Prova social √© importante? Veja os principais estudos sobre import√Ęncia e benef√≠cios

Prova social parece ser um fator t√£o simples, por este fato diversas pessoas acham que n√£o vale a pena investir para alavancar seus neg√≥cios. N√£o s√≥, como tamb√©m n√£o sabe sobre os benef√≠cios que esta modalidade de marketing pode oferecer. Mas e voc√™ sabe da import√Ęncia desta t√©cnica?¬†

Afinal, o que √© uma prova social? Qual a import√Ęncia da sua utiliza√ß√£o? Como pode ajudar no seu neg√≥cio? As redes sociais podem ajudar no processo de provas sociais?¬†

Pois √©, a utiliza√ß√£o desta t√©cnica pode ser um ponto principal para favorecer o sucesso do seu neg√≥cio ou fracasso. Pensando nestes fatores, veja as principais informa√ß√Ķes para que voc√™ possa utilizar a prova social de forma eficiente e adquirir bons resultados.¬†

Prova social o que é?

A prova social √© uma t√©cnica e metodologia presente dentro do marketing. Muitas pessoas n√£o fazem ideia de sua import√Ęncia, mas podemos ver alguns fatores que n√≥s fazemos ao adquirir um produto e est√° totalmente ligado a esta t√©cnica.¬†

Um exemplo deste comportamento é quando vamos ao supermercado, comprar um pacote de arroz. Sendo assim, ao escolher qual a marca iremos levar, não ficamos presos ao valor, a utilidade que aquele produto possui, mas sim o que as outras pessoas falam ou pensam sobre aquele produto ou marca. 

Ou seja, se um produto é muito famoso e campeão no processo de vendas, segundo nossa cabeça é um bom produto. Mesmo que não seja e muitas pessoas sabem disso, mas é assim que funciona o nosso subconsciente. 

Assim, neste momento entra a import√Ęncia de provas sociais, que s√£o elementos que possuem como finalidade mostrar a aceita√ß√£o de uma empresa no mercado em que atua, perante a opini√£o das pessoas e dos consumidores.¬†

Sendo assim, o que pode ser incluso neste momento é: 

  • O n√ļmero de visitantes no site, o que aumenta o reconhecimento da marca e consequentemente sua autoridade.¬†
  • N√ļmero de seguidores nas redes sociais¬†
  • Avalia√ß√Ķes sobre a empresa em sites, como por exemplo: Reclame aqui¬†
  • Feedbacks e coment√°rios dos usu√°rios sobre os produtos ou servi√ßos da empresa¬†

Origem das provas sociais

A primeira utilização deste termo foi usada por Robert Cialdini, o mesmo é professor de psicologia e marketing. A partir deste momento passou a ser aplicada em diversos negócios.

Ademais, segundo o livro ‚ÄúThe Psychology of Persuasion‚ÄĚ em portugu√™s recebe o nome de As armas da persuas√£o, afirma que as pessoas costumam copiar a√ß√Ķes de outras. Ou seja, com a finalidade de se afirmarem em determinadas ocasi√Ķes.¬†

Assim, a teoria presente neste livro, afirma que em determinadas situa√ß√Ķes que o ser humano n√£o consegue determinar individualmente a forma apropriada de se comportar, utiliza a ideia de outras pessoas que possuem maior conhecimento e especialidade para decidir o que fazer nesta situa√ß√£o.¬†

Prova Social Estudo de Muzafer Sherif

Outra grande pesquisa que afirma a veracidade sobre esta ferramenta de marketing, é um estudo realizado no ano de 1935, por Muzafer Sherif, um psicólogo que fez experimento de um grupo de pessoas dentro de uma sala de forma individual.  

Em outro momento, fez a mesma atividade com todas as pessoas dentro de uma mesma sala e pediu para que todos falassem em voz alta sobre a sua opinião. 

