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Você já ouviu falar em assessoria de comunicação?
Caso você já tenha ouvido falar, você sabe o que é a assessoria de comunicação? Tanto para empresas, quanto para pessoas com visibilidade pública, consideramos que a assessoria de comunicação seja um dos pilares mais importantes.
Tendo isso em vista, ao longo deste conteúdo, lhe explicaremos o que é essa assessoria e como ela funciona. Mas, além disso, lhe mostraremos também alguns pilares de uma boa comunicação.
Contudo, antes da gente começar, não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e com os seus amigos que também não sabem o que é uma assessoria de comunicação.
Agora, vamos lá!
Importância de ter uma boa comunicação
Antes de lhe explicarmos o que é a assessoria de comunicação, é muito importante falarmos sobre a importância de uma boa comunicação.
Começando pelo âmbito empresarial, vemos que, para uma empresa, ter uma boa comunicação é algo imprescindível.
A comunicação nada mais é do que a forma como a sua empresa se apresenta para o público. Então, quando uma empresa não tem uma boa comunicação com o público, vemos que isso acaba afetando muito a imagem do negócio.
Tanto para empresas de setores mais públicos, quanto aquelas mais nichadas, vemos que a comunicação é algo que faz total diferença.
Imagine que, se a sua empresa não tem uma boa comunicação, muitas vezes ela pode ficar com uma imagem negativa no mercado.
Essa imagem negativa afetará diretamente a forma como as pessoas veem o seu negócio. Muitas vezes, no ramo empresarial, o ‘nome’ ou a ‘imagem’ do seu negócio acaba atraindo mais clientes de forma orgânica.
Agora, uma empresa com uma má comunicação fará o efeito inverso – ela afastará os clientes.
Dessa forma, é importantíssimo que você tenha em mente que, para se consolidar no mercado e atrair mais clientes, é fundamental que a sua empresa tenha uma boa comunicação.
O que é uma assessoria de comunicação?
No dia a dia, muitas vezes vemos empresas confundindo a assessoria de comunicação com a assessoria de imprensa.
Mesmo atuando em segmentos parecidos e, em muitos casos, cooperando entre si, vemos que elas exercem papéis distintos.
No caso da assessoria de comunicação, vemos que o grande trabalho está na construção e modulação da forma em que uma empresa se comunica.
Assim como mencionaremos mais para frente, a comunicação serve tanto de forma externa, quanto de modo interno.
Isso significa que a construção de uma comunicação assertiva para uma empresa servirá tanto para ela se comunicar com os seus clientes (externo), quanto com os seus colaboradores (interno).
Seja para negócios ou para qualquer outra área, vemos que é muito importante ter uma comunicação bem alinhada.
A comunicação é a alma de qualquer empresa. Imagine que, fazendo um simples exemplo, uma pessoa não consegue se comunicar. Se uma pessoa não consegue se comunicar, dificilmente alguém entenderá o que ela quer.
O mesmo acontece com as empresas. Se a sua empresa não tem uma boa comunicação com os colaboradores, ela acaba não conseguindo passar para os colaboradores o que ela verdadeiramente quer.
Sendo assim, focar na boa comunicação é algo imprescindível.
O que é a comunicação no mundo empresarial?
Quando falamos que é importante a sua empresa ter uma boa comunicação, muitas pessoas acabam perguntando: “mas o que significa isso?”
Bom, a comunicação é algo que tem várias vertentes. Quando falamos que a sua empresa deve ter uma boa comunicação, estamos nos referindo a saber se comunicar bem com a imprensa, com os clientes e com o público em geral.
Falando em imprensa, na nossa concepção, para todos os negócios, ter uma assessoria de imprensa é algo que faz muita diferença. Assim como mencionamos antes, a forma como a sua empresa se posiciona pode contribuir muito para o crescimento orgânico dela.
Para isso, ter uma assessoria de comunicação e uma assessoria de imprensa pode ajudar bastante. Dessa forma, a assessoria de comunicação ditará a comunicação que a sua empresa deve ter com a imprensa e com o público geral.
Já que falamos em assessoria de imprensa, achamos importante ressaltar que, se o seu negócio não está com uma boa assessoria de imprensa, você está dando espaço para os seus concorrentes. Isso mesmo, você está ajudando a sua concorrência.
Hoje em dia, aquele que mais sabe se posicionar bem e que mais tem espaço na imprensa é o que mais faz marketing e mais tem visibilidade do público – logo, é o que mais cresce.
