Divulgação orgânica: Entenda como funciona

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Você sabe o que é divulgação orgânica? Pois bem, saiba que o crescimento orgânico é fundamental para o futuro das empresas. Sendo assim, veja mais informações sobre este assunto e sua importância.

Segundo pesquisa da Search Engine Land, em torno de 75% dos usuários do Google ignoram os resultados patrocinados quando fazem uma pesquisa.

Isso mostra as vantagens de investir na divulgação orgânica em vez de pagar ao Google para fixar sua página no topo dos resultados de pesquisa. A maioria dos usuários não apenas ignora os resultados da pesquisa patrocinada, mas também é mais provável que desconfie da marca que está se promovendo dessa maneira.

Anúncios pagos tendem a ser percebidos como não confiáveis e agressivos. É por isso que a taxa média de cliques de anúncios pagos é 10 vezes menor do que a daquele conteúdo promovido organicamente.  

Os usuários focam nos resultados orgânicos, e isso ocorre porque confiam mais nesses resultados. O marketing orgânico, por ser natural, parece mais verdadeiro e confiável. Desse modo, veja como funciona o processo de divulgação orgânica.

O que significa divulgação orgânica?

O conceito de algo orgânico ou divulgação orgânica é ser algo inerente ou particular aos organismos e seres vivos e desenvolvido por meios naturais.

Seja comida orgânica, agricultura orgânica ou medicina orgânica, parece que as pessoas gostam mais das coisas quando estão associadas a meios e processos naturais. E, assim como qualquer outra coisa com esse adjetivo, a implicação é que o crescimento orgânico dos negócios é uma coisa boa.

Sendo assim, crescer de forma orgânica nada mais é do que seu negócio crescer de forma natural, no “boca a boca” digital, sem a interferência de ações de publicidade paga.

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O que é marketing orgânico?

O marketing orgânico é uma estratégia de marketing digital que gera tráfego para seu site de maneira natural, em vez de usar táticas de publicidade paga. 

Desse modo, o marketing orgânico é uma estratégia de longo prazo com o objetivo de melhorar o reconhecimento da marca . Em vez de fornecer ao seu público anúncios direcionados, você está oferecendo conteúdo valioso e informativo. 

Por este fato, muitas empresas confundem investir no crescimento orgânico com parar de investir nos meios de publicidade tradicionais. Esse não é o caso. Afinal, você ainda precisará investir em suas campanhas de marketing geral, bem como em publicidades pagas. Orgânico significa apenas que você não está pagando para melhorar o alcance. 

Lembre-se de que você não verá os resultados do marketing orgânico imediatamente, como faz com a publicidade paga.

Além disso, a divulgação orgânica requer tempo, esforço e dedicação para trabalhar a favor da sua marca. No entanto, uma vez que essa estratégia esteja bem estabelecida, você começará a notar um aumento nas taxas de aquisição e retenção de clientes.

O que é público orgânico?

O termo público orgânico refere-se àqueles que são direcionados ao seu site ou blog por meio de impressões não pagas. Por exemplo, as pessoas que chegam ao seu site por meio de páginas de resultados de mecanismos de pesquisa ou postagens do Facebook e Instagram seriam consideradas público orgânico.

Sendo assim, a principal vantagem de ter um público orgânico  é que eles chegam ao seu site procurando algo que realmente desejam. Desse modo, quando você fornece isso, eles são mais propensos a voltar novamente.

À medida que o público orgânico de uma marca cresce, maiores as chances de seus membros converterem outros membros e manter um crescimento constante. 

Então, o fornecimento consistente de conteúdo valioso ao seu público ajudará a torná-los mais leais e mais propensos a defender sua marca, mesmo em tempos difíceis. 

Por exemplo, se um determinado segmento de pessoas critica sua marca, é mais provável que seu público orgânico se torne seu defensor, mitigando os danos à sua marca e passando uma imagem de confiabilidade (afinal, se tantas pessoas defendem é porque deve ser bom).

