Assessoria de imprensa: O que é? Como funciona e Onde contratar

Assessoria de imprensa tem como finalidade intermediar o diálogo entre a sua  marca ou a de seu cliente e seus respectivos públicos. E pode ser a Assessoria de Imprensa pode ser contratada através no site suaimprensa.com.br ou através do telefone: (11) 99739-2018.

A fim de que a comunicação ocorra de forma humana, dinâmica e transparente e que as partes mantenham-se conectadas.

Tudo teve início no século passado, nos Estados Unidos, mas apesar das inúmeras mudanças ocorridas no decorrer do tempo, a atividade segue de forma indispensável.

Diferente do que se parece, a assessoria de imprensa não se limita a promover encontros propriamente ditos, entre suas personagens ou empresas e meios de comunicação.

As suas atribuições quanto profissionais da área vão além. É você o responsável por criar mecanismos com a finalidade de estabelecer relacionamento por meio da imprensa e servir de fonte de informação.

Para facilitar o seu entendimento quanto à atuação da assessoria de imprensa, trouxemos algumas informações importantes sobre o tema e algumas dicas de como deve ser feita.

Vamos lá? 

Qual a função de uma assessoria de imprensa?

Função Assessoria de Imprensa

Função de uma assessoria de imprensa

Se você deseja ser um assessor de imprensa precisa saber que sua função primordial é estabelecer um diálogo direto e ágil entre seu assessorado e os veículos de imprensa.

É sua função ainda, auxiliar os jornalistas na criação de seus conteúdos e monitorar a reputação de seu assessorado perante à imprensa.

Uma das estratégias mais assertivas para estabelecer este relacionamento e se tornar uma fonte para os veículos é a criação de conteúdos altamente relevantes.

Além disso, o profissional pode executar as seguintes ações:

  • Produzir pesquisas de mercado;
  • Ofertar serviços gratuitos
  • Promover eventos e cursos;
  • Propor parcerias;
  • Explorar recursos tecnológicos
  • Link building

Estas e outras ações vão ajudá-lo muito na construção de uma relação sólida com os meios de comunicação.

Na sequência vamos abordar alguns conceitos tipicamente presentes na atividade do assessor de imprensa.

Como fazer uma assessoria de imprensa em 2021: veja algumas dicas.

Por mais que a atividade do assessor de imprensa se confunda com a do assessor de comunicação, existem diferenças. Contudo, ambas as áreas trabalham próximas.

Mas este é um assunto para outro momento. Aqui vamos focar no seu papel enquanto assessor de imprensa. Cabe ressaltar que existem 3 formas de se fazer a assessoria de imprensa para aparecer na mídia

Confira abaixo:

1. Assessorar diretamente na empresa

Você pode atuar na assessoria de imprensa de uma empresa como funcionário contratado a partir da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

A vantagem neste caso, é que a proximidade com a rotina diária da empresa, lhe favorece na apuração de informações e na produção de conteúdos.

Haja vista que a fonte estará ao seu alcance à tempo e à hora. Neste caso, é necessário desenvolver um plano de comunicação, que esteja alinhado ao plano de negócio da empresa.

2. Ser um assessor freelancer ou “job”

Neste caso, normalmente você será contratado para desenvolver um trabalho específico, ou ainda, para promover um determinado evento.

Por um lado, essa forma de fazer a assessoria de comunicação é positiva já que não vai comprometer um grande orçamento.

Em contrapartida, promover algo de uma empresa ou pessoa que não tenha uma relação com a imprensa pré-estabelecida, pode ser desafiador e mais difícil.

Sem contar que, as demandas futuras você não vai conseguir atender.

3. Montar uma agência de comunicação

Esta é uma alternativa viável para você, já que boa parte das empresas optam por esse tipo de assessoria de imprensa.

Para que a atividade saia como planejada é imprescindível desenvolver um plano de comunicação prévio e ter um funcionário da empresa auxiliando diretamente a sua agência.

Conteúdo editorial ou mídia paga: o que a assessoria de imprensa deve desenvolver

Os dois formatos de conteúdo podem e devem ser elaborados e acompanhados pela assessoria de imprensa, mas há diferenças na proposição destes conteúdos.

Isso porque, a mídia paga envolve uma relação comercial, neste caso, o assessorado paga para que o conteúdo possa ser divulgado.