Assim, o psic√≥logo identificou que houve muitas contradi√ß√Ķes entre as pessoas, pois decidiram seguir a opini√£o das outras pessoas que estavam ali presentes.¬†¬†

Ainda, foi realizado um terceiro experimento e as pessoas mantiveram suas opini√Ķes que adquiriram na gincana que em grupo.¬†

Sendo assim, √© poss√≠vel observar que quando algumas pessoas exp√Ķem suas opini√Ķes, aquelas que possuem d√ļvidas ou n√£o sabem, decidem seguir aquelas que se manifestam primeiramente, mesmo que n√£o estejam certas.¬†

Desse modo, a prova social possui a finalidade de ajudar as pessoas tomarem suas decis√Ķes mais r√°pidas, quando se encontram em determinadas situa√ß√Ķes que n√£o sabem qual a√ß√£o devem tomar.¬†

Um exemplo para maior entendimento deste termo é quando você está indo para um casamento, por exemplo, você não sabe onde é o local do evento.  

Mas, encontra diversas pessoas com trajes como se fossem para um casamento, mulheres de vestidos com a cor escolhida pela noiva e entre outros fatores. Então, você decide segui-los, pois deduz que os mesmos sabem o local exato do evento. 

Desse modo, você está fazendo a utilização da prova social, para tomar uma determinada decisão, que é seguir as pessoas para chegar até o local do casamento. 

Qual a import√Ęncia do uso de provas sociais para os neg√≥cios?

O uso desta técnica ajuda para que o seu negócio passe a ter uma identidade perante a sociedade, sobre os produtos ou serviços oferecidos. Pois, sempre quando pensam em uma marca, buscam associar a uma identidade que foi criada durante os anos. 

E para criar tal identidade você precisa de utilizar estratégias de marketing que ajudam aumentar e facilitar este processo de forma positiva. 

Al√©m disso, esta modalidade ajuda no aumento das taxas de convers√Ķes. Logo, o seu neg√≥cio aumenta a autoridade no segmento em que atua, adquire maior aceita√ß√£o, passa mais transpar√™ncia aos seus consumidores e o melhor, adquire maiores convers√Ķes, como afirmado anteriormente.¬†

Ademais, a marca passa a se tornar referência no ramo em que atua e consequentemente o crescimento do nome da empresa aparece. No qual, transforma-se no sucesso que é o resultado de todos os fatores obtidos a partir de um pequeno gesto que é a prova social.  

Ou seja, uma modalidade que muitas vezes é esquecida por muitos empreendedores pode mudar o rumo dos lucros de uma instituição de forma totalmente positiva. 

Sendo assim, é uma técnica que vale a pena investir e oferecer maior atenção.

Quais as aplica√ß√Ķes da prova social no marketing?

Oferecer um produto de alta qualidade para os seus consumidores é importante para o bom desenvolvimento do seu negócio. Mas, isso por si só não aumenta o índice de conversão.  

Sendo assim, você como empreendedor também deve apresentar aos seus clientes os verdadeiros motivos, para que os mesmos possam adquirir seus produtos e serviços. 

Principalmente quando o assunto é vendas pela internet, em que o consumidor não consegue ter acesso ao produto antes de realizar a compra.  

Assim, se torna de grande import√Ęncia o uso de provas sociais no marketing. Pois, possui como finalidade principal incentivar e mostrar de forma efetiva a qualidade dos produtos que o seu neg√≥cio oferece.¬†

Al√©m disso, alguns estudos mostram que uma grande quantidade de pessoas confiam mais nas recomenda√ß√Ķes de pessoas conhecidas, do que quando a recomenda√ß√£o acontece por pessoas desconhecidas.¬†

Desse modo, veja algumas aplica√ß√Ķes da prova social no marketing que voc√™ pode fazer de forma online no seu neg√≥cio, com a finalidade de obter maior n√ļmero de convers√Ķes e entre outros fatores j√° comentados que esta t√©cnica pode oferecer.

