de benefícios a serem oferecidos para as empresas. Sendo assim, veja a seguir alguns deles. 

  • Aumenta a credibilidade da sua marca¬†

Os veículos de comunicação são figuras principais para que a sua marca possa conquistar maior visibilidade e principalmente credibilidade. Ou seja, quando o seu produto ou os serviços da sua empresa vira notícia em um meio de comunicação, certamente acaba se tornando referência no segmento em que atua. 

Sendo assim, a assessoria de imprensa é uma figura importante e que ajuda neste processo para que você possa aparecer nos meios de comunicação com assuntos e mensagens positivas. 

  • Ajuda no melhoramento dos resultados de buscas¬†¬†

Atualmente com o alto n√ļmero de acessos na internet os ve√≠culos de comunica√ß√£o passaram a utilizar tamb√©m a vers√£o de not√≠cias online.¬†

Logo, quando um ve√≠culo de comunica√ß√£o publica uma mat√©ria na internet sobre a sua marca, o link da mat√©ria fica presente nos primeiros resultados do Google, dentro das 24 horas iniciais, tanto quando √© buscado o nome da institui√ß√£o ou quando √© buscado pelo conte√ļdo.¬†

Assim, se um leitor se interessar pelo seu conte√ļdo, tamb√©m ter√° a oportunidade de conhecer a sua empresa, o que facilita para que a mesma seja cada vez mais reconhecida no mercado em que atua.¬†

  • Aumento de autoridade¬†

Quando uma empresa conquista um determinado espaço por meio de matérias jornalísticas dentro dos meios de comunicação, a sua marca consegue mais visibilidade e consequentemente autoridade no seu mercado. Além disso, você adquire também maior credibilidade para a sua marca. 

Mas aten√ß√£o, para que tudo isso possa acontecer voc√™ precisa de um trabalho de assessoria bem sucedido, neste momento se encontra a import√Ęncia de escolher uma imprensa de confian√ßa no mercado.¬†

Curiosidades

Assessoria de Imprensa é apenas para Artistas Famoso?

Saber se o assessoramento √© apenas para famosos √© uma d√ļvida bastante comum de quem est√° come√ßando uma carreira agora.¬†¬†

Não há como negar que a vida dos famosos está sempre em evidência, algo bastante natural ou não seriam famosos.  

Seja na vida profissional ou pessoal, todos os dias é possível ficar sabendo de alguma notícia das pessoas, o que garante que eles sejam ainda mais conhecidos.  

No entanto, não há como conseguir toda essa fama, sem o auxílio de serviços qualificados de assessoria.  

Mas será que apenas os famosos poderão ter esse serviço e se manter em destaque na mídia?  

Quem está começando agora seja como um influenciador digital ou na carreira de ator pode obter os benefícios de uma empresa que trabalha no setor? 

Veja logo abaixo essas informa√ß√Ķes e muito mais.

Assessoria de Imprensa é para Artistas Famoso? Como usar esse canal de comunicação da maneira correta

Antes de tudo é importante entender o que é assessoria de imprensa e como ela funciona.  

Este setor é uma excelente forma de fazer comunicação, pois seu foco principal é usar os grandes canais para divulgar alguma informação.  

Por meio de a√ß√Ķes muito bem elaboradas, ela pode levar uma pessoa a se tornar conhecida e assim obter a t√£o sonhada fama.¬†¬†

√Č muito importante entender que esse √© um trabalho s√©rio, e somente profissionais comprometidos poder√£o oferecer resultados eficazes.¬†¬†

Vivemos na era da informação e as redes sociais contribuem para o grande volume de notícias.  

No entanto, mesmo em meio √† turbul√™ncia de informa√ß√Ķes soltas, este setor tem um grande poder de direcionar e oferecer conte√ļdo seguro.¬†¬†

Por meio desse trabalho, quem está no início de sua carreira e deseja obter maior visibilidade para a sua marca ou para o seu negócio precisa contar com esse serviço.  

Al√©m desse p√ļblico, demais profissionais e pessoas que querem seguir carreira p√ļblica precisam contar com um servi√ßo de comunica√ß√£o.¬†¬†

Sendo assim, é um grande engano acreditar que a assessoria de imprensa é apenas para artistas famosos.  

Se você escolher profissionais devidamente habilitados e experientes para levar o seu nome ou sua marca, com certeza terá resultados surpreendentes.  

