Backlinks grátis o que é e como fazer

Pronto para ser visto?
Clique aqui e veja como nossa assessoria de imprensa pode ajudar você ou sua empresa a vender mais!
Falar com especialista

Você sabe como funcionam os backlinks grátis? Pois bem, ao pesquisar sobre seu produto ou serviço no Google para saber como seu site está classificado, você precisou rolar até a página 5 e passar pelos sites de todos os seus concorrentes primeiro até encontrar o seu? Pois bem, veja como funcionam esses backlinks.

Provavelmente seus concorrentes estão usando estratégias de SEO para construir backlinks e melhorar sua presença online.

Link building é um conjunto de estratégias de SEO que visam construir uma rede de links que mencionam o conteúdo da sua página direcionando tráfego e aumentando sua classificação nos mecanismos de busca

Sendo assim, os links são uma das principais maneiras pelas quais os algoritmos dos mecanismos de pesquisa determinam a relevância de uma página. Desse modo, ter um bom número de links para um site indica que o conteúdo é valioso. Além disso, essa vinculação ajuda o Google e outros mecanismos de pesquisa a encontrar seu site.

Quanto mais links recebidos de sites confiáveis e populares, mais relevante o Google considera que é esse site e o prioriza na exibição dos resultados.

O que é backlinks no site?

Os backlinks grátis ou não em um site, são links que direcionam conteúdo até seu site podem ser externos ou internos. Sendo assim, links em outros sites que levam a uma página do seu site são chamados de backlinks.

Backlinks são também links de entrada. Afinal, estes tem o objetivo de oferecer ao seu site o tráfego. Sendo assim, a qualidade e a quantidade dos backlinks em seu site podem ajudar você a ter uma classificação mais alta nos mecanismos de busca. 

Simplificando um pouco mais, um backlink é um cenário em que uma página na Internet faz referência ao seu site e inclui um link clicável para acessar sua página.

O backlink pode estar em uma postagem de blog, uma página de serviço ou matérias de jornal.

Sendo assim, os backlinks são importantes pois a quantidade de backlinks autênticos e de alto valor que seu site funcionam como uma garantia de qualidade do conteúdo do seu site.

Como conseguir backlinks?

Contrate nossa assessoria de imprensa!

Ao contratar assessoria de imprensa o seu negócio passa a ter credibilidade, tendo maior visibilidade no mercado, assim, constrói autoridade e muito mais. Desse modo, não perca tempo e tenha a sua empresa bem posicionada no mercado em que atua. Então, está esperando o que para sair na frente dos seus concorrentes e ter grande ocupação no mercado?

Fale com um especialista

Existem duas formas de conseguir links direcionando para o conteúdo do seu site: links internos e externos. 

Os links internos são links criados por você. O principal objetivo é conectar o conteúdo de uma página a outra de seu site. Através das técnicas de SEO é possível impulsionar seu conteúdo nos mecanismos de busca usando apenas links de seu próprio site que dialogam entre si.

Links externos, ou backlinks grátis ou não, são mais difíceis de obter porque vêm de outros sites e não dependem somente de você. O ideal é que eles sejam feitos de forma orgânica. Você até pode pagar por eles, mas não é o recomendado. Mais abaixo explicaremos o porquê.

Como colocar backlinks grátis no seu site?

Backlinks grátis
Fonte: Imagem/Reprodução: Canva

O link de uma página do seu site para outra é chamado de link interno. Sendo assim, em teoria, não é um backlink que se refere a links externos. Mas ainda é uma ferramenta valiosa para aumentar a otimização dos mecanismos de busca em seu site. Afinal, o algoritmo do Google ainda “lê” links internos e atribui valor de link a eles. 

Links internos também são úteis para SEO porque podem transmitir valor de uma página para outra. 

Além disso, os links internos podem ser considerados o organograma do seu site. Eles agrupam páginas e seções relacionadas e mantêm um fluxo. Ou seja, se você gostou desse conteúdo, também poderá gostar desse outro. Desse modo, reforça o contexto e a relevância do conteúdo que seu site tem a oferecer.

De um modo geral, quanto mais links internos uma página tiver, maior será o seu PageRank. No entanto, nem tudo é uma questão de quantidade; a qualidade do link também desempenha um papel vital.

É por isso que SEOs inteligentes se vinculam estrategicamente a páginas importantes.

Além disso, quando alguém passa muito tempo e dá muitos cliques internos no seu site, ele diz ao Google que as pessoas estão adorando seu conteúdo e que sua página é um bom resultado para a busca que fizeram.

Sendo assim, tenha em mente que quantidade não é sinônimo de qualidade. Então, evite linkar dois conteúdos semelhantes em seu site. Como por exemplo duas postagens sobre o mesmo produto. Quando o algoritmo do Google vê isso, tende a pensar que o conteúdo dessas páginas é exatamente igual. Tente, ao invés disso, linkar conteúdos complementares.

