O que é uma pauta? Veja como criar!

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O que é uma pauta? Todo profissional tem um guia que orienta o seu trabalho. O arquiteto, por exemplo, tem a planta do imóvel, o piloto tem um plano de vôo e todo jornalista tem uma pauta. Sendo assim, veja mais sobre este guia que orienta os profissionais da área de comunicação.

A pauta jornalística serve como ponto de partida para uma reportagem. Além disso, a produção de um conteúdo de qualidade depende totalmente de uma pauta bem elaborada.

Uma boa pauta deve conter instruções que orientem o jornalista na sua tarefa, especificando detalhes relativos à abordagem que deve seguir para fazer a reportagem. Sendo assim, é ela que orienta o trabalho do repórter. Ou seja, informando sobre o que vai ser falado, com quem, onde, que tom terá essa abordagem e quais serão as fontes.

Mas a pauta não é usada apenas para jornais e portais de notícias. É cada vez mais comum indivíduos criarem pautas para produzir conteúdo para blogs, canais do Youtube, postagens em mídias sociais e podcasts. Além disso, uma boa pauta ajuda você a organizar seus pensamentos, determinar o que deseja transmitir e criar um fluxo para sua narração.

Sendo assim, veja mais informações sobre o que é uma pauta, como fazer e o que deve ter para estas pessoas da área de comunicação possam fazer um bom trabalho.

 

O que é o significado de pauta?

Segundo o dicionário,  o significado de pauta é “uma enumeração minuciosa de ideias”, “roteiro que contém os assuntos mais importantes a serem incluídos na edição de um jornal, de uma revista, de um programa de rádio ou de televisão”. Mas uma pauta é muito mais do que isso. Ela é a alma de qualquer produção informativa.

 

O que é uma pauta e como fazer?

Afinal, o que é uma pauta? O fator número um no desenvolvimento de uma pauta de sucesso é a organização. Quanto mais organizado você for, mais fácil será gerenciar e criar uma pauta sólida.

Antes de escrever uma pauta você precisa saber o que torna um acontecimento digno de notícia e que tipo de histórias você vai relatar.  

De modo geral a pauta costuma ser decidida em uma reunião em que todos os envolvidos na produção daquele conteúdo sugerem temas e analisam as notícias da semana.  A reunião de pauta é o momento mais importante da produção de conteúdo jornalístico.

O ponto de partida para uma boa pauta é a relevância do assunto para sua audiência. Um acidente de carro pode ser relevante para os moradores de um bairro mas não para uma cidade inteira. Além disso, o modelo de pauta difere conforme o meio para qual o conteúdo será produzido. 

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Sendo assim, uma pauta para televisão deve incluir detalhes sobre o que se espera em termos de vídeo, para o jornal deve conter instruções sobre como obter as melhores fotos. Já para o rádio ou podcast deve ter um detalhamento de quais áudios devem ser captados.   


O que incluir na pauta?

Agora que você já sabe o que é uma pauta, saiba o que deve ter neste material. Para manter seu público interessado, você deve contar uma história.

Quando você escreve uma pauta, você deve saber o que incluir e o que cobrir na história para torná-la interessante para o seu público. Uma boa dica é seguir a teoria dos 5Ws (ou as cinco perguntas básicas do jornalismo):

  1. Quem: Sobre quem é a história? Quem é afetado? Alguém vai se beneficiar? Quem perde?
  2. O quê: O que aconteceu? Quais são as consequências? O que isso significa para o leitor?
  3. Onde: Onde isso está acontecendo (edifício, bairro, rua, cidade, país)?
  1. Quando: Quando aconteceu (hora, dia, mês, ano)? Quando foi a última atualização? Você pode esperar mais informações? Quando os efeitos serão sentidos?
  1. Por que: Por que esse evento aconteceu? Por que isso é importante? Os leitores devem se importar?

Não se apresse em responder todas as perguntas no primeiro minuto ou parágrafo. Defina qual estratégia de narrativa funciona melhor para você.

 

Como se faz uma pauta?

