Melhores tipos de conteúdo do YouTube: guia completo para se destacar

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Você sabe quais são os tipos de conteúdo do Youtube que mais fazem sucesso? O YouTube tornou-se um fenômeno de conteúdo. Desde 2005, quando o primeiro vídeo do YouTube, “Me At The Zoo”, foi carregado, ninguém poderia imaginar o quão importante esse meio de compartilhamento de vídeos se tornaria. O poder e influência do YouTube cresceram em uma velocidade impressionante, a ponto de reivindicar o título de segundo maior mecanismo de busca do mundo, depois do Google. Algumas estatísticas do YouTube são surpreendentes: mais de 2,7 bilhões de usuários ativos mensais, mais de 1 bilhão de horas de conteúdo assistidas por dia e mais de 500 horas de conteúdo carregadas a cada minuto.

Uma pesquisa encomendada pela SproutSocial investigou as últimas tendências de visualização no YouTube. Descobriu-se que o grupo etário de 15 a 35 anos representa o maior segmento de usuários do YouTube, e que o inglês e o espanhol estão entre os idiomas mais comumente usados na plataforma. Além disso, o estudo revelou que 35% das principais pesquisas globais do YouTube em 2022 estavam relacionadas à TV, e que a Geração Z depende do YouTube para explorar mais profundamente seus programas de TV favoritos.

1. Animais Engraçados

Não há como evitar ver animais engraçados na internet – os feeds do Facebook, em particular, parecem estar cheios de criaturas. As pessoas adoram ver animais fofos, especialmente quando estão fazendo algo fora do comum – vídeos de gatos dormindo não estão na moda este ano!

O YouTube também tem sua parcela de canais engraçados de animais, alguns retratando vídeos de animais reais roubando a cena, outros – como Simons Cat – sendo animados.

Existem também inúmeros canais sérios de animais, incluindo vídeos da National Geographic com o renomado David Attenborough.

2. Video Game Walkthroughs

Os vídeos de jogos de vídeo são extremamente populares, especialmente entre os jovens do sexo masculino, que são os principais jogadores. Um tipo comum de vídeo de jogo é o “walkthrough”, no qual alguém joga um jogo e comenta enquanto avança no jogo. Minecraft é um jogo especialmente popular para este tipo de vídeo devido à sua capacidade de ser modificado, o que permite aos criadores de conteúdo usar personagens modificados. Isso contribui para a popularidade do jogo, apesar dos gráficos mais simples. Além disso, os criadores de vídeos podem interagir com seus seguidores, e até mesmo realizar sessões de jogo ao vivo, o que pode gerar um grande engajamento. Este tipo de conteúdo é uma das principais formas de entretenimento para os entusiastas de jogos.

3. Guias e Tutoriais em Vídeo

Existem três tipos de estilo de aprendizagem: visual (por ver), auditivo (por ouvir) e cinestésico (por fazer). Todo mundo aprende usando uma combinação desses estilos, mas a maioria das pessoas acha um dos métodos mais fácil do que os outros. Bons professores tentam usar uma mistura de todos os três métodos em suas salas de aula.

Embora sempre seja difícil ensinar cinestésicamente em um vídeo, é o meio perfeito para aqueles que amam experiências de aprendizado visual e auditivo. Um vídeo bem estruturado, que o incentiva a trabalhar junto com a apresentação, pode ser útil até mesmo para aqueles mais inclinados ao cinestésico.

Há tantos vídeos de “como fazer” no YouTube que você provavelmente encontrará algo para ajudá-lo a fazer praticamente qualquer coisa que possa imaginar. Esses vídeos têm uma vantagem de serem quase atemporais – a única razão pela qual um vídeo ficaria desatualizado é que a atividade em si muda ou fica desatualizada.

Não importa se você está procurando por tutoriais, vídeos de como fazer ou guias em vídeo, o YouTube é um ótimo recurso para aprender algo novo ou aprimorar suas habilidades existentes. Com a ajuda de vídeos instrutivos, você pode aprender a fazer quase qualquer coisa, desde consertar um carro até cozinhar uma refeição gourmet.

4. Análises de Produtos

Hoje em dia, é comum as pessoas recorrerem à internet quando estão considerando fazer uma compra. Elas querem descobrir o que outras pessoas pensam sobre os produtos que lhes interessam. O YouTube não é diferente de outras redes sociais nesse sentido. As pessoas procuram os canais de quem confiam para ver o que acham de vários produtos que foram avaliados.

Pesquisas regulares mostram que os consumidores são mais propensos a fazer uma compra se virem uma análise positiva online. Obviamente, isso depende do produto, mas o YouTube é o meio perfeito para muitos produtos. As pessoas acham muito mais fácil se relacionar com uma análise se puderem ver fisicamente o produto sendo usado, seja maquiagem sendo aplicada, um carro sendo testado ou o mais recente gadget de cozinha sendo utilizado.

Além das análises de produtos, as análises de vídeo de demonstração de produtos também são populares. Esses vídeos mostram como o produto funciona e o que ele pode fazer. Isso ajuda os consumidores a ter uma ideia melhor do que estão comprando.