Como fazer divulgação orgânica?

Divulgação orgânica
Fonte: Imagem/Reprodução: Canva

A plataforma mais adequada para o seu negócio depende muito do seu público alvo e do produto ou serviço que está sendo vendido. Segundo pesquisa da Havas, 84% dos consumidores esperam que as marcas criem conteúdo. 

Afinal, seu público orgânico espera que você crie conteúdo que os envolva por meio de histórias, forneça soluções úteis e crie experiências divertidas.

As plataformas abaixo são as mais conhecidas e com maior probabilidade de serem usadas em sua estratégia de marketing orgânico:

Divulgação orgânica: Facebook

O Facebook oferece uma gama de possibilidades para os profissionais de marketing se conectarem com seus clientes sem anúncios pagos. 

Além de uma página de perfil, os proprietários de empresas podem participar de grupos para se conectar com seus consumidores, criar grupos para se estabelecer como autoridade no assunto, comprar e vender diretamente no marketplace e gerenciar eventos sem nenhum custo.

Instagram

Ultrapassando rapidamente o Facebook para as gerações mais jovens, o Instagram é uma plataforma baseada em imagens focada em trechos rápidos de conteúdo. Com as postagens certas, o Instagram é a ferramenta ideal para construir rapidamente uma tribo de seguidores com gostos semelhantes.

Em 2020, 34% dos consumidores digitais usaram as redes sociais para pesquisar novas marcas ou produtos (Business 2 Community).

Com a ascensão astronômica do recurso “Stories” no Instagram a publicidade online nunca teve um alcance maior do que hoje.

Pinterest

Além disso, uma outra plataforma baseada em imagens, o Pinterest atualmente possui a maior taxa de conversão de todas as mídias sociais e é particularmente bom para negócios altamente visuais, como design de interiores e moda.

Tik Tok

Com um crescimento de popularidade avassalador nos ultimos anos, o Tik Tok permite que os usuários compartilhem vídeos e fotos curtos com seus seguidores. É melhor para produtos direcionados à Geração Z (e mais jovens) e pode ser usado para aumentar o reconhecimento da marca entre esse público.

Influenciadores Digitais

Para garantir sua autenticidade, as marcas precisam se identificar e se conectar com influenciadores que são vistos menos como promotores digitais e mais como amigos confiáveis.

Ter uma celebridade com milhões de seguidores promovendo seu produto de forma natural como sendo um usuário da sua marca é uma das formas mais poderosas de atrair curiosos e potenciais consumidores. 

Divulgação orgânica: Youtube

Segundo pesquisa Think With Google, 80% dos compradores que assistem a um vídeo do YouTube relacionado a uma compra que planejam fazer ainda não se decidiram sobre a compra.

O YouTube provou ser uma ferramenta de publicidade na web extremamente importante para os consumidores que buscam se informar melhor antes de escolher um produto para gastar seu dinheiro. Saber mostrar sua marca dentro da plataforma de forma descontraída e casual é uma excelente forma de aumentar seu público orgânico através das recomendações aos usuários.

Blogs

Os blogs podem ser um site autônomo projetado para direcionar as pessoas para seu produto ou serviço ou simplesmente uma seção em seu site. 

Desse modo, eles devem fornecer informações úteis sobre os problemas enfrentados pelos consumidores em seu nicho ou, alternativamente, conteúdo divertido que leve os visitantes ao seu site. Um blog ou seção de notícias também é ótimo para SEO, pois aumenta as chances do seu site e sua marca serem descobertos através dos mecanismos de pesquisa.

Divulgação orgânica não é fácil!

A decisão de crescer sua marca com divulgação orgânica não é fácil no ambiente extremamente competitivo de hoje. Mas é muito recompensadora. Afinal, os consumidores querem apoiar marcas autênticas que compartilham seus valores. Sua audiência já está lá, basta você saber se comunicar com ela!

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