Comunicação integrada: Deve aplicar na sua empresa?

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A comunicação integrada é importante para uma marca que deseja se consolidar no mercado em que atua. Afinal, o mundo está cada vez mais competitivo com incontáveis veículos para anunciar seu produto ou marca. Pensando nisso, separamos todas as informações sobre este tipo de comunicação e muito mais.

Uma mensagem de marketing consistente entre várias plataformas é fundamental. Afinal, ajuda a melhorar sua posição no mercado e causar um impacto em potenciais consumidores.

A comunicação integrada de marketing, também conhecida como CIM nada mais é que o processo usado para unificar todos os elementos de comunicação de marketing.

Sendo assim, à medida que as estratégias de marketing passaram da publicidade em massa para o marketing de nicho, as empresas usam cada vez mais as estratégias de comunicação. Então, o principal objetivo é desenvolver campanhas mais econômicas e mais efetivas para falar com o consumidor final.

Desse modo, veja a seguir neste artigo o que é comunicação integrada, os princípios e elementos que fazem parte desta estratégia.

 

O que é comunicação integrada e qual sua importância?

 

Quando se trata de comunicação. Uma mensagem consistente é a arma mais poderosa que você pode ter em mãos. 

Sendo assim, uma boa estratégia de comunicação integrada garante que a mensagem principal do seu negócio seja entregue de forma universal em vários canais. Desse modo, não importa o meio, a cada interação que o cliente tiver com sua marca, os mesmos valores serão transmitidos.

As comunicações marketing estão alinhando suas mensagens em todos os canais. Embora as táticas e a entrega  possam ser (e provavelmente serão) um pouco diferentes, a mensagem é consistente. Portanto, é essa integração de todas as ferramentas de marketing e abordagens acerca de uma marca ou produto que maximizam o impacto na mente do consumidor.

Desse modo, uma boa comunicação integrada usa várias maneiras inovadoras para garantir que o cliente receba a mensagem certa no lugar certo e na hora certa.

 

Quais são os tipos de comunicação integrada?

Quando falamos em comunicação integrada, não devemos ficar presos a pequenas estratégias. Mas sim, em vários tipos, assim separamos as principais que podemos encontrar neste tipo de comunicação.

Publicidade

A publicidade sempre foi uma maneira eficaz de se comunicar rapidamente com grandes públicos. 

Afinal, é  possível atingir um número considerável de pessoas de uma só vez dentro de um curto período de tempo. Os anúncios não apenas aumentam o consumo de um determinado produto/serviço. Mas também criam reconhecimento da marca entre os clientes. 

As mensagens publicitárias podem promover a adoção de bens, serviços, pessoas ou ideias. No entanto, sua natureza não pessoal significa que não tem a capacidade de adaptar a mensagem ao destinatário da mensagem. A publicidade também ajuda a criar e manter o valor da marca . 


Marketing Direto

O marketing direto pode ser considerado a forma mais antiga de marketing. Sua principal vantagem é o processo de comunicação direta com os clientes. Este pode ser por telefone, meios eletrônicos ou visita pessoal obtendo assim um feedback direto e instantâneo.

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O marketing direto também tem suas desvantagens. O uso desenfreado dessa ferramenta a qualquer hora do dia e da noite perturbando o sossego do consumidor. Desse modo, fez com que boa parte do público alvo criasse uma aversão a esse tipo de contato. 


Marketing Digital

O Marketing Digital é provavelmente um dos métodos mais comuns de comunicação integrada de marketing. 

Como a disseminação do uso de um celular smartphone, as marcas possuem uma infinidade de opções para melhor segmentar seu público. Podendo ser através de aplicativos, técnicas de SEO, mensagens e publicidades pagas em sites de fotos, vídeos, redes sociais e assessoria de imprensa.

 

Promoção de vendas ou Merchandising

São ações que induzem a experimentação do produto e incentivam a compra. Como cupons, amostras, prêmios, sorteios e descontos. 

Isso inclui estratégias de marketing, design focado na exibição no ponto de venda (gôndolas, cartazes, displays, bandeiras, etc) e preços competitivos. Ou seja, incluindo descontos tanto para o consumidor final quanto para o varejista. 

As promoções de vendas podem motivar os clientes a selecionar uma determinada marca. Especialmente quando as marcas parecem ser iguais, e podem produzir resultados mais imediatos do que a publicidade.  


Relações Públicas

Enquanto a publicidade é uma comunicação de mão única do anunciante para o receptor (o consumidor ou o comércio varejista). As relações públicas possuem vários públicos (consumidores, funcionários, fornecedores, vendedores e etc.) como alvo. 

