Assessoria de Imprensa o que é: Descubra como fazer em 2022 ☑

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Assessoria de imprensa é uma estratégia que busca oferecer e criar uma boa relação de uma marca, empresa ou pessoa, diante do mercado, por meio de divulgação espontânea. Sendo assim, separamos algumas informações sobre este assunto, para você que deseja ver os benefícios da assessoria de imprensa e aumentar sua visibilidade e não sabe como.

Descubra neste artigo o que é, como fazer e quais as principais estratégias em 2022 para gerar maiores resultados.

O que é assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa é um trabalho que possui como principal objetivo oferecer e gerar visibilidade para uma empresa ou marca. Podendo ser em diversos portais e meios de comunicação, como televisão, jornais, internet e muito mais. 

Você sabia que manter uma boa imagem por meio dos veículos de comunicação é uma forma de conquistar a confiança dos seus clientes? Pois é, assim acaba se tornando algo essencial para quem deseja ocupar uma boa posição no seu mercado de atuação.

O principal trabalho da assessoria de imprensa é tornar uma marca, empresa ou pessoa completamente atrativa, de acordo com os olhos dos veículos de comunicação. Ou seja, transformar uma pessoa em notícia.

Quando uma empresa ganha destaque na imprensa, ela acaba gerando a mídia espontânea, ou seja, aquela divulgação que acontece sem custos.

Mas para que tudo isso aconteça, é importante que o assessor faça um bom trabalho e realize algumas estratégias para que o seu cliente se torne cada vez mais visível no mercado.

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Quando surgiu a assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa teve o primeiro registro oficial, no século 20. O primeiro relato ocorreu em 1906, quando Ivy Ledbetter, um jornalista americano decide informar dados sobre uma determinada organização para a imprensa. A partir deste momento, a assessoria veio ganhando destaque no mercado.

Atualmente, este é um trabalho completamente essencial, principalmente em um mundo tecnológico e completo de informações a todos os momentos.

Tipos de assessoria?

Quando falamos em assessoria, é importante ressaltar que não existe apenas um tipo. Mas sim diversos tipos que se classificam por meio de estratégias e muito mais. Veja a seguir quais são os tipos de serviços que você pode encontrar:

1. Assessoria proativa

Este tipo de assessoria acontece quando a empresa que oferece os serviços, buscam espaço para seus clientes em veículos de comunicação. Ou seja, quando falamos em estratégia proativa, é a oportunidade na imprensa. Por meio desta estratégia é possível planejar diversas estratégicas. O principal objetivo é fazer com que o público conheça os principais aspectos positivos de uma determinada marca. Esta estratégia gera diversos benefícios na Assessoria de imprensa para as marcas. Entre estes, podemos mencionar:

  • Maior conhecimento da marca no mercado de atuação e entre diversos públicos;
  • Grande exposição da empresa;
  • Aprimorar a reputação da marca;
  • Tem um melhor controle da narrativa.

Sendo assim, é uma ótima opção para a empresa que precisa se posicionar diante do mercado.

2. Assessoria Reativa

A estratégia reativa é o controle de danos, ou seja, apagar incêndio, quando observamos uma empresa em momento de crise. Desse modo, quando um cliente se encontra em um ambiente com uma publicidade negativa conta a sua marca. A opção de consultoria restritiva trabalha com o objetivo de gerenciar esta situação de forma efetiva. O principal objetivo é acabar com esta crise de forma que não prejudique ainda mais a situação e marca do negócio diante do mercado.

3. Assessoria interna

A assessoria interna é uma imagem formada dentro da empresa. O principal intuito é fazer a estruturação de ações que buscam ressaltar pontos fortes e as metas da marca. Este trabalho também ajuda na solução de crises, pronunciamento diante das mídias. Não só, como também na orientação dos porta-vozes durante o processo de entrevistas para a imprensa e muito mais.

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4. Assessoria externo

Esta contratação geralmente acontece por empresas que não possuem um departamento de comunicação dentro da própria empresa. Desse modo, buscam algumas ações pontuais, como eventos, divulgação de um produto em específico e muito mais. Sendo assim, a assessoria externa é um trabalho de comunicação feito em ambiente externo. Ou seja, uma forma de comunicar a sociedade sobre a empresa, seus produtos, serviços ou até mesmo alguma novidade no mercado.