Nesse contexto é muito importante entender que as pessoas se tornaram famosas, porque tiveram acesso a uma assessoria competente.  

Pois, seu principal papel é transmitir uma informação relevante de uma forma impactante seguindo os mais rigorosos critérios.  

Apenas por meio de um trabalho s√≥lido e competente ser√° poss√≠vel estabelecer um bom relacionamento entre a sua marca e seu p√ļblico-alvo.¬†

 

O que esperar de uma boa assessoria de imprensa:

  • O tom de divulga√ß√£o n√£o tem aspecto publicit√°rio;¬†¬†
  • √Č preciso causar impacto com conte√ļdo que veicule de espont√Ęnea;¬†¬†
  • N√£o abandona as boas estrat√©gias de marketing;¬†
  • Faz um bom uso das redes sociais;¬†¬†
  • Transmite sempre informa√ß√Ķes relevantes para o p√ļblico;¬†¬†
  • A mat√©ria apresentada deve ter valor para circular de forma online e offline;¬†¬†
  • As informa√ß√Ķes veiculadas devem despertar o interesse, agu√ßar a curiosidade e at√© mesmo emocionar.

Qual a função de um assessor de imprensa?

Se você deseja se tornar um assessor de imprensa precisa saber que sua função primordial é estabelecer um diálogo direto e ágil entre seu assessorado e os veículos de imprensa. 

√Č sua fun√ß√£o ainda, auxiliar os jornalistas na cria√ß√£o de seus conte√ļdos e monitorar a reputa√ß√£o de seu assessorado perante √† imprensa.¬†

Uma das estrat√©gias mais assertivas para estabelecer este relacionamento e se tornar uma fonte para os ve√≠culos √© a cria√ß√£o de conte√ļdos altamente relevantes.¬†

Al√©m disso, o profissional pode executar as seguintes a√ß√Ķes:¬†

  • Produzir pesquisas de mercado;¬†
  • Ofertar servi√ßos gratuitos¬†
  • Promover eventos e cursos;¬†
  • Propor parcerias;¬†
  • Explorar recursos tecnol√≥gicos¬†
  • Link building¬†

Estas e outras a√ß√Ķes v√£o ajud√°-lo muito na constru√ß√£o de uma rela√ß√£o s√≥lida com os meios de comunica√ß√£o.¬†

Na sequência vamos abordar alguns conceitos tipicamente presentes na atividade do assessor de imprensa. 

Como fazer uma assessoria de imprensa em 2021: veja algumas dicas. 

Por mais que a atividade do assessor de imprensa se confunda com a do assessor de comunicação, existem diferenças. Contudo, ambas as áreas trabalham próximas. 

Mas este é um assunto para outro momento. Aqui vamos focar no seu papel enquanto assessor de imprensa. Cabe ressaltar que existem 3 formas de se fazer este trabalho de imprensa para aparecer na mídia.  

Confira abaixo: 

  1. Assessorar diretamente na empresa 

Você pode atuar sendo assessor de uma empresa como funcionário contratado a partir da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). 

A vantagem neste caso, √© que a proximidade com a rotina di√°ria da empresa, lhe favorece na apura√ß√£o de informa√ß√Ķes e na produ√ß√£o de conte√ļdo.¬†

Haja vista que a fonte estará ao seu alcance há tempo e à hora. Neste caso, é necessário desenvolver um plano de comunicação, que esteja alinhado ao plano de negócio da empresa. 

  1. Ser um assessor freelancer ou ‚Äújob‚Ä̬†

Neste caso, normalmente você será contratado para desenvolver um trabalho específico, ou ainda, para promover um determinado evento. 

Por um lado, essa forma de fazer a assessoria de comunicação é positiva já que não vai comprometer um grande orçamento. 

Em contrapartida, promover algo de uma empresa ou pessoa que não tenha uma relação com a imprensa pré-estabelecida, pode ser desafiador e mais difícil. 

Sem contar que, as demandas futuras você não vai conseguir atender. 

  1. Montar uma agência de comunicação 

Esta é uma alternativa viável para você, já que boa parte das empresas optam por esse tipo de serviço. 

Para que a atividade saia como planejada é imprescindível desenvolver um plano de comunicação prévio e ter um funcionário da empresa auxiliando diretamente a sua agência. 

