O que é ChatGPT SEO? 12 maneiras de usar a ferramenta para SEO

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Você já usou o chatGPT SEO para criar conteúdo? Em 2022, houve um grande avanço no campo da ciência da computação e inteligência artificial. Um dos desenvolvimentos mais notáveis foi o ChatGPT – um modelo de linguagem que utiliza aprendizado profundo para gerar respostas de texto semelhantes às humanas. Apenas dois meses após seu lançamento, o Reuters relatou que foi o aplicativo de crescimento mais rápido da história, atingindo uma base de usuários de 100 milhões em tempo recorde.

Inicialmente, muitos ficaram fascinados pela tecnologia e utilizaram o ChatGPT para tarefas mundanas, como responder perguntas triviais ou sugerir receitas de jantar. No entanto, à medida que a tecnologia continuou a evoluir e melhorar, as empresas começaram a explorar seu potencial para aprimorar suas estratégias de marketing digital. É aí que entra o ChatGPT SEO.

Vamos explicar brevemente o ChatGPT primeiro. Pense nele como seu assistente pessoal de alta tecnologia. É uma tecnologia de processamento de linguagem natural (NLP) que compreende suas entradas e fornece respostas relevantes. A OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, o treinou em um grande conjunto de dados de texto da internet para que ele possa responder aos usuários de maneira conversacional.

Em termos simples, o ChatGPT SEO é o processo de otimizar seu site e seu conteúdo para os mecanismos de busca usando a tecnologia do ChatGPT. Na verdade, o próprio ChatGPT pode dizer o que é o ChatGPT SEO. Então, perguntamos a ele a questão, e ele disse isso. Bastante apropriado. Mas como exatamente essa tecnologia ajuda com o SEO? Vamos explorar algumas das maneiras como o ChatGPT pode ser usado para fins de SEO.

1. Criação de Esboço de Conteúdo

Ao utilizar o ChatGPT para criar conteúdo completo, é essencial compreender como ele pode auxiliar nas etapas iniciais da criação de conteúdo de SEO. Uma das maiores dificuldades na criação de conteúdo amigável para SEO é elaborar um esboço que abranja todos os tópicos e palavras-chave necessárias. O ChatGPT pode ajudar nisso, gerando um esboço detalhado com base no tópico fornecido. Além disso, é possível fornecer palavras-chave específicas e solicitar que a ferramenta as adicione aos títulos para fins de SEO.

Ao solicitar ao ChatGPT a criação de um esboço para o artigo “Como Reconstruir seu Crédito”, é possível observar que ele inicia apresentando o tópico e fornecendo uma visão geral do que é a pontuação de crédito e por que é importante. Em seguida, sugere subtemas, como maneiras de melhorar seu crédito e desenvolver hábitos de crédito positivos. A ferramenta conclui o artigo com dicas adicionais, recursos e uma conclusão. Não é necessário seguir o esboço à risca, mas pode servir como um ótimo ponto de partida.

Para expandir o conteúdo, é possível criar mais títulos para os pontos do conteúdo. Por exemplo, é possível gerar subtítulos para “Negociar com credores”. Portanto, é possível expandir o conteúdo conforme desejado.

Se desejar que o esboço de conteúdo seja mais abrangente, é recomendável utilizar um prompt detalhado, solicitando um esboço estruturado e informativo para um post de blog sobre um determinado tema.

2. Geração de Títulos

O ChatGPT pode ser usado para criar títulos ricos em palavras-chave. Com o ChatGPT, pode-se solicitar que o sistema crie títulos que incluam palavras-chave específicas. Alguns especialistas afirmam que os títulos gerados pelo ChatGPT trazem melhores resultados em SEO do que aqueles escritos por humanos.

De acordo com Gael Breton, os títulos de podcast escritos pelo ChatGPT estão superando os títulos escritos pela equipe de funcionários em termos de desempenho. O ChatGPT oferece uma ampla possibilidade de personalização dos títulos, permitindo que sejam adaptados às necessidades de SEO.

3. Criação de Conteúdo

A criação de conteúdo com o ChatGPT pode ser realizada de várias maneiras. Uma delas é pedir ao ChatGPT para gerar o artigo completo, proporcionando um primeiro rascunho que pode ser refinado posteriormente. Além disso, é possível utilizar o ChatGPT para escrever apenas a introdução ou o conteúdo sob determinados títulos e subtítulos. Por exemplo, é viável solicitar que o ChatGPT adicione elementos de storytelling à introdução, tornando o conteúdo mais envolvente e relacional.