O papel das relações públicas na comunicação integrada de marketing está se tornando cada dia mais importante. A medida que os consumidores estão cada vez mais resistentes às publicidades tradicionais.

Desse modo, a publicidade perde parte de seu custo-benefício. Por este fato, os profissionais de marketing estão recorrendo à cobertura de notícias, eventos e programas comunitários para ajudar a divulgar seus produtos e mensagens da empresa.  

Marketing de Eventos

Também conhecidos como patrocínios, o marketing de eventos combina publicidade, promoções de vendas e relações públicas. Desse modo, a principal finalidade é para integrar uma marca ao dia a dia de uma comunidade. 

Os eventos patrocinados aumentam a conscientização sobre uma empresa ou produto. Sendo assim, criam fidelidade com um público-alvo específico, ajudam a diferenciar um produto de seus concorrentes e oferecem oportunidades de merchandising. 

Além disso, demonstram compromisso com uma comunidade ou grupo específico e causam impactos reais e duradouros na comunidade.

Marketing de mídia social

O conceito de marketing de mídia social refere-se basicamente a todo o processo de promoção de negócios ou marcas por meio de canais de mídia social. 

É um poderoso meio de marketing que está definindo a forma como as pessoas estão se comunicando. Desse modo, é um método promocional de custo significativamente baixo que fornece à empresa acesso direto e preciso ao seu público alvo

Quais os princípios da comunicação integrada?

Comunicação integrada
Fonte: Imagem/Reprodução: Canva

A comunicação integrada é composta de princípios. Veja a seguir quais são esses princípios. 

  • Consistência

O primeiro e mais importante princípio por trás do marketing integrado é a consistência. Tudo o que você e sua empresa fazem, dizem, criam e vendem deve ser consistente em todos os aspectos e formar uma unidade.

O design e o estilo também devem se enquadrar nesse princípio. Sendo assim, quando um cliente em potencial pega um produto, lê um artigo, vê um anúncio ou visita um site com o nome de sua empresa, todos eles devem transmitir um esquema de design e linguagem semelhantes que definem sua marca. Isso significa usar as mesmas cores, fontes e outros elementos visuais para reforçar esse princípio.

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O princípio da consistência também é crucial para o atendimento ao cliente. Ter um guia de treinamento de funcionários centralizado e uma aparência geral uniforme para a equipe de sua empresa é importante. Afinal, desenvolve a marca e reforça a perspectiva positiva da empresa.

  • Coerência 

A marca precisa garantir que as informações veiculadas estejam conectadas nos diferentes canais usados de forma que faça sentido para o público-alvo. Sendo assim, o consumidor deve ver uma mensagem em um lugar, ver outra em outro lugar e entender instantaneamente que elas se relacionam.

  • Continuidade

Campanhas de marketing bem-sucedidas são aquelas que duram vários anos. Ou seja, com base na mesma ideia ou mensagem criativa central. Mas usando mídia atualizada e formas diferentes de dar vida à mensagem. 

  • Complementaridade

Desse modo, todas as partes da campanha de marketing devem se complementar e criar uma mensagem mais forte quando usadas juntas e não sozinhas.

 

Quais os três elementos que formam a comunicação integrada?

 

  • Comunicação interna

A comunicação interna ou endomarketing é uma ferramenta importante para  qualquer empresa independente do tamanho. 

Seus funcionários e parceiros de negócios interagem com clientes direta ou indiretamente. Por este fato, é importante que eles comuniquem as mesmas mensagens de marketing que você cria em suas campanhas promocionais. 

Ao manter seus funcionários e parceiros de negócios cientes de suas metas e programas de marketing por meio da comunicação interna. Sendo assim, é possível garantir que eles desempenhem um papel importante no aumento das vendas e na satisfação do cliente.  

  • Comunicação institucional

A comunicação institucional refere-se à maneira pela qual as empresas e organizações se comunicam com diversos públicos internos e externos. Sendo assim, esses públicos geralmente incluem clientes e potenciais clientes, investidores, imprensa, agências governamentais e outros reguladores terceirizados

  • Comunicação mercadológica

A comunicação mercadológica pode ser descrita como todas as mensagens e mídias que você implementa para se comunicar com o mercado. Entre elas, podemos mencionar as publicidades, marketing direto, embalagem, presença online, materiais impressos, eventos, patrocínios, participações em feiras dentre outros. 

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A comunicação integrada é importante para o seu negócio!

A comunicação integrada é necessária para obter lucros e permanecer relevante no mercado. Portanto, ter uma mensagem clara e consistente para uma campanha significa que as empresas não precisam criar mais mídia do que realmente precisam. 

Sendo assim, uma boa comunicação integrada é uma maneira segura de aumentar as vendas, aumentar as receitas e aumentar o reconhecimento da marca.

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