1- Avalia√ß√Ķes e coment√°rios

Esta modalidade, quando disponibilizada em um site, ajuda para que os visitantes tenham mais confian√ßa nos produtos que uma empresa oferece. Pois, neste espa√ßo os usu√°rios podem deixar seus coment√°rios e avalia√ß√Ķes sobre os produtos adquiridos da empresa.¬†

Desse modo, um site com coment√°rios possui maior n√ļmero de chances de convencer um consumidor a comprar do que aquele site ou blog que n√£o possui esta modalidade.¬†

Sendo assim, a principal dica √© que voc√™ passe a incentivar seus consumidores a deixarem seus coment√°rios e avalia√ß√Ķes sobre o produto ou servi√ßo que foi adquirido.¬†¬†

Uma modalidade que ajuda neste processo √© os e-mails que podem ser mandados aos clientes, solicitando que os mesmos fa√ßam suas avalia√ß√Ķes e coment√°rios.¬†

2- Mais vendidos

Em muitos sites de e-commerce, existe uma página que se encontra os produtos mais vendidos daquela loja. Esta modalidade também é uma técnica de prova social e ajuda os consumidores a saber qual produto é bom ou não. Assim, facilitando o processo de escolha dos produtos dentro daquela loja. 

Dessa forma, vale a pena deixar uma seção da sua página online com os produtos mais vendidos. 

3- Sites para avaliação

Muitos consumidores leem avalia√ß√Ķes em sites, como o Reclame Aqui antes de realizar uma compra em determinado empreendimento. Sendo assim, o seu neg√≥cio n√£o pode deixar de estar presente nestas plataformas.¬†

Mas, é importante ressaltar que você não pode controlar o que as pessoas irão comentar sobre os serviços que a sua empresa oferece.  

Sendo assim, é importante também para que o seu negócio busque sempre manter um bom atendimento e resolver rapidamente os possíveis problemas que os clientes possam ter no momento de adquirir um serviço ou qualquer produto dentro do seu negócio. 

Logo, esta modalidade al√©m de ajudar o seu consumidor a tomar decis√Ķes sobre comprar ou n√£o na sua loja. Ainda, facilita para que voc√™ descubra onde deve melhorar a partir dos coment√°rios realizados sobre a sua empresa. Assim, voc√™ como empreendedor ser√° totalmente beneficiado com esta modalidade.¬†

4- Compartilhe

As redes sociais são ferramentas que podem ajudar muito neste processo de provas sociais, principalmente se você trabalha com a venda de produtos por meio de e-commerce. Pois, você pode criar redes sociais com o nome da sua empresa ou loja.  

Assim, quando um cliente receber o seu produto, você pode pedir para que o mesmo tire uma foto do produto recebido e poste nas redes sociais marcando a loja. 

Desse modo, você pode estar repostando estas postagens e mostrando para seus seguidores e novos seguidores e possíveis clientes que a empresa realmente possui credibilidade e existem pessoas reais que recebem os seus produtos com alta qualidade. 

Podem parecer pequenos gestos, mas ajuda muito encorajar outras pessoas, para que as mesmas passem a comprar produtos da sua empresa ou adquirir seus serviços. 

5- Notícias

As notícias também são modalidades de provas sociais. Pois, quando uma empresa sai como notícia em um veículo de comunicação, sendo ela de forma positiva, ajuda para que a imagem da empresa seja lembrada pelo consumidor. 

Assim, passa maior confiabilidade sobre seus produtos e serviços, fazendo com que os possíveis consumidores saibam da qualidade e do quanto aquela determinada marca é boa. 

6- Marketing de conte√ļdo

Quando a sua empresa cria um blog e passa a postar conte√ļdos relevantes e bem estruturados com uma alta riqueza de informa√ß√Ķes. O conte√ļdo passa a ser compartilhado entre as pessoas nas redes sociais.¬†¬†

Dessa forma, as pessoas passam a conhecer a sua marca, o que oferece e entre outros fatores, transformando assim em uma empresa com alta visibilidade e autoridade, por ser especialista no tema.

7- Opini√Ķes de pessoas famosas

Esta modalidade pode ser uma das mais caras. Mas, efetivamente √© muito boa, principalmente quando voc√™ possui a oportunidade de enviar seus produtos para que pessoas como influenciadores digitais possam oferecer opini√Ķes sobre a qualidade da sua marca.¬†

Quais as formas que as redes sociais podem ajudar no processo de prova social no marketing?

As redes sociais são grandes aliadas desta técnica no marketing e cada vez mais oferecem possibilidades.  

Além das formas já mencionadas anteriormente, como a modalidade de compartilhamento existem outras formas de prova social pelas redes sociais, veja a seguir algumas: 

  • N√ļmero de seguidores¬†

Hoje em dia sabemos sobre a import√Ęncia do n√ļmero de seguidores que as redes sociais podem gerar para qualquer pessoa.¬†¬†

Quando o assunto é negócios e vendas, também é uma modalidade que influencia, e certamente pode mudar a imagem da sua empresa, para pessoas que entram pela primeira vez nas suas redes sociais.  

Sendo assim, buscar manter uma boa relação com os seguidores e fazer com que eles fiquem e se tornem seguidores fiéis é importante para o aumento de pessoas nas redes sociais da sua empresa. 

  • Compartilhar feedbacks¬†¬†

Al√©m do n√ļmero de seguidores, voc√™ pode compartilhar os feedbacks tidos pelos clientes.¬†¬†

Esta modalidade também é uma forma de prova social. Além disso, você pode pedir para que seus clientes gravem vídeos falando sobre a qualidade do seu produto. Assim, você pode compartilhar também.  

Ademais, não se esqueça de perguntar se você pode realizar a publicação nas suas redes sociais, nada de usar imagem das pessoas sem a autorização. Pois, pode causar problemas para a imagem da sua empresa. 

  • Crie conte√ļdos sobre o seu segmento¬†

Passe a criar conte√ļdo e postar informa√ß√Ķes relevantes para os seus seguidores, sobre os produtos que a sua empresa oferece. Desta forma, as pessoas passam a confiar mais nos conhecimentos que a empresa possui, ajudando no aumento da autoridade da marca.¬†

Como fazer uma prova social?

Para fazer determinadas provas sociais é importante a parceria com empresas e pessoas especializadas, para que esta técnica seja realizada de forma efetiva e principalmente com alta qualidade. 

Pensando nestes fatores, a Sua Imprensa trabalha com a modalidade de prova social, por meio de notícias.  

Ou seja, a Sua Imprensa ajuda para que saia uma notícia sobre a sua empresa, produto ou serviços em um veículo de comunicação. No qual, podem ser jornais físicos, online e noticiários. Desse modo, o portal em que é disponibilizado a notícia passa maior autoridade sobre aquela empresa ou marca. 

Um exemplo que podemos citar é uma empresa que oferece serviços de limpeza. Desse modo, quando esta organização contrata uma assessoria de imprensa, ela deseja aumentar a autoridade da sua marca. Assim, a assessoria irá fazer com que saia uma notícia com o nome da empresa, informando sobre os serviços de limpeza que ela presta de forma positiva. 

Sendo assim, facilita para que aquelas pessoas que tiverem acesso a esta matéria saibam da qualidade do serviço ou produto que o seu negócio oferece e traz também maior confiabilidade. 

Desse modo, facilita para que possíveis consumidores tomem uma iniciativa para comprar o seu serviço ou produto.

 

Como contratar este tipo de serviço?

Para contratar √© muito f√°cil e simples, basta acessar o site suaimprensa.com ou entrar em contato com um vendedor, por meio do n√ļmero +55 11 99739-2018¬†

Além disso, Sua Imprensa oferece serviços de assessoria de imprensa com alta qualidade e principalmente de forma efetiva, para que você alcance uma imagem positiva perante aos meios de comunicação e facilitando para que obtenha uma boa imagem no mercado em que atua. 

A empresa oferece planos totalmente acessíveis para que você possa contratar e começar a fazer sucesso.  

Não perca esta oportunidade, entre em contato agora mesmo e se torne uma pessoa conhecida! 

Conclus√£o

Desse modo, a utilização de provas sociais se torna cada vez mais essencial para um bom desenvolvimento e aumento dos lucros de qualquer segmento. Podendo até mesmo ser um fator decisivo sobre a continuação ou finalização do seu negócio no mercado. 

Por este motivo, você empreendedor que deseja aumentar a autoridade e identidade da sua empresa, deve se tornar parceiro de uma empresa especializada para ajudar neste processo e facilitar sua caminhada até o sucesso. 

Faça a escolha de um dos planos que oferecemos e torne a sua marca conhecida. 

Leita também: Assessoria de imprensa pode mudar o rumo da sua marca! Conheça as principais especialidades destas empresas  

 

Quer receber um contato do Sua Imprensa?

Cadastre-se abaixo e se inscreva gratuitamente.

Outros Posts