Outra forma de utilização é pedir ao ChatGPT para gerar conteúdo sob diferentes títulos e subtítulos, adaptando o tom, estilo e linguagem de acordo com as necessidades específicas. No entanto, é importante ressaltar que a intervenção humana é essencial, uma vez que o conteúdo gerado por IA não demonstra o nível de expertise, autoridade e confiabilidade (E-A-T) que o Google utiliza para classificar o conteúdo. Portanto, é necessário adicionar citações de especialistas ou insights pessoais para aprimorar o conteúdo gerado.

Em resumo, o ChatGPT oferece uma abordagem versátil para a criação de conteúdo, permitindo que os usuários personalizem o processo de acordo com suas preferências e requisitos específicos, garantindo ao mesmo tempo a qualidade e relevância do conteúdo gerado.

4. Pesquisa de Palavras-Chave

As palavras-chave são a base de qualquer estratégia de SEO bem-sucedida. No entanto, encontrar palavras-chave relevantes e com alto ranqueamento pode ser uma tarefa desafiadora. O ChatGPT pode ajudar a tornar esse processo mais fácil.

Embora o ChatGPT não seja uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, ele pode ser usado para gerar ideias de palavras-chave. Por exemplo, se você quiser gerar 10 palavras-chave de cauda longa para um serviço de construção de crédito, pode usar o ChatGPT para obter algumas ideias.

No entanto, é importante lembrar que o ChatGPT não fornece métricas como volume de pesquisa ou nível de concorrência. Portanto, você ainda precisará usar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave dedicada, como SEMrush, Ahrefs ou Google Keyword Planner.

O ChatGPT pode ser usado como ponto de partida para a sua pesquisa de palavras-chave. Depois de obter algumas ideias de palavras-chave do ChatGPT, você pode inseri-las em uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, como o SEMrush Keyword Overview, para obter palavras-chave relacionadas e métricas importantes, como volume de pesquisa e dificuldade de palavras-chave.

Ao fazer sua pesquisa de palavras-chave, é importante focar em palavras-chave de cauda longa, que são mais específicas e têm menor concorrência. Isso aumentará suas chances de ranquear bem nos mecanismos de busca e atrair tráfego qualificado para o seu site.

5. Agrupamento de Palavras-chave

No estudo de palavras-chave, a relevância semântica é a relação entre duas palavras ou frases. Ela mostra o quão próximas elas estão em termos de significado. Por exemplo, ”pontuação de crédito” e ”classificação de crédito” são semanticamente relevantes. Mas ”pontuação de crédito” e ”melhores ofertas de cartão de crédito” não são tão relacionados.

Por que isso é importante? Porque agrupar suas palavras-chave com base na relevância semântica pode ajudar a estruturar melhor seu conteúdo. Além disso, facilita o mapeamento de conteúdo.

O ChatGPT pode ajudar a agrupar palavras-chave relevantes para que você possa usá-las em um mesmo conteúdo. Por exemplo, tínhamos 100 palavras-chave para o artigo sobre dicas de construção de crédito.

Pedimos ao ChatGPT que as classificasse com base na relevância semântica.

Como você pode ver, o ChatGPT criou categorias separadas para palavras-chave relacionadas a:

  • Especificidade do público-alvo
  • Soluções para histórico de crédito negativo
  • Estratégias de construção de crédito
  • Monitoramento e relatórios de crédito
  • Ferramentas e recursos de construção de crédito
  • Situações financeiras específicas

Agora você pode usar cada um desses grupos como uma ideia de artigo. Use as palavras-chave listadas em seu artigo para uma otimização de SEO ideal.

6. Agrupamento Temático

Os agrupamentos temáticos diferem dos grupos, pois não são baseados em relevância semântica, mas sim nos tópicos ou temas dentro de um conteúdo.

Por exemplo, um agrupamento temático para um artigo sobre construção de crédito pode incluir subtópicos como “por que construir crédito é importante”, “como melhorar sua pontuação de crédito” e “estratégias de construção de crédito para iniciantes”.

O ChatGPT possui uma ferramenta dedicada de agrupamento de palavras-chave que pode ser usada para esse fim. No entanto, ela só está disponível no ChatGPT Plus.

No entanto, você também pode usar a versão gratuita em certa medida. Aqui está um prompt útil:

“Dê-me ideias de agrupamento de tópicos para a palavra-chave ‘dicas de construção de crédito para iniciantes'”.