Como conseguir backlinks grátis?  

A relevância dos links é muito importante. Quanto mais próximos da sua realidade forem esses backlinks grátis ou não, mais importância o Google dará a ele.

Por exemplo, se você administra uma empresa que vende artigos esportivos e a página da sua federação local tem links para seu site, isso é preferível a um link de um site aleatório que não tem nada relacionado a esportes. 

Da mesma forma, a proximidade geográfica também é importante porque o Google sempre tenta combinar os pesquisadores com resultados relevantes para sua área local. Especialmente se a pesquisa estiver relacionada a um serviço que será realizado na região. 

Então, isso significa que se sua loja de artigos esportivos em São Paulo receber um backlink do site de uma organização esportiva do Japão, o Google dará menos importância.

Sendo assim, existem muitas maneiras inteligentes de conseguir backlinks grátis vindos de sites de autoridade no seu ramo.

Backlinks grátis: Reconstrução de links quebrados

A técnica envolve entrar em contato com um webmaster para relatar links quebrados em seu site. Ao mesmo tempo, você recomenda que outros sites substituam esse link. E aqui, é claro, você menciona seu próprio site. Como você está fazendo um favor ao webmaster ao relatar os links quebrados, as chances de um backlink de volta ao seu site são altas.

Portanto, para usar o método reconstrução de links quebrados, primeiro encontre sites relevantes em seu nicho que tenham links que não estão atualizados.

Copie o que seus concorrentes de sucesso estão fazendo

Se você leva a sério a obtenção de mais tráfego orgânico, manter-se atualizado com as estratégias de marketing online de seus principais concorrentes é obrigatório. Você precisa “espionar” seus concorrentes nas mídias sociais  e procurar suas técnicas de criação de links e quais páginas estão gerando tráfego espontâneo para ele.

Entre em contato com jornalistas e blogueiros importantes

Um ótimo conteúdo não lhe dará backlinks a menos que você saiba como promovê-lo corretamente. Para obter links para seu site, você precisa divulgar sua empresa. Entre em contato com jornalistas e blogueiros que atuam na mesma área do produto que você tem a oferecer e se coloque à disposição para tirar dúvidas e enviar produtos para teste. 

Torne-se uma fonte para outros editores

Se o seu site tiver um bom conteúdo de informação, você pode se tornar uma fonte para outros blogueiros e jornalistas.

Toda vez que alguém citar você, seu site ganhará um backlink. Ao tornar- se uma fonte confiável, você também aumentará o reconhecimento da sua marca e terá o tráfego direcionado para seu site como sendo de referência no tema.

Procure ser entrevistado

As entrevistas on-line estão em alta agora e uma maneira ótima e fácil de ganhar backlinks grátis para seu site. Depois de se tornar a autoridade em seu nicho, você receberá muitos convites para entrevistas, mas até lá, para começar, você precisa dar o primeiro passo. Então, procure por sites que estão realizando entrevistas e diga a eles que você gostaria de participar e com que conhecimento você pode contribuir.

Backlinks grátis: Use imagens para ganhar links e menções

Se o seu site possuir imagens exclusivas sobre determinado assunto, você ganhará backlinks toda vez que essa imagem for compartilhada em outros sites. Infográficos são o recurso visual mais  usado para ganhar backlinks. Além disso, você pode ganhar por meio de fotos, vídeos, ilustrações e mapas também podem ser valiosos.



Que tipos de backlinks são contra as políticas do Google?

O Google está constantemente lançando novas atualizações em seu algoritmo que identificam táticas de SEO black hat. Uma vez que essas táticas são descobertas, o Google “penaliza” esses sites, derrubando sua relevância nos resultados.

Em outras palavras, um site que ocupa o primeiro lugar no Google pode cair para a página 8 se for pego tentando enganar o algoritmo.

Algumas práticas que o Google penaliza:

  • Hackear sites para deixar backlinks ocultos em CSS e Javascript
  • Backlinks tóxicos de sites suspeitos que existem especificamente para manipular classificações de pesquisa
  • Textos âncora super otimizados
  • Backlinks excessivos de sites em língua estrangeira
  • Links que são gerados automaticamente por bots em locais como seções de comentários e fóruns
  • Links de páginas que usam conteúdo que foi plagiado ou derivado de outro site

E se eu construir uma dúzia de sites e todos eles se conectarem? O Google também pegou esse truque. Este truque recebe o nome de rede privada de blogs (PBN).

Sendo assim, se o Google descobrir que seu site faz parte de um PBN, você será punido com uma penalidade do Google e verá seu tráfego despencar.

Clique aqui e fale conosco pelo WhatsApp