Prova social é importante? Veja os principais estudos sobre importância e benefícios

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Prova social parece ser um fator tão simples, por este fato diversas pessoas acham que não vale a pena investir para alavancar seus negócios. Não só, como também não sabe sobre os benefícios que esta modalidade de marketing pode oferecer. Mas e você sabe da importância desta técnica? 

Afinal, o que é uma prova social? Qual a importância da sua utilização? Como pode ajudar no seu negócio? As redes sociais podem ajudar no processo de provas sociais? 

Pois é, a utilização desta técnica pode ser um ponto principal para favorecer o sucesso do seu negócio ou fracasso. Pensando nestes fatores, veja as principais informações para que você possa utilizar a prova social de forma eficiente e adquirir bons resultados. 

Prova social o que é?

A prova social é uma técnica e metodologia presente dentro do marketing. Muitas pessoas não fazem ideia de sua importância, mas podemos ver alguns fatores que nós fazemos ao adquirir um produto e está totalmente ligado a esta técnica. 

Um exemplo deste comportamento é quando vamos ao supermercado, comprar um pacote de arroz. Sendo assim, ao escolher qual a marca iremos levar, não ficamos presos ao valor, a utilidade que aquele produto possui, mas sim o que as outras pessoas falam ou pensam sobre aquele produto ou marca. 

Ou seja, se um produto é muito famoso e campeão no processo de vendas, segundo nossa cabeça é um bom produto. Mesmo que não seja e muitas pessoas sabem disso, mas é assim que funciona o nosso subconsciente. 

Assim, neste momento entra a importância de provas sociais, que são elementos que possuem como finalidade mostrar a aceitação de uma empresa no mercado em que atua, perante a opinião das pessoas e dos consumidores. 

Sendo assim, o que pode ser incluso neste momento é: 

  • O número de visitantes no site, o que aumenta o reconhecimento da marca e consequentemente sua autoridade. 
  • Número de seguidores nas redes sociais 
  • Avaliações sobre a empresa em sites, como por exemplo: Reclame aqui 
  • Feedbacks e comentários dos usuários sobre os produtos ou serviços da empresa 

Origem das provas sociais

A primeira utilização deste termo foi usada por Robert Cialdini, o mesmo é professor de psicologia e marketing. A partir deste momento passou a ser aplicada em diversos negócios.

Ademais, segundo o livro “The Psychology of Persuasion” em português recebe o nome de As armas da persuasão, afirma que as pessoas costumam copiar ações de outras. Ou seja, com a finalidade de se afirmarem em determinadas ocasiões. 

Assim, a teoria presente neste livro, afirma que em determinadas situações que o ser humano não consegue determinar individualmente a forma apropriada de se comportar, utiliza a ideia de outras pessoas que possuem maior conhecimento e especialidade para decidir o que fazer nesta situação. 

Prova Social Estudo de Muzafer Sherif

Outra grande pesquisa que afirma a veracidade sobre esta ferramenta de marketing, é um estudo realizado no ano de 1935, por Muzafer Sherif, um psicólogo que fez experimento de um grupo de pessoas dentro de uma sala de forma individual.  

Em outro momento, fez a mesma atividade com todas as pessoas dentro de uma mesma sala e pediu para que todos falassem em voz alta sobre a sua opinião. 

Assim, o psicólogo identificou que houve muitas contradições entre as pessoas, pois decidiram seguir a opinião das outras pessoas que estavam ali presentes.  

Ainda, foi realizado um terceiro experimento e as pessoas mantiveram suas opiniões que adquiriram na gincana que em grupo. 

Sendo assim, é possível observar que quando algumas pessoas expõem suas opiniões, aquelas que possuem dúvidas ou não sabem, decidem seguir aquelas que se manifestam primeiramente, mesmo que não estejam certas. 

Desse modo, a prova social possui a finalidade de ajudar as pessoas tomarem suas decisões mais rápidas, quando se encontram em determinadas situações que não sabem qual ação devem tomar. 

Um exemplo para maior entendimento deste termo é quando você está indo para um casamento, por exemplo, você não sabe onde é o local do evento.  

Mas, encontra diversas pessoas com trajes como se fossem para um casamento, mulheres de vestidos com a cor escolhida pela noiva e entre outros fatores. Então, você decide segui-los, pois deduz que os mesmos sabem o local exato do evento. 

Desse modo, você está fazendo a utilização da prova social, para tomar uma determinada decisão, que é seguir as pessoas para chegar até o local do casamento. 

Qual a importância do uso de provas sociais para os negócios?

Qual a importância da prova social para seu negócio

O uso desta técnica ajuda para que o seu negócio passe a ter uma identidade perante a sociedade, sobre os produtos ou serviços oferecidos. Pois, sempre quando pensam em uma marca, buscam associar a uma identidade que foi criada durante os anos. 

E para criar tal identidade você precisa de utilizar estratégias de marketing que ajudam aumentar e facilitar este processo de forma positiva. 

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Além disso, esta modalidade ajuda no aumento das taxas de conversões. Logo, o seu negócio aumenta a autoridade no segmento em que atua, adquire maior aceitação, passa mais transparência aos seus consumidores e o melhor, adquire maiores conversões, como afirmado anteriormente. 

