O que é um release: Descubra como fazer

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O que é um release? Um comunicado de imprensa, ou release, é uma declaração oficial de uma empresa para conhecimento do público com o intuito de divulgar algum fato relevante sobre seus negócios. Sendo assim, saiba mais sobre uma release, como escrever e muito mais.

Muitas empresas deixam de investir em bons releases por achar que esse meio de comunicação está morto, quando na verdade ele só não está sendo bem explorado.

Normalmente, pensamos em release como sendo uma comunicação enviada para jornais, revistas, estações de rádio e estações de televisão. Atualmente, eles também são enviados para blogueiros influentes e outros meios de comunicação online.

Pensando na importância da release e como ela vem se desenvolvendo no mercado, veja como funciona e as principais informações sobre uma release.


O que significa o release?

Um release é uma breve notícia ou resumo, alertando a mídia sobre as novidades e atividades do seu negócio.

Sendo assim, o objetivo principal de um release deve ser  promover algo, seja um evento, um prêmio ou uma mudança em sua empresa. 

Como enviar um release para os meios de comunicação não significa necessariamente que ele será publicado. Desse modo, os comunicados de imprensa não podem ser considerados uma ferramenta de marketing garantida.

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O que é um release: Como fazer um release?

Agora que você já sabe o que é um release, veja como fazer. Sendo assim, se você conseguir que a mídia se interesse pelo que sua empresa tem a dizer, eles escreverão histórias e produzirão conteúdo sobre seu produto ou serviço.  

Sendo assim, um release deve ser simples e curto e de preferência em um formato que permita copiar e colar. Além disso, os jornalistas recebem dezenas de releases todos os dias e, se tiverem que ler e editar um texto muito longo, podem desistir antes mesmo de começar. Desse modo, um bom release deve ser claro e direto ao ponto, sem divagar sobre o assunto. 

É importante notar que os jornalistas dão preferência a releases que são relevantes para seu público. Jornalistas de negócios, por exemplo, procuraram comunicados sobre fusões corporativas, enquanto a mídia centrada no consumidor prioriza histórias sobre os últimos lançamentos de produtos.

O que é uma release: Exemplos de releases

O que é um release?
Fonte: Imagem/Reprodução: Canva

Lançamentos de produtos

Comunicar à imprensa sobre o lançamento de um produto é importante para divulgar as novas soluções que sua empresa está oferecendo aos seus consumidores.

Sendo assim, o release nesse caso deve enfatizar as especificações do produto, preço, disponibilidade e quaisquer outros detalhes que possam ser do interesse do consumidor.

Fusões e aquisições

Informar ao público sobre mudanças na estrutura organizacional de uma companhia é fundamental. Afinal, é essencial para manter a confiança dos consumidores e acionistas.

Atualizações de produtos

Semelhante ao lançamento de um novo produto, as atualizações e expansões de produtos também devem ser comunicadas à imprensa. 

Desse modo, ao saber o que é um release e como fazer, é importante que explique qual é a mudança, por que foi feita e como ela beneficia o usuário.

O que é uma release: Eventos

Os releases sobre um evento que sua empresa estará oferecendo ou participando são fundamentais para atrair outros tipos de mídia não convencionais para a cobertura desse evento.

Grandes Inaugurações

Se você abriu uma nova filial ou mudou seu negócio para um local maior e mais espaçoso, anuncie os detalhes em um comunicado para a imprensa.

Sendo assim, informe o motivo da mudança, a data e o local da grande inauguração e o impacto que essa inauguração vai ter nos seus lucros. 

Novas parcerias

Semelhante às fusões e aquisições, um comunicado à imprensa anunciando novas parcerias é uma tática de marketing mutuamente benéfica.

Desse modo, para executar esse tipo de release de forma eficaz, certifique-se de escrever um resumo sobre cada empresa. Além disso, informe por que a parceria foi criada, quem se beneficia e quaisquer detalhes adicionais importantes para as partes interessadas atuais e futuras.

Reformulação

Rebranding é uma coisa difícil para qualquer empresa, e ocasionalmente pode resultar em confusão e constrangimento.

Portanto, uma maneira de tornar a transição mais suave é anunciar a mudança da marca em um comunicado à imprensa, incluindo detalhes sobre o que está mudando, o motivo da mudança, as datas em que as mudanças entram em vigor e os responsáveis pela transição.