 

Conte√ļdo editorial ou m√≠dia paga: o que a assessoria de imprensa deve desenvolver?

Os dois formatos de conte√ļdo podem e devem ser elaborados e acompanhados pela empresa deste setor, mas h√° diferen√ßas na proposi√ß√£o destes conte√ļdos.¬†

Isso porque, a m√≠dia paga envolve uma rela√ß√£o comercial, neste caso, o assessorado paga para que o conte√ļdo possa ser divulgado.¬†

Neste caso, você é quem vai determinar, o formato, o design, a data da veiculação e o CTA, ou seja, o momento em que você fala de seu produto ou assessorado. 

No outro caso, voc√™ ser√° apenas uma fonte e sua fun√ß√£o ser√° fornecer informa√ß√Ķes sobre determinado assunto, nesta situa√ß√£o, o dono da pauta √© o jornalista, por isso, voc√™ s√≥ poder√° colaborar, mas n√£o intervir.¬†

Mas, caso haja alguma informa√ß√£o equivocada a respeito de seu assessorado, voc√™ poder√° pedir o direito de resposta e a√≠ sim, divulgar o conte√ļdo de acordo com os seus par√Ęmetros.¬†

 

Quais profissionais estão habilitados para exercer a função de assessor de imprensa?

Essa é uma questão muito importante a ser respondida quando há a indagação se assessoria de imprensa é apenas para famosos.  

Os famosos facilmente têm acesso aos serviços de assessoria exatamente por já estarem inseridos em um meio muito mais movimentado.  

No entanto, quem está começando agora e quer conquistar seu espaço precisa se preocupar em contratar bons prestadores de serviço.  

Os profissionais responsáveis por este serviço devem estar preparados para gerir crises, além de manter o nome do seu cliente em evidência.  

Por isso, a inserção de notícias nos maiores meios de comunicação de forma frequente para valorizar a sua marca faz parte de um serviço de assessoramento bem estruturado.  

√Č importante ter em mente que quanto maior a exposi√ß√£o, maiores as chances de envolvimento em crises, por isso, a necessidade de bons profissionais.

 

Qual a fórmula para fazer uma boa assessoria de imprensa?

A princípio, o essencial é que o profissional desta área tenha o hábito de ler e acompanhar todos os veículos de imprensa. 

Não apenas para saber se algo a seu respeito foi veiculado, mas também para entender a linha editorial de cada um deles. 

A partir deste h√°bito, √© poss√≠vel ter boas ideias de conte√ļdos relevantes.¬†

Desse modo, sempre que produzir algo, vai saber exatamente qual ve√≠culo propor, por entender onde aquele conte√ļdo se encaixa.¬†¬†

Muitas assessorias de imprensa cometem o equ√≠voco de disparar seus conte√ļdos indiscriminadamente, assim, dificilmente elas v√£o atingir o objetivo de que o material seja veiculado.¬†

√Č preciso segmentar bem o conte√ļdo e seus respectivos p√ļblicos, massificar a comunica√ß√£o √© um grande erro de uma assessoria.¬†

O trabalho realizado pela assessoria é um instrumento importante na construção da reputação e posicionamento de uma empresa, por este motivo, precisa ser bem articulada. 

Se é neste segmento que você deseja atuar, qualifique-se de forma incansável e domine todos os conceitos imprescindíveis. 

 

Ferramentas utilizadas por uma assessoria de imprensa

A principal figura dentro deste setor é o Assessor de imprensa. Sendo assim, este profissional possui como atividade principal abastecer e levar para os diversos veículos de notícias matérias sobre as empresas clientes, mais conhecidas como assessorados. 

Antes de come√ßar a levar mat√©ria para os meios de comunica√ß√£o, este profissional possui uma outra fun√ß√£o que √© identificar as principais necessidades do cliente. Ap√≥s esta atividade, ele deve realizar uma an√°lise e avalia√ß√£o de forma jornal√≠stica e identificar as informa√ß√Ķes sobre o cliente que podem ser interessantes para o p√ļblico.¬†

Desse modo, para que este profissional, mais conhecido como assessor de imprensa possa realizar as atividades de Rela√ß√Ķes P√ļblicas, √© necess√°rio o uso de algumas ferramentas.¬†

As ferramentas mais utilizadas dentro de uma assessoria de imprensa são: 

  • Press Kit¬†

Esta ferramenta é um kit que tem como finalidade chamar atenção para o lançamento de um produto ou novidades que uma empresa esteja prestes a lançar.  