Ademais, a marca passa a se tornar referência no ramo em que atua e consequentemente o crescimento do nome da empresa aparece. No qual, transforma-se no sucesso que é o resultado de todos os fatores obtidos a partir de um pequeno gesto que é a prova social.  

Ou seja, uma modalidade que muitas vezes é esquecida por muitos empreendedores pode mudar o rumo dos lucros de uma instituição de forma totalmente positiva. 

Sendo assim, é uma técnica que vale a pena investir e oferecer maior atenção.

Quais as aplicações da prova social no marketing?

Oferecer um produto de alta qualidade para os seus consumidores é importante para o bom desenvolvimento do seu negócio. Mas, isso por si só não aumenta o índice de conversão.  

Sendo assim, você como empreendedor também deve apresentar aos seus clientes os verdadeiros motivos, para que os mesmos possam adquirir seus produtos e serviços. 

Principalmente quando o assunto é vendas pela internet, em que o consumidor não consegue ter acesso ao produto antes de realizar a compra.  

Assim, se torna de grande importância o uso de provas sociais no marketing. Pois, possui como finalidade principal incentivar e mostrar de forma efetiva a qualidade dos produtos que o seu negócio oferece. 

Além disso, alguns estudos mostram que uma grande quantidade de pessoas confiam mais nas recomendações de pessoas conhecidas, do que quando a recomendação acontece por pessoas desconhecidas. 

Desse modo, veja algumas aplicações da prova social no marketing que você pode fazer de forma online no seu negócio, com a finalidade de obter maior número de conversões e entre outros fatores já comentados que esta técnica pode oferecer.

1- Avaliações e comentários

Esta modalidade, quando disponibilizada em um site, ajuda para que os visitantes tenham mais confiança nos produtos que uma empresa oferece. Pois, neste espaço os usuários podem deixar seus comentários e avaliações sobre os produtos adquiridos da empresa. 

Desse modo, um site com comentários possui maior número de chances de convencer um consumidor a comprar do que aquele site ou blog que não possui esta modalidade. 

Sendo assim, a principal dica é que você passe a incentivar seus consumidores a deixarem seus comentários e avaliações sobre o produto ou serviço que foi adquirido.  

Uma modalidade que ajuda neste processo é os e-mails que podem ser mandados aos clientes, solicitando que os mesmos façam suas avaliações e comentários. 

2- Mais vendidos

Em muitos sites de e-commerce, existe uma página que se encontra os produtos mais vendidos daquela loja. Esta modalidade também é uma técnica de prova social e ajuda os consumidores a saber qual produto é bom ou não. Assim, facilitando o processo de escolha dos produtos dentro daquela loja. 

Dessa forma, vale a pena deixar uma seção da sua página online com os produtos mais vendidos. 

3- Sites para avaliação

Muitos consumidores leem avaliações em sites, como o Reclame Aqui antes de realizar uma compra em determinado empreendimento. Sendo assim, o seu negócio não pode deixar de estar presente nestas plataformas. 

Mas, é importante ressaltar que você não pode controlar o que as pessoas irão comentar sobre os serviços que a sua empresa oferece.  

Sendo assim, é importante também para que o seu negócio busque sempre manter um bom atendimento e resolver rapidamente os possíveis problemas que os clientes possam ter no momento de adquirir um serviço ou qualquer produto dentro do seu negócio. 

Logo, esta modalidade além de ajudar o seu consumidor a tomar decisões sobre comprar ou não na sua loja. Ainda, facilita para que você descubra onde deve melhorar a partir dos comentários realizados sobre a sua empresa. Assim, você como empreendedor será totalmente beneficiado com esta modalidade. 

4- Compartilhe

As redes sociais são ferramentas que podem ajudar muito neste processo de provas sociais, principalmente se você trabalha com a venda de produtos por meio de e-commerce. Pois, você pode criar redes sociais com o nome da sua empresa ou loja.  

Assim, quando um cliente receber o seu produto, você pode pedir para que o mesmo tire uma foto do produto recebido e poste nas redes sociais marcando a loja. 

Desse modo, você pode estar repostando estas postagens e mostrando para seus seguidores e novos seguidores e possíveis clientes que a empresa realmente possui credibilidade e existem pessoas reais que recebem os seus produtos com alta qualidade. 

Podem parecer pequenos gestos, mas ajuda muito encorajar outras pessoas, para que as mesmas passem a comprar produtos da sua empresa ou adquirir seus serviços. 

5- Notícias

As notícias também são modalidades de provas sociais. Pois, quando uma empresa sai como notícia em um veículo de comunicação, sendo ela de forma positiva, ajuda para que a imagem da empresa seja lembrada pelo consumidor. 

Assim, passa maior confiabilidade sobre seus produtos e serviços, fazendo com que os possíveis consumidores saibam da qualidade e do quanto aquela determinada marca é boa. 

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6- Marketing de conteúdo

Quando a sua empresa cria um blog e passa a postar conteúdos relevantes e bem estruturados com uma alta riqueza de informações. O conteúdo passa a ser compartilhado entre as pessoas nas redes sociais.  