5. Assessoria mista

Este é muito comum ser buscado por empresas que já possuem algum departamento de comunicação ou não. Mas mesmo assim, buscam ações de comunicação de forma mais abrangente. Busca lidar com a distribuição de conteúdos e relacionamento com os veículos de comunicação. Sendo assim, são estratégias mais bem elaboradas e principalmente efetivas.

6. Assessoria sazonal

Este serve para empresas que não possuem um departamento de comunicação e também não conta com o trabalho de assessoria com frequência. Mas em alguns eventos, ou situações sazonais, busca este tipo de serviços para divulgação. Este tipo de contratação é procurado por ter um baixo custo. Mas sabemos que nem sempre os resultados são efetivos. Afinal, uma boa estratégia de comunicação para aquela empresa que busca se posicionar no mercado precisa de tempo. Ou seja, não deve ser feita apenas em momentos de divulgação de um produto ou serviço.

Quais são as funções da assessoria?

A principal função da assessoria de imprensa é oferecer informações relevantes para o público alvo que faz parte do veículo de comunicação que o seu cliente precisa ser divulgado.

Sendo assim, é importante que a assessoria faça:

  • Press-Release;
  • Defina o assunto;
  • Produza uma boa pauta;
  • Faça o acompanhamento de entrevistas do seu cliente;
  • Tenha bom relacionamento com a imprensa;
  • Apoio dos critérios de noticiabilidade;
  • Criar relações confiáveis e sérias com os meios de comunicação;
  • Fazer o planejamento de situações para divulgar o seu assessorado ;
  • Deixar o cliente capacitado para saber lidar com a imprensa, para oferecer uma imagem totalmente positiva.

Este é um trabalho que envolve totalmente o relacionamento com a imprensa. Sendo assim, é importante que o assessor passe os dados do seu cliente de uma forma mais interessante para os jornalistas.

Marketing de conteúdo e assessoria devem caminhar lado a lado!

Esta é uma estratégia que deve ser usada em 2022. Muitas pessoas não entendem ou até mesmo querem separar o marketing de conteúdo dos serviços da assessoria de imprensa. Mas na verdade, estas são atividades que devem andar juntas, para poder oferecer maior benefícios na assessoria de imprensa para gerar resultado aos assessorados.

Com uma grande alta na tecnologia passou a ser completamente importante que uma empresa ou pessoa tenha um bom desenvolvimento e alcance na internet, para que seja notado por clientes e também a mídia espontânea. 

Sendo assim, o marketing de conteúdo, inbound marketing e comprar backlinks para SEO se tornaram fatores e estratégias essenciais para o trabalho de uma assessoria de imprensa. Não só, como também nas redes sociais, afinal uma reputação começa na internet, pois é o meio que propaga notícias e informações rapidamente.

Desse modo, é essencial que o assessor também explore este meio de comunicação e utilize estratégias para que seu cliente tenha bons alcances na internet.

O marketing de conteúdo pode ajudar na assessoria, com:

  • Criação e planejamento de temas de campanhas, para que seja divulgado tanto nas redes da empresa, como blog, rede sociais e muito mais, juntamente com os veículos de imprensa;
  • Criar conteúdos especializados e que podem ser reutilizados em diversos momentos;
  • Manter a comunicação completamente alinhada;
  • Aumentar a visibilidade do assessorado na internet.

3 Tendências de comunicação que farão sucesso em 2022

3 Tendências de comunicação que farão sucesso

Sabemos que se manter atualizado e de acordo com o mercado é completamente importante. Quando falamos em assessoria de imprensa, a principal ferramenta é comunicação e deve estar atualizada de acordo com a “era” em que estamos vivendo. 

Sendo assim, separamos 3 tendências de comunicação para o ano de 2022 que serão essenciais para o processo de divulgação de assessorados. 

1- Informação confiável 

Em um mundo de tecnologias, em que as notícias acontecem de forma rápida, é importante manter a confiabilidade das informações. 

Sendo assim, passar informações corretas para a assessoria de imprensa é completamente importante para que você possa manter a imagem do seu assessorado de uma forma mais eficiente e alavancar sua visibilidade de forma positiva.