O Press Kit atualmente tornou- se uma ferramenta que serve também para ser distribuído em feiras de negócios, para investidores, patrocinadores ou até mesmo colaboradores. 

  • Press Release¬†

√Č um texto escrito, que possui o formato de not√≠cia. Esta ferramenta possui como principal objetivo oferecer informa√ß√Ķes para os ve√≠culos de comunica√ß√£o sobre um determinado acontecimento na empresa.¬†

Este acontecimento pode estar totalmente ligado ao lançamento de produtos, eventos, novidades e etc. 

  • Press-trip¬†¬†

√Č uma ferramenta cuja principal finalidade √© fortalecer e principalmente ampliar o relacionamento da empresa e seus produtos com influencers e a imprensa.¬†

  • Mailing¬†

O mailing contribui para a disseminação da informação correta para os meios de comunicação. 

  • Clipping e an√°lise da m√≠dia¬†

Com o clipping, o assessor consegue saber quais men√ß√Ķes foram feitas da empresa assessorada nos diversos meios de comunica√ß√£o.¬†

Enquanto, a análise de mídia tem a finalidade de informar e mensurar como está a presença de uma empresa nos veículos jornalísticos. 

  • Gest√£o de conte√ļdo¬†

Aqui entram diversas formas de produ√ß√£o de conte√ļdo realizadas para empresa, como briefings, roteiros, mensagens, releases e etc. Em que o principal objetivo √© deixar os jornalistas e comunicadores das m√≠dias repleto de informa√ß√Ķes. Pois, assim, √© poss√≠vel identificar o posicionamento da empresa na m√≠dia e sociedade.¬†

  • Site e M√≠dias sociais¬†
  • Entrevistas coletivas¬†

Estas entrevistas s√£o eventos organizados pela assessoria, o principal objetivo √© reunir os meios de comunica√ß√£o e transmitir informa√ß√Ķes que podem ser de interesse p√ļblico.¬†

 

As assessorias de imprensa passaram por mudanças?

O avanço tecnológico gerou mudanças significativas para grande parte da população, principalmente em relação aos negócios. Pensando nestes fatores, o processo de assessoramento não ficou de fora destas mudanças. 

Desse modo, este setor teve que se adequar para realizar um planejamento digital totalmente estratégico, com a finalidade de garantir a presença dos seus assessorados na internet. 

Sendo assim, o SEO, marketing digital, inbound marketing e redes sociais passaram a ser ferramentas importantes para o planejamento dos profissionais da área. 

Assim, a presença do digital na vida e reputação das empresas e suas marcas se tornaram pontos cruciais, principalmente em relação ao monitoramento das redes sociais, com a finalidade de saber como a marca da sua empresa está sendo vista pelos consumidores e seguidores. 

Um grande desafio tamb√©m v√°lido para as empresas que trabalham nesta √°rea √© a produ√ß√£o de conte√ļdo. Pois deixou de ser apenas um texto e passou a ser composto por v√≠deos, infografia e principalmente intera√ß√£o por meio das redes sociais. Ou seja, esses fatores passaram a ser fatores cruciais dentro de uma empresa que trabalha neste setor.¬†

 

O que muda na assessoria de imprensa digital?

Este trabalho de assessoramento digital, ao contrário da tradicional, deve se atentar a detalhes que estão presentes no marketing e podem oferecer uma diferença muito grande, principalmente na visibilidade da empresa na internet. 

Assim, um fator importante a ser usado neste meio digital √© o marketing de conte√ļdo, que √© composto por SEO, mais conhecido como Search Engine Optimization.¬†

S√£o t√©cnicas important√≠ssimas para que o conte√ļdo da sua empresa seja visto na internet e consequentemente conhecido. Desse modo, aumentando a autoridade e principalmente a confiabilidade da sua marca.¬†

Logo, este trabalho al√©m de se preocupar com os meios jornal√≠sticos e entre outros fatores que envolvem Rela√ß√Ķes P√ļblicas, hoje deve estar atento ao marketing digital tamb√©m.¬†

 

Quais benefícios o SEO oferece na assessoria de imprensa?