Mudanças na equipe executiva

Os executivos geralmente servem como rostos da empresa, portanto é sempre imprescindível comunicar a imprensa sobre qualquer mudança relevante no alto escalão.

Além disso, o release pode incluir informações biográficas para estabelecer credibilidade, juntamente com uma foto e outros detalhes pertinentes.

Prêmios

Quando se trata de excelência empresarial, não há problema em se gabar. Afinal, releases sobre prêmios e realizações servem para consolidar sua organização como uma autoridade em sua área de atuação.

Esse comunicado à imprensa inclui informações sobre a empresa e por que eles receberam o prêmio, informações sobre o prêmio em si e detalhes sobre a cerimônia.

Como escrever um release?

Agora que você já sabe o que é um release, chegou o momento de começar a escrever. Para começar, você deve ter um propósito para escrever e enviar um release. 

Além disso, você precisa escrever sobre tópicos interessantes que chamaram a atenção das pessoas, como um evento especial ou um novo produto/recurso a ser lançado. 

Os releases mais eficazes incluem um título que incentiva os jornalistas a continuar lendo, bem como um texto conciso que responde a todas as perguntas que um jornalista possa ter.

1. Avalie o tema

O primeiro passo é reconhecer e avaliar se o tópico é relevante. Afinal, o objetivo de um comunicado à imprensa é informar o público de fatos relevantes, e não cansá-lo com baboseiras.

2. Enfatize o que torna seu release importante

O que em seu release vai chamar a atenção das pessoas? Por que é importante para a comunidade? Por que eles deveriam se importar? Sendo assim, enfatize um ou dois dos elementos básicos acima ao escrever seu release.

3. Escreva um título claro

O título do seu release é a parte que você espera que apareça na primeira página do veículo de notícias. Portanto, o título deve ser claro, cativante, sem jargões e focado na mensagem principal que você deseja transmitir.

Idealmente, apenas lendo o título, os jornalistas (e os leitores) podem ter uma ideia completa do que é a notícia.

4. Insira informações importantes no primeiro parágrafo

Após o título, o primeiro parágrafo de um release deve responder às perguntas 5W+1H : quem, o quê, onde, quando, por que e como. Hoje em dia, o tempo médio de atenção de uma pessoa é de apenas oito segundos . Portanto, é importante fornecer todas as informações importantes imediatamente. 

5. Insira aspas

Um ótimo comunicado de imprensa sempre tem citações relevantes de porta-vozes da empresa e especialistas no assunto. 

A mídia geralmente está interessada em ouvir a opinião de figuras públicas. Então, use isso a seu favor e concentre-se em incluir a citação de pelo menos uma autoridade no assunto ao criar um release. 

6. Use dados

Para tornar o seu comunicado de imprensa completo, certifique-se de adicionar informações básicas sobre o tema. 

Ao fornecer o panorama do setor antecipadamente para o jornalista, você pode fazer metade do trabalho para ele. Muitas vezes, isso é esquecido, mas fornecer esse tipo de dados é uma das maneiras mais fáceis de fazer com que seu release pareça mais realista e não descaradamente promocional.

7. Utilize técnicas de SEO

Você também vai querer ter certeza de que seu release apareça entre os melhores resultados dos mecanismos de busca. Para fazer isso, use subtítulos, palavras chave e backlinks para conteúdos sobre os quais as pessoas possam querer saber mais depois de ler seu comunicado à imprensa.

O que é uma release: Dicas no momento de fazer uma release

Busque um feedback

Entre em contato com todos para quem você enviou um release para aumentar suas chances de obter cobertura. Desse modo, ao fazer o acompanhamento com o repórter, certifique-se de incluir todas as notícias de última hora que não foram adicionadas ao seu comunicado e perguntar sua opinião pessoal sobre o release e se possui algum feedback.

Não esqueça de imagens, vídeos e infográficos

Além disso, certifique-se de incluir multimídia como fotos, vídeos ou infográficos com seu release. Não só os comunicados de imprensa com multimídia apresentam taxas de engajamento mais altas, como os clientes e a mídia têm maior probabilidade de compartilhar seu conteúdo através das redes sociais.

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