5. Vídeos de Fofoca de Celebridades

Pessoas sempre tiveram interesse em fofocas de celebridades, com tabloides e canais de televisão dedicados a esse tema. Não é surpresa que o YouTube seja uma fonte popular para manter-se atualizado com fofocas de celebridades. Muitos desses vídeos parecem saídos diretamente dos tabloides, e nem tudo que é visto e ouvido neles pode ser considerado verídico. Um dos canais de fofoca de celebridades mais conhecidos é um desdobramento do site de notícias de celebridades TMZ. Os vídeos de reação também são populares nesse nicho, onde os espectadores assistem a outras pessoas reagindo a notícias ou fofocas de celebridades.

6. Vlogs

Vlogs são uma forma de vídeo blog, e a ideia é, em certa medida, a mesma que a do blog original. Eles são efetivamente um equivalente em vídeo do seu antigo diário. Como um diário, os vlogs usam diálogo não roteirizado e geralmente apresentam uma visão autêntica da mente do criador de vídeo. Eles muitas vezes se concentram em um tópico específico.

Vlogs são frequentemente o equivalente do YouTube à televisão de realidade. Você tem a chance de ver a vida (ou pelo menos tanto quanto eles estão dispostos a compartilhar) do vlogger. Assim como a televisão de realidade pode gerar alguns números de visualização assustadoramente altos, muitos canais de vlogs têm um número considerável de seguidores.

Os vlogs são uma maneira popular de os YouTubers se conectarem com seus espectadores de uma maneira mais pessoal. Eles podem ser usados para compartilhar histórias pessoais, dicas de vida, opiniões sobre tópicos específicos e muito mais. Alguns vlogs também são vídeos de perguntas e respostas, onde os espectadores enviam perguntas e o YouTuber responde a elas em um vídeo.

Os vlogs também podem ser usados para mostrar os bastidores de um projeto ou evento. Esses vídeos são chamados de vídeos de “behind the scenes” (BTS) e dão aos espectadores uma visão dos bastidores de como um vídeo ou evento foi criado.

Outro tipo de vídeo popular é o “ask me anything” (AMA), onde os espectadores enviam perguntas para o YouTuber responder em um vídeo. Esses vídeos podem ser uma ótima maneira de os espectadores conhecerem melhor o YouTuber e sua vida pessoal.

Os vlogs também podem ser usados como podcasts em vídeo. Esses vídeos são chamados de video podcasts e geralmente apresentam conversas informais entre o YouTuber e convidados especiais.

Por fim, o YouTube Live é uma forma de vlog ao vivo, onde os YouTubers podem se conectar com seus espectadores em tempo real. Os espectadores podem enviar perguntas e comentários enquanto o YouTuber transmite ao vivo.

7. Vídeos de Comédia / Esquetes

Vídeos de comédia

Muitas pessoas criam vídeos de comédia e esquetes para manter seu público entretido. O senso de humor é pessoal, mas há tantos vídeos de comédia online que é possível encontrar alguém que combine com seu estilo. Esses vídeos de comédia são alguns dos mais compartilhados, frequentemente viralizando no Facebook e outras redes sociais, tornando-se um dos tipos mais propensos a se tornar viral.

Alguns canais de comédia no YouTube geram audiências maiores do que muitos programas de televisão de comédia em rede.

8. Compras em Série / Hauls

Muitas mulheres, em particular, gostam de assistir a pessoas fazendo compras em série de coisas que só conseguem imaginar comprando. Você pode não conseguir ir às compras de sapatos de alta qualidade e comprar uma dúzia de pares de sapatos de marca, mas pode gostar de ver outra pessoa fazendo isso.

Os vídeos de compras em série, mais tradicionalmente conhecidos como hauls, focam em pessoas fazendo compras de produtos específicos. Os mais comuns desses tipos de vídeos tendem a ser nos canais de beleza, moda e estilo de vida.

Esses vídeos oferecem uma oportunidade clara para marcas que desejam se envolver no marketing de influência, desde que os produtos comprados correspondam aos tipos de produtos que os espectadores do canal amam e desejam.

9. Vídeos de Unboxing

Os vídeos de unboxing são um fenômeno do século XXI entre os tipos de conteúdo do Youtube. Um número surpreendentemente grande de pessoas gosta de assistir alguém tirar um produto novo da caixa! Esses vídeos são uma extensão de vídeos de compras e avaliações de produtos – na realidade, eles se encaixam em algum lugar entre o processo de compra de um produto e o ato de usá-lo e avaliá-lo.

De certa forma, o amor por esses vídeos pode ser comparado ao amor de uma criança pela manhã de Natal – metade da diversão é desembrulhar os presentes e ver o que há dentro. É o mesmo para os vídeos de unboxing, pois o espectador tem a oportunidade de participar da antecipação de ver pela primeira vez o conteúdo da embalagem.