Neste caso, você é quem vai determinar, o formato, o design, a data da veiculação e o CTA ou seja, o momento em que você fala de seu produto ou assessorado.

No outro caso, você será apenas uma fonte e sua função será fornecer informações sobre determinado assunto, nesta situação, o dono da pauta é o jornalista, por isso, você só poderá colaborar, mas não intervir.

Mas, caso haja alguma informação equivocada a respeito de seu assessorado, você poderá pedir o direito de resposta e aí sim, divulgar o conteúdo de acordo com os seus parâmetros.

Qual a fórmula para fazer uma boa assessoria de imprensa?

A princípio, o essencial é que o profissional desta área tenha o hábito de ler e acompanhar todos os veículos de imprensa.

Não apenas para saber se algo a seu respeito foi veiculado, mas também para entender a linha editorial de cada um deles.

A partir deste hábito, é possível ter boas ideias de conteúdos relevantes.

Desse modo, sempre que produzir algo, vai saber exatamente qual veículo propor, por entender onde aquele conteúdo se encaixa. 

Muitas assessorias de imprensa cometem o equívoco de disparar seus conteúdos indiscriminadamente, assim, dificilmente elas vão atingir o objetivo de que o material seja veiculado.

É preciso segmentar bem o conteúdo e seus respectivos públicos, massificar a comunicação é um grande erro de uma assessoria.

A assessoria de imprensa é um instrumento importante na construção da reputação e posicionamento de uma empresa, por este motivo, precisa ser bem articulada.

Se é neste segmento que você deseja atuar, qualifique-se de forma incansável e domine todos os conceitos imprescindíveis.

 

E Assessoria de Imprensa é apenas para Artistas Famoso?

Saber se a assessoria de imprensa é apenas para famosos é uma dúvida bastante comum de quem está começando uma carreira agora. 

Não há como negar que a vida dos famosos está sempre em evidência, algo bastante natural ou não seriam famosos. 

Seja na vida profissional ou pessoal, todos os dias é possível ficar sabendo de alguma notícia das pessoas, o que garantem que eles sejam ainda mais conhecidos. 

No entanto, não há como conseguir toda essa fama, sem o auxílio de serviços qualificados de assessoria de imprensa. 

Mas será que apenas os famosos poderão ter esse serviço e se manter em destaque na mídia? 

Quem está começando agora seja como um influenciador digital ou na carreira de ator pode obter os benefícios de uma boa assessoria de imprensa?

Leia o texto abaixo para obter essas e mais informações.

 

Assessoria de Imprensa é para Artistas Famoso? Como usar esse canal de comunicação da maneira correta

Antes de tudo é importante entender o que é assessoria de imprensa e como ela funciona. 

A assessoria de imprensa é uma excelente forma de fazer comunicação, pois seu foco principal é usar os grandes canais para divulgar alguma informação. 

Por meio de ações muito bem elaboradas, ela pode levar uma pessoa a se tornar conhecida e assim obter a tão sonhada fama. 

É muito importante entender que esse é um trabalho sério, e somente profissionais comprometidos poderão oferecer resultados eficazes. 

Vivemos na era da informação e as redes sociais contribuem para o grande volume de notícias

No entanto, mesmo em meio à turbulência de informações soltas, a assessoria de imprensa tem um grande poder de direcionar e oferecer conteúdo seguro. 

Por meio desse trabalho, quem está no início de sua carreira e deseja obter maior visibilidade para a sua marca ou para o seu negócio precisa contar com esse serviço. 

Além desse público, demais profissionais e pessoas que querem seguir carreira pública  precisam contar com um serviço de comunicação. 

Sendo assim, é um grande engano acreditar que a assessoria de imprensa é apenas para artistas famosos

Se você escolher profissionais devidamente habilitados e experientes para levar o seu nome ou sua marca com certeza terá resultados surpreendes. 

Nesse contexto é muito importante entender, que as pessoas se tornaram famosas, porque tiveram acesso a uma assessoria de imprensa competente. 

Pois, seu principal papel é transmitir uma informação relevante de uma forma impactante seguindo os mais rigorosos critérios. 

Apenas por meio de um trabalho sólido e competente será possível estabelecer um bom relacionamento entre a sua marca e seu público-alvo. 

Quais profissionais habilitados para exercer a função de assessor de imprensa.