O que é uma pauta?
Fonte: Imagem/Reprodução: Canva

Para tornar sua história interessante para sua audiência, certifique-se de se concentrar nos seguintes aspectos:

  • Pontualidade:

A pontualidade de um tema é muito importante. Algo que é relevante hoje pode não ser amanhã, então tenha em mente o contexto temporal na hora de decidir sobre o que comunicar.

  • Proximidade:

A proximidade também é muito importante, pois interfere na importância que seu público vai dar à sua história. Se o que você está narrando parece distante da realidade que eles conhecem, provavelmente terão menos interesse.

  • Impacto ou Consequência:

Pense no impacto ou consequência do que você irá relatar e como isso afetará as pessoas.

  • Interesses do público:

Antes de escrever uma pauta, pense se as pessoas vão se interessar por ela. Sendo assim, escreva sobre o que seu público está interessado e o que eles querem ouvir.

  • Importância:

Avalie a importância de um assunto analisando quem são os envolvidos e qual o impacto que o assunto que você está abordando tem para sua audiência.

Dicas importantes na hora de criar 

Escreva uma pauta e tente mantê-la o mais simples possível.  Pois os espectadores precisam sentir que suas histórias são direcionadas a eles, caso contrário, eles se afastarão. Sendo assim, ao escrever, é uma boa ideia fingir que alguém está sentado à sua frente. 

Números costumam ser difíceis de absorver, especialmente se houver muitos deles. Desse modo, tente abordar um assunto focando apenas nos números que são fundamentais para o tema.

Além disso, sempre leia sua pauta em voz alta para que você possa julgar se o público será capaz de entender o que você deseja transmitir.

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O que é pauta de conteúdo e como ela afeta sua empresa?


O que é uma pauta de conteúdo? A pauta de conteúdo é o direcionamento pelo qual você gostaria que certo tema fosse abordado. Uma mesma história pode ser contada de diversos modos diferentes.

A pauta de conteúdo é fundamental para a comunicação da sua empresa. Pois como já foi explicado, apenas números e fatos não são suficientes para criar uma história interessante e chamar a atenção da mídia.

Desse modo, a regra mais importante para a criação de uma pauta de conteúdo para sua empresa é de que a pauta não te procura, você que cria uma boa pauta.

Escrevendo material para imprensa, veja algumas dicas

Escrever uma pauta para informar a imprensa sobre acontecimentos de sua empresa não é diferente de qualquer outro tipo de pauta.

Sendo assim, você precisa escolher o conteúdo da sua comunicação, para quem você vai estar comunicando e mais importante, você ainda precisa se lembrar de tentar estabelecer uma conexão humana com quem você está escrevendo.

Portanto, um fator-chave para que seu comunicado de imprensa seja escolhido pela mídia é justamente a escolha do público alvo dentro dos meios de comunicação. Ou seja, pessoas interessadas em escrever sobre seu tipo de produto.

Outro fator chave na hora de escrever uma pauta de conteúdo voltada para a imprensa é lembrar que os repórteres recebem dezenas, senão centenas, de releases todos os dias, então invista tempo para que sua comunicação se destaque das demais.

Além disso, se você quer que seu comunicado de imprensa seja interessante, você tem que dar aos leitores uma razão para se importarem. Os repórteres não têm tempo para vasculhar todos os detalhes e informações sobre sua empresa e filtrar o que vale a pena. Sendo assim, uma boa pauta de conteúdo já faz essa filtragem e entrega para a mídia exatamente o que eles precisam saber para criar boas histórias.

Uma boa pauta de conteúdo voltada para a divulgação da sua marca ou produto também deve conter palavras chave que melhorem o rankeamento das matérias sobre sua empresa nos mecanismos de busca.

 

Criar uma boa pauta é essencial!

Tenha sempre em mente que embora o momento de criação de uma pauta pareça ser a parte mais simples da criação de conteúdo, ele é a mais importante. Mais vale investir um tempo a mais na criação de um bom material, do que perder dias de trabalho com uma comunicação falha.

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