Cada agrupamento pode ser um sub-título em seu pilar de postagem na palavra-chave principal. Você pode então escrever artigos individuais sobre cada subtópico e vinculá-los de volta ao pilar de postagem.

A interligação torna seu site mais coeso e dá aos visitantes um motivo para permanecer mais tempo em seu site. Além disso, permite uma rastreabilidade suave para uma melhor indexação pelos mecanismos de pesquisa.

7. Geração de Descrições de Produtos

As descrições de produtos em sites de e-commerce são uma parte importante do SEO. É importante que as descrições contenham palavras-chave relevantes e frases que os usuários provavelmente procurarão. Além disso, as descrições devem ser envolventes e informativas o suficiente para incentivar potenciais clientes a fazer uma compra.

O ChatGPT pode ser usado para gerar descrições de produtos com base em prompts específicos. Por exemplo, é possível usar o prompt “Crie descrições de produtos concisas e otimizadas para SEO para nossos modeladores de cabelo. Destaque as principais características, benefícios e pontos de venda exclusivos. Use uma linguagem envolvente e incorpore palavras-chave relevantes para uma visibilidade online eficaz”.

Ao especificar as palavras-chave desejadas e as características do produto no prompt, o ChatGPT gera uma descrição concisa e otimizada para SEO. É possível usar o mesmo prompt para gerar descrições de produtos tangíveis, como roupas ou produtos de beleza.

O ChatGPT permite que o usuário especifique o comprimento da descrição, o que é ideal para a maioria das plataformas de e-commerce. Além disso, o ChatGPT fornece uma lista de palavras-chave usadas na descrição, o que pode ajudar a otimizar ainda mais a descrição para SEO.

No entanto, é importante lembrar que o tom da descrição pode ser ajustado para atender ao público-alvo e à voz da marca. Por exemplo, é possível usar o ChatGPT para reescrever a descrição para atender ao público-alvo da Geração Z.

Em resumo, o ChatGPT é uma ferramenta útil para gerar descrições de produtos otimizadas para SEO em sites de e-commerce. Ao usar prompts específicos e especificar palavras-chave e características do produto, é possível criar descrições envolventes e informativas que atraem potenciais clientes e melhoram a visibilidade online.

8. Identificação de Websites para Publicação de Convidados

Identificação de Websites para Publicação de Convidados

Backlinks são um componente essencial para a otimização de mecanismos de busca (SEO). Eles consistem em links externos que direcionam usuários de outros sites para o seu site. Esses links são um fator importante de classificação para os mecanismos de busca e podem melhorar a sua autoridade e credibilidade em determinado tópico. Embora o ChatGPT não auxilie diretamente na análise de backlinks, ele pode ser utilizado para encontrar websites nos quais é possível escrever postagens como convidado.

A busca manual por websites relacionados ao seu nicho pode ser demorada. O ChatGPT pode automatizar essa tarefa ao receber um prompt específico, como “Meu negócio vende ferramentas de gerenciamento de projetos para pequenas empresas. Encontre 10 websites para publicação de convidados.” Após inserir esse texto no ChatGPT, é possível receber uma lista de resultados, incluindo informações sobre o conteúdo geral dos websites e links para seus blogs.

Além de mostrar possíveis websites para publicação de convidados, o ChatGPT também fornece informações sobre os temas que esses websites costumam abordar. Ele também pode sugerir ideias de tópicos para a proposta de publicação de convidados, oferecendo um ponto de partida valioso para a abordagem inicial.

9. Escrita de Meta Descrição

Meta descrições são resumos curtos do conteúdo de uma página da web. Elas são importantes para SEO, pois afetam as taxas de cliques nas páginas de resultados dos mecanismos de busca.

De acordo com o Google: ”As meta descrições podem tecnicamente ter qualquer tamanho, mas o Google geralmente trunca as informações para cerca de 155-160 caracteres. É melhor manter as meta descrições longas o suficiente para que sejam suficientemente descritivas, então recomendamos descrições entre 50 e 160 caracteres.”

Ao criar meta descrições, é preciso garantir que elas contenham palavras-chave relevantes. Elas também devem ser atraentes o suficiente para dar às pessoas uma razão para clicar no seu artigo em vez do de um concorrente.

O ChatGPT pode automatizar a escrita de meta descrições. Use o seguinte comando:

”Gere uma meta descrição única de no máximo 150 caracteres para a palavra-chave ”dicas de construção de crédito”.”