Essa é uma questão muito importante a ser respondida quando há a indagação se assessoria de imprensa é apenas para famosos

Os famosos facilmente tem acesso aos serviços de assessoria de imprensa exatamente por já estarem inseridos em um meio muito mais movimentado. 

No entanto, quem está começando agora e quer conquistar seu espaço precisa se preocupar em contratar bons prestadores de serviço. 

Os profissionais responsáveis pela assessoria de imprensa deve estar preparado para gerir crises, além de manter o nome do seu cliente em evidência. 

Por isso, a inserção de notícias nos maiores meios de comunicação  de forma frequente para valorizar  a sua marca faz parte de um serviço de assessoria de imprensa bem estruturado. 

É importante, ter em mente que quanto maior a exposição, maiores as chances de envolvimento em crises, por isso, a necessidade de bons profissionais. 

Veja abaixo o que esperar de uma boa assessoria de imprensa:

  • O tom de divulgação não tem aspecto publicitário; 
  • É preciso causar impacto com conteúdo que veicule de espontânea; 
  • Não abandona as boas estratégias de marketing;
  • Faz um bom uso das redes socais; 
  • Transmite sempre informações relevantes para o público; 
  • A matéria apresentada deve ter valor para circular de forma online e offline; 
  • As informações veiculadas devem despertar o interesse, aguçar a curiosidade e até mesmo emocionar. 

Como deixar de ser anônimo usando a Assessoria de Imprensa

Assessoria de imprensa é apenas para famosos

“Sua imprensa” é um site de divulgador de notícias online voltado para todos os tipos de públicos, incluindo artistas, empreendedores e empresários do segmento digital. 

Ele é especialmente para você que ainda pensa que assessoria de imprensa é apenas para famosos, pois lhe ajudará a ter maior visibilidade. 

Oferecemos um excelente serviço de assessoria de imprensa para artistas para que você possa divulgar sua marca e seu trabalho com total segurança. 

Seja qual for a atividade que você desenvolve, nossos serviços podem fazer com que ele seja conhecido pelo público, transformando você em autoridade. 

Essa é uma forma de se manter mais em foco e ao mesmo tempo valorizar a sua marca e vender mais. 

Nosso trabalho é bem simples.Veja como fazer tudo em passos bem simples.

  • Você selecione e escreve a notícia que você quer que veicule; 
  • Revisamos o conteúdo e pedimos a sua correção, caso haja necessidade; 
  • Ao recebermos de volta, cuidamos da parte de veiculação das informações nos maiores portais de notícia do país, 
  • Deixamos sua marca ou seu nome em evidência para que você alcance a visibilidade que tanto deseja.

Nossos planos são melhores

Para ter acesso aos nossos serviços, você só precisa acessar nosso site e escolher o melhor plano. 

Temos várias opções para que você possa escolher a que melhor lhe atende. 

Após escolher o plano, basta nos enviar a matéria desejada para que possamos começar a divulgar, seguindo os critérios de uma boa informação.  

É importante saber que esse envio será de acordo com o plano contratado, portanto, é preciso bastante atenção na hora da escolha. 

Temos planos variados para lhe atender de acordo com as suas necessidades. 

Se prepare para uma grande mudança de vida, quando a sua matéria veicular nos melhores jornais do país, 

Você vai perceber que assessoria de imprensa é apenas para famosos quando as pessoas anônimas não investem nela. 

 

Conclusão

Viu como a assessoria de imprensa é um mecanismo de grande relevância para marcas e personagens?

Sua atuação pode ser decisiva para o sucesso de um negócio, quando bem alinhada aos planos e projetos de negócio.

Por este motivo, você deve valorizar este departamento e investir para que seu negócio cresça, seja você um aspirante a assessor, ou alguém que necessita de um.

E agora que você já sabe que a informação de que assessoria de imprensa é apenas para famosos não é verdadeira, está na hora de mudar o rumo da sua vida. 

Escolha um de nossos planos e se prepare para ser conhecido e reconhecido como autoridade diante do seu público. 

Se prepare para viver esse momento de sucesso! Temos muito a compartilhar com vocês.

E veja também sobre Assessoria de Imprensa para Influenciadores

Quer receber um contato do Sua Imprensa?

Cadastre-se abaixo e se inscreva gratuitamente.

Outros Posts