Portanto, se você ainda não tem uma boa assessoria de imprensa, recomendamos fortemente que você entre em contato conosco:
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Nesse caso, a comunicação é a forma como a sua empresa se posiciona e se comporta. É exatamente nesse ponto que muitas empresas e pessoas públicas acabam pecando.
Erro grave que pessoas e empresas cometem
Existem muitos casos em que vemos grandes empresas e pessoas públicas se complicando e perdendo espaço no mercado porque não sabem se comunicar bem. Isso é um erro grave que eles cometem.
Além disso, não saber se posicionar no mercado é um outro erro de comunicação que faz com que uma empresa perca dinheiro.
Imagine que, no momento em que uma empresa não sabe se comunicar e se posicionar, o concorrente dela acaba tendo uma vantagem competitiva. Nesse cenário específico, aquele que mais sabe se vender, acaba ganhando espaço no mercado – tudo por causa da comunicação.
Por isso, podemos perceber o quão a comunicação é importante em um negócio.
Entendendo que a má comunicação é um erro drástico e que fará com que o seu negócio ‘deixe dinheiro para os concorrentes’, iremos te mostrar agora quatro pilares fundamentais para uma boa comunicação.
Juntando esses pilares com o bom auxílio de uma assessoria de comunicação, nós temos certeza que a sua empresa crescerá mais e que gerará mais resultados.
Pilares de uma boa comunicação
Transparência
Principalmente para negócios mais voltados para o público em geral, nesse caso, que não atuam em mercados tão nichados, vemos que a transparência é algo que agrega muito à comunicação.
Dessa forma, vamos imaginar que, tanto para pontos positivos, quanto para pontos negativos, a sua empresa comunica os clientes do que vem acontecendo no negócio
Isso faz com que, além dos consumidores entenderem mais sobre o que está acontecendo na empresa, eles acabam vendo que a sua empresa é transparente e que os valoriza.
A comunicação, de modo geral, é algo na qual devemos agradar aqueles que estão recebendo a mensagem. Obviamente, em determinados cenários, isso não será possível.
Mas, sempre que você for comunicar algo para um cliente ou para investidores, por exemplo, você sempre tem que imaginar como a sua comunicação pode ser a mais assertiva possível e como você poderá atingir os interesses deles.
Para contextualizar mais, vamos imaginar o seguinte cenário:
Imagine que a sua empresa está abrindo uma nova unidade para atender ainda mais clientes – é claro que isso é só um exemplo. Será que isso é algo importante a ser comunicado?
Pois bem, se essa notícia agradará os seus clientes ou potenciais consumidores, sim, é algo que deve ser compartilhado.
Agora, se isso não é relevante para os seus clientes ou se não os agradará, não vale a pena comunicar.
Planejamento
Uma outra questão importantíssima para uma boa comunicação é o planejamento. É por isso que você deve contratar uma assessoria de comunicação.
Como presidente ou gestor, dificilmente você terá tempo para planejar e estudar mais sobre a comunicação da sua empresa.
Além de ser uma questão complexa e que envolve muito estudo, vemos que muitas vezes vale mais a pena você terceirizar essa função para uma assessoria especializada, do que cuidar disso pessoalmente.
Muitas áreas como imprensa, marketing e comunicação valem mais a pena você contratar uma equipe especializada do que cuidar pessoalmente.
Mas, além da questão do planejamento, vemos também que é importantíssimo você olhar para a parte do timing:
Timing
Comunicação é timing.
Quando falamos em timing, estamos nos referindo ao momento certo. Desse modo, é muito importante que você entenda que, para se comunicar bem, você deve estar sempre atento ao momento certo para compartilhar uma notícia, dar uma informação ou passar algo para os seus clientes ou colaboradores.
Por sinal, vemos que muitas pessoas acham que a comunicação empresarial é apenas para se comunicar bem com os clientes – quando na verdade é algo que agregará tanto na sua comunicação com os clientes, quanto na comunicação com os colaboradores.
Entre os gestores, vemos que uma das principais dificuldades é manter uma boa comunicação com os colaboradores. Isso porque, em muitos casos, os líderes não sabem unir bem esses pilares que estamos falando aqui.
Por isso, entenda que, contratando uma assessoria de comunicação, você conseguirá melhorar tanto a sua comunicação com os seus colaboradores, quanto com os seus clientes e possíveis clientes.
Conteúdo
Como último ponto, para ter uma boa comunicação, é imprescindível atentar-se ao conteúdo do que está sendo comunicado.
Podemos entender que a comunicação é uma junção de todos esses pilares que estamos destacando aqui.