Aqui está o resultado que obtivemos:

”Construa seu crédito com essas dicas de construção de crédito comprovadas. Aprenda como melhorar sua pontuação de crédito e obter aprovação para financiamento.”

Se você não estiver satisfeito com o primeiro resultado, pode fazer com que o ChatGPT gere várias meta descrições das quais você pode escolher.

10. Criação de Diretório de Rastreamento

O diretório de rastreamento é uma pasta que contém todas as informações coletadas durante o processo de rastreamento da web. Ele armazena dados como URLs, descrições meta, tags de título e outros elementos HTML relevantes.

O ChatGPT pode ser usado para criar diretórios de rastreamento para o arquivo robots.txt do seu site. O arquivo robots.txt é como um mapa para os rastreadores de mecanismos de pesquisa, informando quais páginas ou diretórios são permitidos ou não permitidos para serem rastreados.

Por exemplo, você pode querer informar aos rastreadores para não indexar a página de administração do seu site ou determinados diretórios privados.

Para gerar um diretório de rastreamento para o arquivo robots.txt do seu site, você pode usar o seguinte prompt:

”Crie um arquivo robots.txt para o meu site www.meusite.com. Bloqueie o Google de rastrear a página company/admin.html. Não bloqueie o Bing de rastrear nenhuma página. Inclua o mapa do site XML.”

Ao inserir esse prompt no ChatGPT, você pode obter o seguinte resultado.

Comando Resultado
User-agent: Google
Disallow: /company/admin.html
User-agent: Bing
Allow: /
Sitemap: www.meusite.com/sitemap.xml
Cria um arquivo robots.txt que bloqueia o Google de rastrear a página company/admin.html, não bloqueia o Bing de rastrear nenhuma página e inclui o mapa do site XML.

Observe que é importante verificar quais páginas você está bloqueando para que os rastreadores não as rastreiem. Verifique também a sintaxe e a localização do seu arquivo para evitar erros.

11. Escrita de Marcação de Esquema

A marcação de esquema do seu site é um componente crítico de sua estratégia de SEO. Ele ajuda os mecanismos de pesquisa a entender o conteúdo em seu site e determinar com mais precisão a relevância do seu site para a consulta de pesquisa do usuário. É como uma linguagem que os mecanismos de pesquisa entendem e usam para categorizar e exibir seu conteúdo da melhor maneira possível.

O ChatGPT pode escrever esse trecho de código para você. Use este prompt:

*”Escreva dados de estrutura para marcação de itinerário de viagem. O nome do meu artigo é Itinerário de Viagem pela Europa para Viajantes com Orçamento Limitado. Complete o restante dos campos.” *

O ChatGPT gerou a seguinte marcação de esquema para o prompt fornecido. Ele também nos deu instruções sobre como podemos usar este código em nosso site. Aqui está o que foi instruído:

*”Substitua espaços reservados como “Seu Nome”, “Seu Nome de Publicação”, “URL_da_imagem_principal_do_artigo”, “URL_do_logotipo_do_publicador”, “URL_da_página_do_artigo”, “Destino 1”, “URL_do_destino_1″, etc., com as informações apropriadas.” *

12. Geração de Snippet Hreflang

Os tags hreflang são importantes para sites que possuem conteúdo em vários idiomas e/ou regiões geográficas. Eles ajudam os mecanismos de pesquisa a entender qual versão do seu site deve ser exibida para usuários de locais ou preferências de idiomas diferentes.

Se você é uma marca de cuidados com a pele que vende em 6 países, pode usar tags hreflang para levar seu SEO internacional para o próximo nível. Você pode usar um prompt como este para gerar snippets hreflang para diferentes países:

Escreva o código hreflang para o nosso post em francês sobre pacotes de marketing digital. A versão em inglês está aqui: https://influencermarketinghub.com/types-of-digital-marketing-packages/ e aqui está a URL da versão em francês: https://influencermarketinghub.com/types-de-forfaits-de-marketing-numérique/

Aqui está o resultado que obtivemos:

<link rel="alternate" hreflang="en" href="https://influencermarketinghub.com/types-of-digital-marketing-packages/" />
<link rel="alternate" hreflang="fr" href="https://influencermarketinghub.com/types-de-forfaits-de-marketing-numérique/" />

Se você não sabe onde adicionar esses snippets, pode perguntar ao ChatGPT e ele fornecerá uma resposta mais detalhada.