Dessa forma, as pessoas passam a conhecer a sua marca, o que oferece e entre outros fatores, transformando assim em uma empresa com alta visibilidade e autoridade, por ser especialista no tema.

7- Opiniões de pessoas famosas

Esta modalidade pode ser uma das mais caras. Mas, efetivamente é muito boa, principalmente quando você possui a oportunidade de enviar seus produtos para que pessoas como influenciadores digitais possam oferecer opiniões sobre a qualidade da sua marca. 

Quais as formas que as redes sociais podem ajudar no processo de prova social no marketing?

Quais as formas que as redes sociais podem ajudar no processo de prova social no marketing

As redes sociais são grandes aliadas desta técnica no marketing e cada vez mais oferecem possibilidades.  

Além das formas já mencionadas anteriormente, como a modalidade de compartilhamento existem outras formas de prova social pelas redes sociais, veja a seguir algumas: 

  • Número de seguidores 

Hoje em dia sabemos sobre a importância do número de seguidores que as redes sociais podem gerar para qualquer pessoa.  

Quando o assunto é negócios e vendas, também é uma modalidade que influencia, e certamente pode mudar a imagem da sua empresa, para pessoas que entram pela primeira vez nas suas redes sociais.  

Sendo assim, buscar manter uma boa relação com os seguidores e fazer com que eles fiquem e se tornem seguidores fiéis é importante para o aumento de pessoas nas redes sociais da sua empresa. 

  • Compartilhar feedbacks  

Além do número de seguidores, você pode compartilhar os feedbacks tidos pelos clientes.  

Esta modalidade também é uma forma de prova social. Além disso, você pode pedir para que seus clientes gravem vídeos falando sobre a qualidade do seu produto. Assim, você pode compartilhar também.  

Ademais, não se esqueça de perguntar se você pode realizar a publicação nas suas redes sociais, nada de usar imagem das pessoas sem a autorização. Pois, pode causar problemas para a imagem da sua empresa. 

  • Crie conteúdos sobre o seu segmento 

Passe a criar conteúdo e postar informações relevantes para os seus seguidores, sobre os produtos que a sua empresa oferece. Desta forma, as pessoas passam a confiar mais nos conhecimentos que a empresa possui, ajudando no aumento da autoridade da marca. 

Como fazer uma prova social?

Para fazer determinadas provas sociais é importante a parceria com empresas e pessoas especializadas, para que esta técnica seja realizada de forma efetiva e principalmente com alta qualidade. 

Pensando nestes fatores, a Sua Imprensa trabalha com a modalidade de prova social, por meio de notícias.  

Ou seja, a Sua Imprensa ajuda para que saia uma notícia sobre a sua empresa, produto ou serviços em um veículo de comunicação. No qual, podem ser jornais físicos, online e noticiários. Desse modo, o portal em que é disponibilizado a notícia passa maior autoridade sobre aquela empresa ou marca. 

Um exemplo que podemos citar é uma empresa que oferece serviços de limpeza. Desse modo, quando esta organização contrata uma assessoria de imprensa, ela deseja aumentar a autoridade da sua marca. Assim, a assessoria irá fazer com que saia uma notícia com o nome da empresa, informando sobre os serviços de limpeza que ela presta de forma positiva. 

Sendo assim, facilita para que aquelas pessoas que tiverem acesso a esta matéria saibam da qualidade do serviço ou produto que o seu negócio oferece e traz também maior confiabilidade. 

Desse modo, facilita para que possíveis consumidores tomem uma iniciativa para comprar o seu serviço ou produto.

Como contratar este tipo de serviço?

Para contratar é muito fácil e simples, basta acessar o site suaimprensa.com ou entrar em contato com um vendedor, por meio do número +55 11 99739-2018 

Além disso, Sua Imprensa oferece serviços de assessoria de imprensa com alta qualidade e principalmente de forma efetiva, para que você alcance uma imagem positiva perante aos meios de comunicação e facilitando para que obtenha uma boa imagem no mercado em que atua. 

A empresa oferece planos totalmente acessíveis para que você possa contratar e começar a fazer sucesso.  

Não perca esta oportunidade, entre em contato agora mesmo e se torne uma pessoa conhecida! 

Conclusão

Desse modo, a utilização de provas sociais se torna cada vez mais essencial para um bom desenvolvimento e aumento dos lucros de qualquer segmento. Podendo até mesmo ser um fator decisivo sobre a continuação ou finalização do seu negócio no mercado. 

Por este motivo, você empreendedor que deseja aumentar a autoridade e identidade da sua empresa, deve se tornar parceiro de uma empresa especializada para ajudar neste processo e facilitar sua caminhada até o sucesso. 

Faça a escolha de um dos planos que oferecemos e torne a sua marca conhecida. 

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Ao contratar assessoria de imprensa o seu negócio passa a ter credibilidade, tendo maior visibilidade no mercado, assim, constrói autoridade e muito mais. Desse modo, não perca tempo e tenha a sua empresa bem posicionada no mercado em que atua. Então, está esperando o que para sair na frente dos seus concorrentes e ter grande ocupação no mercado?

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