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2- Comunicação de multicanal

Você sabia que ter uma comunicação multicanal é completamente importante para o ano de 2022? Afinal, as pessoas atualmente estão ligadas em diversos canais, como por exemplo, internet, redes sociais, notícias digitais, sites e muito mais. 

Desse modo, é importante manter uma comunicação multicanal para atender um grupo de pessoas de forma mais ampla.

3- Digitalização da comunicação

Sabemos que a comunicação digital está em alta, mas por conta das circunstâncias que estão acontecendo no mundo, se torna ainda maior a necessidade de propagar e oferecer uma comunicação ainda mais digitalizada, ou seja, por meio da internet.

Contrate uma assessoria de imprensa e torne a sua empresa conhecida no mercado!

Torne sua empresa conhecida com assessoria de imprensa

Mesmo com o grande avanço das tecnologias, o trabalho da assessoria de imprensa ainda é completamente essencial. Sem contar que o assessor é um profissional adequado para guiar a sua fama e reconhecimento no mercado.

Sendo assim, não espere por uma “mágica”, contrate uma assessoria de imprensa e tenha a sua empresa reconhecida no mercado. Afinal, são por meio deles que você pode ter a sua empresa reconhecida no mercado e assim ter maiores lucros.

Benefícios da assessoria de imprensa

Contratar uma assessoria de imprensa pode oferecer diversos benefícios para a sua empresa. Sendo assim, separamos os principais benefícios que estes serviços podem oferecer para a sua marca.

  1. Maior exposição na mídia: Diversas empresas nem sempre estão na mídia. Mas sabemos que quanto mais uma organização mostra os benefícios e aparece na mídia, mais reconhecida ela se torna. Desse modo, ao contar com assessoria a sua marca alcança novos públicos.
  2. Ajuda na reputação da marca: Quando você passa a estar com a sua marca mostrando os benefícios e presente na mídia e com uma imagem positiva. Certamente, o seu negócio passa a ter uma boa reputação no mercado em que atua.
  3. Ideias e gestão de crise: Sabemos que toda empresa pode ter momentos de crise. Mas nem sempre os profissionais ou donos sabem como atuar de forma eficiente neste momento. Desse modo, ao contratar assessoria, a sua marca passa a ter um bom posicionamento e ações em momentos de crise.

Perguntas frequentes

Qual é o objetivo de uma assessoria de imprensa?

O principal objetivo da assessoria de imprensa é oferecer um relacionamento de uma empresa com a mídia gerando grandes benefícios. Sendo assim, serve como ponte entre a empresa e os canais de comunicação.

O que significa um assessor de imprensa?

Assessor de imprensa é um profissional que tem como objetivo principal abastecer e informar os meios de comunicação com informações relevantes, benefícios e curiosidades sobre o seu assessorado.

Qual o valor da assessoria de imprensa?

O valor da assessoria de imprensa pode variar de acordo com o tamanho da empresa. Desse modo, o valor pode ser de R$ 1.500 até R$ 20.000 dependendo do porte da empresa assessorada e entre outros fatores que também são levados em conta no momento do orçamento.

Não sabe onde encontrar uma assessoria de imprensa?

A Sua Imprensa é uma empresa especializada em fazer assessoria de imprensa. A mesma oferece todo o suporte que você precisa para ser reconhecido no mercado que atua. 

Toda a estratégia que a Sua Imprensa oferece está totalmente de acordo com as inovações tecnológicas de comunicação que o mundo vem exigindo em 2022. Além disso, oferece diversos planos, para que você tenha uma estratégia alinhada de acordo com a sua necessidade e condição no momento.

Sua Imprensa oferece a você a visibilidade que precisa para alavancar seus negócios e carreira, gerando:

  • Credibilidade para a sua marca;
  • Divulgação de notícias online; 
  • Autoridade imediata do seu negócio;

Ainda está com dúvida? No nosso site você pode encontrar diversos depoimentos de nossos clientes que alcançaram o sucesso desejado e hoje aproveitam da autoridade que possuem para ter uma boa lucratividade.

Está esperando o que para sair na frente dos seus concorrentes e ter grande ocupação no mercado em que atua? Conheça os serviços que a Sua Imprensa oferece e venha aproveitar cada oportunidade!

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