Melhores Práticas para ChatGPT SEO

Agora que você sabe algumas maneiras de usar o ChatGPT para SEO, aqui estão algumas melhores práticas a serem lembradas.

Não confie demais nele. Sim, o ChatGPT pode ajudar, mas é exatamente isso que ele faz: ajuda. Ele não assume o trabalho do seu especialista em SEO, nem pode substituir a necessidade de uma pesquisa de palavras-chave completa e técnicas adequadas de otimização.

O ChatGPT é apenas mais uma ferramenta em seu arsenal de SEO. Ele pode fornecer o impulso extra necessário, mas não deve ser confiado como a única fonte de estratégia de SEO.

Verifique o conteúdo duas vezes. Como o ChatGPT é treinado com dados da Internet, ele é propenso a preconceitos e imprecisões. Sempre verifique seu conteúdo antes de postar.

Um revisor de textos pode ajudar a detectar quaisquer erros ou linguagem discriminatória que possa ter sido gerada inadvertidamente pelo ChatGPT.

Verifique os snippets de código. Da mesma forma, se você usar snippets de código gerados pelo ChatGPT, revise-os antes da implementação.

Sua equipe de SEO técnico deve ser capaz de identificar quaisquer problemas potenciais ou conflitos com o código do seu site.

Use várias entradas. Não se contente com a primeira resposta que o ChatGPT lhe der.

Experimente com diferentes entradas e variações. Além disso, adicione detalhes às suas solicitações para que as saídas fiquem o mais próximas possível do conteúdo desejado.

Adicione insights humanos. Novamente, ao usar o ChatGPT para criação de conteúdo, dê um toque humano ao conteúdo. A nova atualização do Google está reprimindo o conteúdo escrito por IA em grande escala. Você não quer ser uma vítima.

Se você é um especialista no assunto, adicione seus próprios insights. Caso contrário, adicione citações de especialistas e estudos de caso.

Conclusão

O ChatGPT pode ser uma ferramenta útil para SEO. Ele pode realizar muitas tarefas de SEO na página, desde a criação de conteúdo até a otimização de cabeçalhos.

No SEO fora da página, ele pode ajudar a sugerir sites para alcance de postagens de convidados. Para o lado técnico das coisas, o ChatGPT pode gerar snippets hreflang e marcações de esquema.

Portanto, há um caso de uso para ele em todos os aspectos do SEO. A chave é combinar a velocidade e eficiência do ChatGPT com a entrada e insights humanos.

Sempre revise e refine as saídas do ChatGPT. Use diferentes variações de solicitações para obter os resultados desejados. Depois de aperfeiçoar uma solicitação, você pode torná-la a padr

Perguntas Frequentes

O que é SEO no ChatGPT?

SEO no ChatGPT refere-se à otimização de mecanismos de busca utilizando o modelo de linguagem GPT para gerar conteúdo otimizado para mecanismos de busca.

Qual a melhor ferramenta de SEO?

Existem várias ferramentas de SEO disponíveis, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens. É importante considerar as necessidades específicas do projeto ao escolher a ferramenta mais adequada.

Qual é o chat GPT verdadeiro?

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, é reconhecido como um dos principais modelos de linguagem GPT disponíveis atualmente.

Como usar o ChatGPT para criar conteúdo?

O ChatGPT pode ser utilizado para criar conteúdo de forma eficaz, fornecendo prompts claros e relevantes para orientar a geração de texto.

Inteligência Artificial para SEO funciona?

A aplicação de inteligência artificial para SEO pode ser eficaz na geração de conteúdo otimizado e na identificação de tendências de busca, contribuindo para a melhoria do desempenho nos mecanismos de busca.

Como fazer Prompt ChatGPT para SEO?

Ao criar prompts para o ChatGPT, é importante considerar palavras-chave relevantes, estrutura de tópicos e intenção de busca para garantir a geração de conteúdo otimizado para SEO.

Onde encontrar os melhores comandos Chat GPT?

Os melhores comandos para o ChatGPT podem ser encontrados em recursos online, fóruns de discussão e documentação oficial, fornecendo orientações sobre como utilizar o modelo de forma eficaz.

Qual é o melhor ChatGPT video?

A escolha do melhor vídeo relacionado ao ChatGPT pode depender das necessidades individuais do usuário, incluindo preferências de aprendizado, tópicos específicos e estilo de apresentação.