Assim como nos vídeos de compras e avaliações, os vídeos de unboxing podem ter um grande impacto nas decisões de compra do consumidor e podem ser muito lucrativos para as marcas. Esta é outra área com enorme potencial para o marketing de influência.

10. Vídeos Educativos

Vídeos educativos são uma forma eficaz de compartilhar conhecimento e informações com o público. Eles abrangem uma variedade de tópicos, desde tutoriais práticos até vídeos explicativos sobre conceitos complexos. Canais renomados, como TED e National Geographic, oferecem conteúdo educacional de alta qualidade, muitas vezes compartilhando material de organizações oficiais.

Além disso, há canais que se concentram em fornecer vídeos educativos para crianças e estudantes. Esses vídeos buscam despertar o interesse e oferecer conteúdo cativante para seus jovens espectadores. Essa categoria é considerada perene, pois muitos desses vídeos continuam a atrair novos públicos ano após ano, recebendo visitas repetidas, desde que seu valor educacional permaneça relevante.

11. Paródias

Embora seja um tipo especializado de vídeo de comédia, as paródias são populares o suficiente para contar como um tipo separado de vídeo no YouTube. Existem vários canais de vídeo de paródia – alguns mais bem-sucedidos e talentosos do que outros. Alguns dos melhores fazem paródias de videoclipes, muitas vezes com um trabalho bastante profissional. De certa forma, esses são os tipos mais difíceis de vídeo de se fazer – pode haver uma linha tão tênue entre uma paródia bem-sucedida, bem escrita e bem executada e uma que não consegue se conectar com seu público.

12. Brincadeiras

Entre os tipos de conteúdo do Youtube, as brincadeiras sempre chamam atenção. Há dez anos, Johnny Knoxville fez seu nome com o Jackass – que, de muitas maneiras, foi o precursor de todos os vídeos de brincadeiras do YouTube. Eles certamente estão entre os vídeos mais compartilhados, não apenas no YouTube, mas também no Facebook e em outras plataformas de mídia social.

Esses vídeos apresentam pegadinhas em amigos, familiares e membros inadvertidos do público. Embora nem sempre seja o tipo mais confortável de vídeo para os participantes fazerem, esses vídeos são definitivamente uma maneira de transformar pessoas em estrelas das redes sociais.

Existem algumas séries de vídeos em que as pessoas pregam peças umas nas outras, apenas para que aquela pessoa se vingue no próximo vídeo. Existem até séries de vídeos de brincadeiras com maridos e esposas.

Algumas dessas brincadeiras podem ser bastante controversas, então qualquer marca que queira se conectar a um canal de brincadeiras deve garantir que os valores de sua empresa e os dos brincalhões sejam compatíveis.

As brincadeiras são uma forma divertida e criativa de entreter o público, mas devem ser feitas com responsabilidade e respeito. Certifique-se de que todas as brincadeiras sejam seguras e não causem danos físicos ou emocionais a ninguém.

Se uma marca quiser se associar a um canal de brincadeiras, é importante que ela escolha um canal cujo conteúdo esteja alinhado com os valores da marca e que não possa prejudicar a imagem da empresa.

Perguntas Frequentes

Que tipos de conteúdo são ideais para produzir no YouTube?

  • Os tipos de conteúdo ideais para produzir no YouTube incluem tutoriais, vlogs, análises de produtos, vídeos de entretenimento, e conteúdo educacional.

Quais são os temas mais procurados no YouTube?

  • Os temas mais procurados no YouTube abrangem música, entretenimento, tutoriais de maquiagem, fitness, jogos, e viagens.

Qual é o tipo de conteúdo mais visualizado no YouTube?

  • O tipo de conteúdo mais visualizado no YouTube inclui vídeos musicais, vlogs, tutoriais, e conteúdo humorístico.

Quais são os tipos de canais populares no YouTube?

  • Os tipos de canais populares no YouTube são os de música, entretenimento, jogos, beleza, fitness, e viagens.

Quais são os melhores tipos de conteúdo para youtubers iniciantes?

  • Os melhores tipos de conteúdo para youtubers iniciantes incluem tutoriais, vlogs, análises de produtos, e conteúdo educacional.

Como monetizar vídeos com direitos autorais?

  • A monetização de vídeos com direitos autorais pode ser feita através de licenças de uso, permissão dos detentores dos direitos autorais ou através de plataformas de licenciamento de conteúdo.

Como monetizar vídeos de terceiros?

  • A monetização de vídeos de terceiros requer a obtenção de permissão dos criadores originais ou a utilização de plataformas de compartilhamento de receita.

Quais são os temas mais pesquisados no YouTube hoje?

  • Os temas mais pesquisados no YouTube hoje incluem notícias recentes, tendências de entretenimento, tutoriais práticos e vídeos de opinião sobre assuntos atuais.

Quais são as melhores ideias de vídeos criativos para trabalho?

  • As melhores ideias de vídeos criativos para trabalho incluem vídeos de apresentação de projetos, tutoriais de habilidades profissionais, entrevistas com especialistas e vídeos promocionais de produtos ou serviços.