Então, ao contratar uma assessoria de comunicação, por exemplo, você conseguirá ter um direcionamento do planejamento da comunicação da sua empresa, do momento certo em que ela deverá se comunicar e do conteúdo a ser compartilhado.
Tudo é algo que deve ser pensado e estudado. Quando não há um bom planejamento nesses critérios, vemos que a comunicação acaba não acontecendo da melhor forma.
Portanto, principalmente no âmbito empresarial, onde a comunicação da empresa acaba tendo um peso maior, vemos que é importantíssimo atentar-se ao conteúdo do que vem sendo comunicado.
Em meio a isso, achamos importantíssimo ressaltar que, de nada adiantará a sua empresa ter uma boa comunicação, mas não conseguir passar essa mensagem para as pessoas certas. É aí que entra o trabalho da assessoria de imprensa.
A assessoria de imprensa ajudará o seu negócio a estar nos principais canais de imprensa, onde, assim, vocês poderão compartilhar aquilo que agregará para o negócio.
Toda a linha de comunicação de uma empresa necessita de um bom trabalho de imprensa. Por isso, novamente, se você ainda não tem uma assessoria de imprensa, entre em contato conosco:
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Como melhorar a comunicação da sua empresa?
Se aproximando do final deste nosso conteúdo, vamos dar agora algumas dicas simples para melhorar a comunicação da sua empresa.
Princípios e Valores claros
A primeira coisa que uma empresa tem que ter para ter uma boa comunicação é a noção clara de princípios e valores.
Assim como as pessoas, as empresas devem ter uma noção dos princípios e valores que organizam e que sustentam o negócio.
Então, imagine que a sua empresa não tem princípios e valores a serem seguidos. Pois bem, isso mostra que o seu negócio não tem cultura.
No mundo empresarial, cultura é o nome dado para a ‘energia’ que rege a sua empresa. Para você entender melhor, vamos imaginar que a sua empresa valoriza esforço, mérito e comprometimento.
Pois bem, esses 3 atributos formam a cultura da sua empresa. Eles são os princípios e valores do seu negócio.
Tendo esses princípios em mente, você consegue comunicar eles para o seu time (colaboradores) e fazer com que eles sigam aquilo.
Como líder, você tem que entender que, quando não comunicamos algo para o nosso colaborador, não podemos exigir algo dele.
Então, se você não colocou o esforço como um atributo da cultura da sua empresa, você não pode exigir que os seus colaboradores se esforcem.
Portanto, tenha em mente os princípios e valores que regem o seu negócio – eles ajudarão muito na comunicação.
Organização
Somado a isso, vem a questão da organização. Não adianta nada você ter uma assessoria de comunicação, mas não contar com uma boa assessoria de imprensa.
Como já falamos várias outras vezes aqui em nosso conteúdo, é muito importante que a assessoria de comunicação e imprensa andem juntas, pois é aí que você realmente terá bons resultados.
É claro que, para uma empresa que ainda está no começo e ainda não tem condição para bancar essas duas assessorias, é possível começar com apenas uma delas.
Mas, no médio e longo prazo, é indiscutível que as duas combinarão muito bem e que trarão excelentes resultados.
Sendo assim, não se importe em começar com uma única assessoria, mas no longo prazo, tente ter duas.
Equipe
Como segundo ponto, achamos importantíssimo que você tenha uma boa equipe cuidando tanto da sua assessoria de imprensa, quanto da assessoria de comunicação.
Não adianta nada contratar uma equipe barata para cuidar da sua assessoria, mas sem qualidade. Isso só fará com que o seu negócio tenha uma má comunicação. Não adianta.
Por isso, é muito importante que você analise bem a empresa que está contratando, afinal, eles cuidarão do seu negócio.
Dessa forma, tratando especialmente de assessoria de imprensa, aqui no Sua Imprensa fazemos o trabalho de assessoria para várias empresas. Se você está começando agora a valorizar mais a comunicação do seu negócio, entre em contato conosco – temos certeza que a nossa equipe poderá lhe ajudar muito.
Vale a pena contratar uma assessoria de comunicação?
Como último ponto: será que realmente compensa contratar uma assessoria de comunicação?
Bom, isso é algo que só você poderá dizer, mas que, na nossa opinião, sim, vale muito a pena.
Como já falamos diversas vezes ao longo deste conteúdo, uma assessoria de comunicação ajudará para que o seu negócio tenha mais visibilidade.
Sendo assim, acreditamos ser um ótimo investimento.
Bom, por hoje ficamos por aqui.
Antes de finalizarmos, confira também nossos últimos conteúdos: