21 Ideias de postagem no Facebook para gerar engajamento

Pronto para ser visto?
Clique aqui e veja como nossa assessoria de imprensa pode ajudar você ou sua empresa a vender mais!
Falar com especialista

Hoje vamos conferir 21 ideias de postagem no Facebook, para promover sua marca e gerar mais engajamento. Se você está tentando criar uma estratégia de conteúdo diversificada para o Facebook, pode estar se perguntando que tipos de conteúdo deve postar. O que funciona bem na plataforma varia de acordo com a indústria, mas há alguns tipos de postagens que podem ser adaptados para quase qualquer negócio.

Neste artigo, serão apresentadas 21 ideias de postagens para o Facebook, juntamente com exemplos para ajudá-lo a descobrir o que deve compartilhar na plataforma. As ideias incluem falar sobre tópicos em alta, compartilhar conteúdo de blog, fazer perguntas, criar gráficos personalizados, compartilhar dicas e truques, ensinar sobre o seu negócio ou indústria, promover produtos/serviços, compartilhar conteúdo em vídeo, criar infográficos, entre outros.

1. Falar Sobre Tópicos em Alta

Falar sobre tópicos em alta é uma ótima maneira de se conectar com o público nas redes sociais. É importante estar atento a feriados e eventos especiais, como o “Twosday” em 22 de fevereiro de 2022, que muitas marcas aproveitaram para criar conteúdo divertido em torno do dia. Por exemplo, a marca Ritual Vitamins criou uma postagem criativa relacionada ao fato de que seus clientes precisam tomar duas vitaminas.

Além disso, é importante estar atento aos tópicos de tendência em todas as plataformas de mídia social para ver se há feriados ou pontos de discussão populares para sua empresa se juntar à conversa. No entanto, é crucial ter certeza de entender exatamente o que o tópico em alta se trata. Não é recomendado confundir uma campanha de justiça social com algo que possa ser usado para marketing.

Para aproveitar ao máximo os tópicos em alta, as empresas devem criar conteúdo relevante e envolvente que se conecte com o público e seja autêntico em relação à marca. É importante lembrar que a participação em conversas em torno de tópicos em alta deve ser feita com sensibilidade e respeito.

2. Compartilhe Conteúdo do Blog

Compartilhar conteúdo do blog é uma ótima maneira de alcançar seu público-alvo. Isso pode ser feito em várias plataformas de mídia social, incluindo o Facebook. A criação de conteúdo é um processo demorado, mas compartilhar o conteúdo existente é uma maneira fácil de manter seus seguidores envolvidos.

Por exemplo, a empresa Talon.One compartilha seus posts recentes no Facebook para garantir que seu público esteja ciente de seu novo conteúdo. Eles também compartilham postagens antigas, desde que ainda sejam relevantes e atualizadas, como uma maneira de aumentar o tráfego para o site.

Compartilhar conteúdo do blog é uma maneira eficaz de manter seus seguidores atualizados e engajados com sua marca. Certifique-se de compartilhar regularmente novos e antigos posts para manter seus seguidores informados e interessados.

3. Faça perguntas

Se você deseja gerar engajamento da sua audiência, às vezes precisa pedir por isso! Criar conteúdo para as mídias sociais que é tão simples quanto fazer uma pergunta pode incitar os espectadores a responder, o que ajuda sua posição com o algoritmo e ajuda você a obter mais de seu conteúdo.

Uma maneira de fazer isso é através de perguntas. Um exemplo simples é da Misfit Markets, que criou uma postagem de texto básica usando as opções gráficas que o Facebook oferece para fazer uma pergunta sobre resoluções de ano novo. Como a Misfit Markets é uma marca de alimentos saudáveis, uma pergunta como essa faz sentido para sua estratégia de conteúdo.

Pense em perguntas que você pode fazer que se destacarão em seu feed, farão as pessoas se interessarem em responder e ainda se relacionarão com sua missão principal. Além disso, você pode usar outras formas de interação, como enquetes e Q&A, para aumentar o engajamento de sua audiência.

4. Criar Gráficos de Marca

Gráficos de marca podem ser qualquer coisa, desde citações inspiradoras até conteúdo educacional. A única regra é criar um gráfico visualmente atraente que combine com as fontes e cores da sua marca.

Um ótimo exemplo é da empresa de educação financeira Dow Janes:

Com gráficos simples que são agradáveis aos olhos, é possível transmitir informações úteis que sua audiência vai adorar. Para criar gráficos de marca, pode-se usar ferramentas como Canva e cartões personalizados.

5. Compartilhe Dicas e Truques

Compartilhe conteúdo que ofereça dicas e truques relevantes para seus produtos ou serviços. Publique vídeos e conteúdo informativo que mostrem algo útil que seu público-alvo possa desfrutar. Essas dicas podem ser sobre como usar seus produtos, como aproveitar ao máximo seus serviços, ou até mesmo como economizar tempo e dinheiro. Ao fornecer informações valiosas, os seguidores se sentirão mais conectados e engajados com a marca. Por exemplo, a obé fitness compartilhou um vídeo rápido de um treino de Pilates sem equipamento, que é relevante para o público interessado em fitness e é um conteúdo útil e envolvente.

6. Ensine sobre seu negócio ou indústria

Compartilhar conteúdo altamente educacional, especialmente se o seu negócio estiver em uma indústria mais complexa, é uma ótima maneira de ajudar o público a se informar sobre o negócio e a indústria. Isso ajuda o público a se sentir mais confiante em sua escolha de trabalhar com a empresa. Compartilhar gráficos personalizados com informações educacionais é uma ótima maneira de tornar o tópico multifacetado mais fácil de entender. As empresas podem fornecer valor aos seus clientes por meio de tutoriais, webinars e liderança de pensamento sobre as tendências da indústria.

7. Promover Produtos/Serviços

Promover produtos e serviços é uma parte crucial da estratégia de marketing. É importante manter um equilíbrio entre conteúdo promocional e informativo, mas é essencial que as ofertas de negócios sejam promovidas. Fotos de produtos e promoções de serviços devem ser incluídas nas postagens. O Facebook Ads é uma ótima ferramenta para promover produtos e serviços para um público-alvo específico. Um exemplo de como fazer isso pode ser encontrado neste post da Gardyn.

8. Compartilhe Conteúdo em Vídeo

Os vídeos são o tipo de conteúdo mais consumido no Facebook, o que torna essencial ter uma estratégia de marketing em vídeo para criar e compartilhar consistentemente novos vídeos. Seja através de transmissões ao vivo, vídeos divertidos e humorísticos ou vídeos mais significativos, como este da Done., ter uma estratégia de vídeo diversa terá um impacto significativo em sua página no Facebook. Certifique-se de que seus vídeos sejam relevantes para o seu público e sejam de alta qualidade para garantir que eles sejam vistos e compartilhados. Use legendas e descrições claras e atraentes para ajudar a promover seus vídeos.

9. Exibir casos de uso para seu produto/serviço

Mostre aos seus clientes como eles podem aproveitar ao máximo seu produto ou serviço exibindo diferentes casos de uso em suas postagens nas redes sociais. Isso pode ser feito por meio de receitas, tutoriais, demonstrações e muito mais.

Por exemplo, a MUD/WTR fornece uma receita que inclui o uso de seu produto como um dos ingredientes. Isso ajuda a mostrar aos potenciais clientes como usar o produto da maneira correta.

Considere como você pode usar essa ideia de postagem para o seu negócio. Quais são as diferentes maneiras pelas quais seus clientes podem aproveitar seus produtos e serviços? Mostre isso em ação com [fotos do produto].

10. Criar Infográficos

Existem muitos tipos diferentes de infográficos, desde os informativos que colocam palavras em um design visual até visualizações de dados preenchidas com gráficos e tabelas. Todos esses tipos são ideais para postagens em redes sociais. Eles também podem vir em quase qualquer formato e tamanho. Muitos infográficos em redes sociais são quadrados ou horizontais, mas no Facebook, você também pode usar uma imagem ligeiramente vertical.

Um exemplo disso é o infográfico de comparação, que é uma ótima maneira de mostrar como sua marca se compara à concorrência. A Lomi é um exemplo de empresa que usa esse tipo de infográfico.

Dê uma olhada nos diferentes tipos de infográficos e como eles podem se encaixar bem em sua estratégia de criação de conteúdo. Use tabelas, pontos de bala e texto em negrito para ajudar a formatar e transmitir informações ao leitor.

11. Compartilhe Conteúdo Gerado pelo Usuário

Conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é o conteúdo que os clientes postam, marcando sua marca e que você obtém permissão para compartilhar em suas próprias páginas de mídia social. É possível obter UGC incentivando seus clientes a compartilhar fotos de seus produtos e oferecendo uma hashtag que eles possam usar para ajudá-lo a agregar seu conteúdo compartilhado. Outra ideia é trabalhar com influenciadores, enviando produtos gratuitos e criando campanhas de influenciadores que forneçam fotos de alta qualidade para postar nas redes sociais.

12. Mostre a Personalidade da Sua Marca

Mostrar a personalidade da marca é uma parte importante da estratégia de marketing nas redes sociais. Se a sua empresa tem uma personalidade de marca ousada, você deve deixar isso brilhar nas suas redes sociais. A personalidade da marca é uma grande parte da sua marca geral e realmente influencia a sua voz nas redes sociais.

Certifique-se de que a personalidade da sua marca ressoe com a missão geral da sua marca e com o seu público-alvo, seja por meio de legendas ou uma foto engraçada.

13. Realize Concursos e Sorteios

Realizar um concurso ou sorteio é uma ótima maneira de aumentar o engajamento e atrair mais pessoas interessadas em sua marca. Além disso, é uma boa estratégia para aumentar o número de curtidas em sua página no Facebook.

É importante oferecer um prêmio relevante para o seu produto, que só sua audiência terá interesse. Um prêmio em dinheiro ou algo universal, como um iPad, pode atrair um público muito mais amplo, enquanto você deve buscar atingir seu mercado específico.

Além disso, é necessário incluir alguns termos e condições para que o sorteio esteja em conformidade com as políticas de sorteio do Facebook. A plataforma tem regras específicas que devem ser seguidas para evitar problemas.

Uma opção para realizar concursos e sorteios no Facebook é utilizar ferramentas como o Woobox, que permite criar formulários personalizados e coletar informações de contato dos participantes.

14. Promova Descontos e Vendas

Compartilhar conteúdo promocional e postar sobre diferentes descontos e vendas que a empresa está realizando é importante para aumentar as vendas provenientes do conteúdo das redes sociais. É possível fazer isso de diversas maneiras, como postando imagens de produtos com descontos, criando códigos promocionais exclusivos para os seguidores da página, entre outros.

Um exemplo de como fazer isso é a Buffy, que postou uma imagem de um produto com o desconto e uma mensagem convidando os seguidores a aproveitarem a promoção.

15. Compartilhe Citações Motivacionais

Compartilhar citações motivacionais é uma ótima ideia de postagem nas redes sociais, muitas vezes na forma de um gráfico de marca. Essas citações podem ser profundas e inspiradoras, vindas de pessoas famosas e influentes, ou podem ser algo descontraído e relevante para a sua marca, como vemos aqui no exemplo da Book of the Month. Use imagens de alta qualidade que complementem a citação para tornar a postagem ainda mais atraente.

16. Realização de Entrevistas

Realizar entrevistas com líderes de pensamento em sua indústria é outra forma popular de conteúdo educacional, especialmente na indústria B2B. Essas entrevistas podem ser conduzidas ao vivo no Facebook ou gravadas separadamente e promovidas em uma postagem no Facebook.

É possível oferecer uma transcrição da entrevista para os espectadores lerem juntamente com ou em vez de assistirem ao vídeo. Isso pode ser útil para pessoas com deficiência auditiva ou para quem prefere ler em vez de assistir.

A empresa Superhuman, por exemplo, gravou uma entrevista e ofereceu uma transcrição para seus espectadores. Isso pode aumentar a acessibilidade e a usabilidade do conteúdo para um público mais amplo.

17. Compartilhe avaliações e depoimentos

Compartilhar avaliações positivas e feedbacks de clientes é uma forma sólida de prova social. Mostrar depoimentos de clientes satisfeitos ajuda os potenciais compradores a se sentirem mais confiantes em fazer a compra.

Por exemplo, a empresa Mila Air compartilhou uma avaliação de cliente ao lado de uma foto do produto. Além disso, é possível compartilhar vídeos de depoimentos, gráficos com avaliações ou links para páginas de avaliações. Também é possível promover suas páginas de avaliações online, como Yelp ou Tripadvisor, para aumentar o número de avaliações disponíveis para outros clientes em potencial encontrarem.

18. Honre Sua Equipe

Honrar a equipe é uma parte importante da estratégia de marketing de mídia social de qualquer empresa, pois a equipe é o coração da empresa. Compartilhe as conquistas de seus funcionários, como aniversários de trabalho, conferências que estão participando, promoções que conquistaram e muito mais. A P.volve honrou um dos seus co-fundadores em uma postagem nas redes sociais. É importante reconhecer o trabalho e as conquistas da equipe, e compartilhar isso com o público pode ajudar a humanizar a marca e construir uma conexão mais forte com os seguidores.

19. Compartilhe Memes

Compartilhar memes é uma outra maneira de mostrar a personalidade da marca. No entanto, é importante ter certeza de que eles ainda são relevantes para o negócio como um todo. Existem geradores de memes que podem ajudar a recriar memes populares que estão em domínio público. No entanto, é importante ter cuidado para não violar os direitos autorais de outras pessoas. É importante não pegar uma história em quadrinhos ou ilustração que você encontrou online e mudá-la sem obter permissão do criador original e, provavelmente, pagar por isso.

Com a maioria dos memes, é possível jogar com segurança. Basta conferir uma ferramenta popular de gerador de memes para ver quais opções eles têm a oferecer e com o que você pode trabalhar. Compartilhar memes pode ser uma ótima maneira de se conectar com o público e mostrar a personalidade da marca. Além disso, é uma maneira divertida de envolver o público com o conteúdo da marca.

20. Faça transmissões ao Vivo

Apesar de transmitir ao vivo ser um desafio, ainda é uma maneira muito eficaz de alcançar seu público. No entanto, é importante garantir que sua audiência esteja presente para assistir sua transmissão ao vivo. Uma dica é anunciar seu evento ao vivo com antecedência, como a Cookunity faz. Dessa forma, seu público pode se planejar em torno da sua transmissão, saber sobre o que você falará e decidir se sintonizar.

21. Promova Eventos

Promover eventos é uma ótima maneira de aumentar o engajamento do público no Facebook. Isso pode incluir eventos presenciais ou online, como webinars, conferências, eventos de networking, apresentações, transmissões ao vivo e muito mais. Uma maneira eficaz de promover eventos é criar uma página de destino ou uma página de registro para o evento e compartilhá-la online para aumentar o número de participantes ou registrantes.

Use essas ideias de postagem no Facebook para o seu conteúdo

Uma boa estratégia de marketing no Facebook é composta por uma variedade de tipos de conteúdo. Tome nota de cada uma dessas ideias de postagem no Facebook e adicione as que gerarão mais engajamento do público e alcance ao seu calendário de conteúdo. Algumas ideias incluem:

  • Compartilhe uma prévia do evento para gerar entusiasmo entre o público
  • Destaque os palestrantes ou convidados especiais do evento
  • Compartilhe fotos ou vídeos dos eventos anteriores para mostrar o que os participantes podem esperar
  • Ofereça descontos ou promoções especiais para os primeiros inscritos
  • Incentive os participantes a compartilhar o evento com seus amigos e familiares
  • Use hashtags relevantes para aumentar a visibilidade do evento nas pesquisas do Facebook

Essas ideias de postagem no Facebook podem ajudar a promover eventos com sucesso e aumentar o número de participantes e registrantes.

Perguntas Frequentes

Que tipo de postagens no Facebook recebem mais curtidas?

Postagens de status são raras, mas tendem a receber mais engajamento, seguidas por postagens de fotos, postagens de vídeo e, em seguida, postagens de links. Certifique-se de ter uma boa mistura de todos os tipos para diversificar sua estratégia de conteúdo.

Como tornar minhas postagens no Facebook interessantes?

Crie postagens no Facebook com imagens chamativas, legendas que gerem ação e engajamento, respostas às perguntas dos clientes e muito mais. Certifique-se de postar conteúdo que seus clientes desejam ver, em vez do que você acha que deve postar para promover seu negócio.

Como conseguir 1.000 curtidas no Facebook?

Para obter as primeiras 1.000 curtidas em sua página empresarial do Facebook, você deve postar com consistência. Criar conteúdo consistente ajuda você a se destacar melhor no algoritmo. Crie conteúdo de alta qualidade também, para que os espectadores queiram interagir com seu conteúdo e curtir sua página. E você também deve começar a investir em postagens impulsionadas e anúncios no Facebook para alcançar ainda mais usuários.

Quais são os diferentes tipos de postagens no Facebook?

Existem alguns tipos diferentes de postagens que você pode criar no Facebook. Existem postagens de texto, postagens de fotos, postagens de links, postagens de vídeo, vídeos ao vivo e histórias do Facebook. Cada um deve ser incluído como parte de sua estratégia geral de conteúdo.

Como planejar o conteúdo do Facebook?

Planejar seu calendário de conteúdo pode parecer avassalador, mas não precisa ser. Crie um documento, use uma ferramenta de gerenciamento de projetos ou planeje-o em um calendário. Coloque diferentes tipos de conteúdo em cada dia útil e comece a reunir seus ativos criativos e a escrever legendas.

Em seguida, considere usar uma ferramenta de gerenciamento de mídia social para agendar seu conteúdo e acompanhar seu desempenho.

Chloe West é uma especialista em marketing digital e escritora freelancer, focada em tópicos relacionados a mídias sociais, conteúdo e marketing digital. Ela mora em Charleston, SC, e quando não está trabalhando, você a encontrará lendo um romance ou regando suas plantas.

Que tipo de conteúdo é adequado para publicar no Facebook?

Existem várias opções de conteúdo que podem ser compartilhadas no Facebook, como vídeos, imagens, links para artigos interessantes, atualizações de status pessoais ou profissionais, enquetes interativas e eventos. É importante variar o tipo de conteúdo para manter a página interessante e envolvente para os seguidores.

O que posso postar no Facebook para atrair atenção?

Para chamar a atenção no Facebook, é recomendado utilizar conteúdo visualmente atrativo, como imagens de alta qualidade, vídeos envolventes e gráficos informativos. Além disso, tópicos relevantes e polêmicos, perguntas diretas aos seguidores e conteúdo exclusivo também podem ser eficazes para capturar a atenção do público.

Como criar uma postagem eficaz no Facebook?

Ao criar uma postagem no Facebook, é essencial considerar o público-alvo e adaptar o conteúdo para atender às suas necessidades e interesses. Utilize legendas cativantes, adicione hashtags relevantes e inclua um call-to-action claro para incentivar a interação dos seguidores.

Como criar postagens gratuitas no Facebook?

Existem várias ferramentas gratuitas disponíveis para criar postagens no Facebook, como o próprio editor de publicações da plataforma, bem como aplicativos de design gráfico gratuitos. É importante garantir que as imagens e o texto sejam visualmente atraentes e relevantes para o público-alvo.

Quais são as palavras mais pesquisadas no Facebook?

As palavras mais pesquisadas no Facebook podem variar dependendo das tendências atuais e dos interesses do público. É recomendado utilizar ferramentas de análise de palavras-chave para identificar as palavras-chave mais relevantes para o seu público-alvo e incorporá-las de forma orgânica nas postagens.

Quais são exemplos de descrições eficazes para o Facebook?

As descrições eficazes para o Facebook são aquelas que comunicam claramente a mensagem desejada, são concisas e envolventes. Utilize linguagem persuasiva, destaque benefícios ou informações importantes e inclua um call-to-action para incentivar a interação dos seguidores.

Quais são as melhores imagens para engajamento no Facebook?

As melhores imagens para engajamento no Facebook são aquelas que são visualmente atraentes, relevantes para o conteúdo da postagem e que capturam a atenção do público-alvo. Imagens de alta qualidade, gráficos informativos, infográficos e memes relevantes podem ser eficazes para aumentar o engajamento.