Os benef√≠cios s√£o muitos, mas o principal √© que o resultado do trabalho realizado pela assessoria pode ser potencializado quando ocorre a utiliza√ß√£o de um conte√ļdo otimizado para os meios de buscas.¬†

Al√©m disso, o SEO ajuda a construir a autoridade da sua marca da internet de forma positiva. Ainda, √© poss√≠vel aumentar a autoridade de dom√≠nio, que pode ser constru√≠da a partir de links em todos os conte√ļdos que forem enviados para a imprensa.¬†

N√£o s√≥, como tamb√©m aumenta o tr√°fego do site da sua empresa, pode ser um fator importante principalmente para as organiza√ß√Ķes que desejam come√ßar a realiza√ß√£o de vendas online.¬†

Achou interessantes os benefícios que uma assessoria de imprensa pode oferecer? Contrate os serviços da Sua imprensa por meio do site suaimprensa.com.br ou através do telefone (11) 99739-2018, ela pode fazer isso tudo de forma eficiente para você adquirir maior autoridade da sua marca. 

 

Como deixar de ser an√īnimo usando a Assessoria de Imprensa

Deixar de ser an√īnimo usando assessoria de imprensa

‚ÄúSua Imprensa” √© um site de divulgador de not√≠cias online voltado para todos os tipos de p√ļblicos, incluindo artistas, empreendedores e empres√°rios do segmento digital.¬†¬†

Ele é especialmente para você que ainda pensa que assessoramento é apenas para famosos, pois lhe ajudará a ter maior visibilidade.  

Oferecemos um excelente serviço de assessoria para artistas para que você possa divulgar sua marca e seu trabalho com total segurança.  

Seja qual for a atividade que voc√™ desenvolve, nossos servi√ßos podem fazer com que ele seja conhecido pelo p√ļblico, transformando voc√™ em autoridade.¬†¬†

Essa é uma forma de se manter mais em foco e ao mesmo tempo valorizar a sua marca e vender mais.  

Nosso trabalho é bem simples. Veja como fazer tudo passo a passo. 

  • Voc√™ selecione e escreve a not√≠cia que voc√™ quer que veicule;¬†¬†
  • Revisamos o conte√ļdo e pedimos a sua corre√ß√£o, caso haja necessidade;¬†¬†
  • Ao recebermos de volta, cuidamos da parte de veicula√ß√£o das informa√ß√Ķes nos maiores portais de not√≠cia do pa√≠s,¬†¬†
  • Deixamos sua marca ou seu nome em evid√™ncia para que voc√™ alcance a visibilidade que tanto deseja.¬†

Nossos planos são melhores. Além disso, para ter acesso aos nossos serviços, você só precisa acessar nosso site e escolher o melhor plano.  

Temos v√°rias op√ß√Ķes para que voc√™ possa escolher a que melhor lhe atende.¬†¬†

Após escolher o plano, basta nos enviar a matéria desejada para que possamos começar a divulgar, seguindo os critérios de uma boa informação.   

√Č importante saber que esse envio ser√° de acordo com o plano contratado, portanto, √© preciso bastante aten√ß√£o na hora da escolha.¬†¬†

Temos planos variados para lhe atender de acordo com as suas necessidades.  

Se prepare para uma grande mudança de vida, quando a sua matéria veicular nos melhores jornais do país,  

Voc√™ vai perceber que esta √°rea √© apenas para famosos quando as pessoas an√īnimas n√£o investem nela.¬†

 

Conclus√£o

Viu como a assessoria de imprensa √© um mecanismo de grande relev√Ęncia para marcas e personagens?¬†

Sua atuação pode ser decisiva para o sucesso de um negócio, quando bem alinhada aos planos e projetos para o negócio. 

Por este motivo, você deve valorizar este departamento e investir para que seu negócio cresça, seja você um aspirante a assessor, ou alguém que necessita de um. 

E agora que você já sabe que a assessoria é apenas para famosos não é verdadeira, está na hora de mudar o rumo da sua vida.  

Escolha um de nossos planos e se prepare para ser conhecido e reconhecido como autoridade diante do seu p√ļblico.¬†¬†

Se prepare para viver esse momento de sucesso! Temos muito a compartilhar com vocês. 

E veja também sobre Assessoria de Imprensa para Influenciadores 

Quer receber um contato do Sua Imprensa?

Cadastre-se abaixo e se inscreva gratuitamente.

Outros Posts