O que é um resumo executivo de criadores de conteúdos e como escrever o seu!

Pronto para ser visto?
Clique aqui e veja como nossa assessoria de imprensa pode ajudar você ou sua empresa a vender mais!
Falar com especialista

Você sabe o que é um resumo executivo e porque isso importa? Se você é um influenciador digital ou criador de conteúdo, pode não pensar que precisa se preocupar com planos de negócios e resumos executivos. No entanto, ter pelo menos um resumo executivo pode mostrar sua profissionalidade e o quanto você leva a sério o trabalho que faz. Reunimos alguns exemplos de resumos executivos que você pode adaptar e usar para o seu próprio negócio.

Os resumos executivos podem ajudá-lo a convencer investidores, capitalistas de risco e as marcas com as quais você busca parcerias e acordos de patrocínio de que você vale o investimento. E alguns dos melhores resumos executivos têm apenas uma página! Mesmo que você nunca tenha ouvido falar de um resumo executivo antes, pode montar um em menos de uma tarde e ele lhe dará mais clareza sobre seu negócio, para onde você quer ir e o que precisa fazer para chegar lá.

O que é um Resumo Executivo?

Um resumo executivo é uma visão geral de um determinado documento, muitas vezes uma síntese de um plano de negócios completo. O comprimento do resumo executivo e o que deve ser incluído mudarão dependendo de como você o está usando, sua indústria e o tipo de trabalho que você faz. Eles geralmente não têm mais do que 1 a 2 páginas e darão ao leitor todas as informações mais importantes de que eles precisam para tomar uma decisão sobre se desejam ou não fazer parceria com você.

Os resumos executivos não são escritos em pedra. Em vez disso, são documentos vivos, o que significa que você pode – e deve – alterá-los à medida que sua empresa cresce e muda. Para influenciadores e criadores, isso pode significar manter suas métricas de mídias sociais atualizadas e atualizar seus concorrentes, nichos com os quais você trabalha e os serviços que oferece.

O tempo é um recurso limitado e valioso. Se você deseja que as pessoas certas usem seu tempo precioso para saber mais sobre você, precisa torná-lo fácil para elas. Seu resumo executivo deve ser abrangente o suficiente para cobrir todas as informações pertinentes que o leitor precisará para tomar uma decisão sobre você, mantendo-se dentro de 1 a 2 páginas (preferencialmente apenas uma página).

Um resumo executivo pode ser chamado de resumo, esboço, resenha, visão geral ou pontos-chave. É uma parte importante de qualquer documento e deve ser claro, conciso e informativo. É uma oportunidade para destacar seus pontos fortes e convencer o leitor de que você é a escolha certa para trabalhar com eles.

3 Exemplos de Resumo Executivo

A seguir, são apresentados três exemplos de resumo executivo e modelos de resumo executivo que podem ser usados para criar o seu próprio.

Exemplo de Resumo Executivo #1

Esse resumo executivo é construído em torno do lançamento de um novo produto – uma nova série de relógios. O resumo começa com duas estatísticas interessantes que são projetadas para manter o leitor engajado e lendo. Na verdade, este resumo inclui várias estatísticas, mostrando que eles fizeram sua pesquisa sobre a necessidade de uma nova série de relógios.

Pontos Principais Descrição
Objetivo Lançamento de uma nova série de relógios
Estatísticas Inclui várias estatísticas para mostrar a necessidade de uma nova série de relógios
Benefícios Destaca os benefícios da nova série de relógios
Plano de Ação Descreve o plano de ação para o lançamento da nova série de relógios

Exemplo de Resumo Executivo #2

Neste exemplo, a empresa está buscando financiamento. Como pode ser visto, o objetivo do resumo executivo mudou os elementos que são incluídos e a ordem em que são listados na página.

Pontos Principais Descrição
Objetivo Busca de financiamento
Necessidade Descreve a necessidade de financiamento
Plano de Negócios Descreve o plano de negócios para o uso do financiamento
Retorno do Investimento Mostra o retorno do investimento para o investidor

Exemplo de Resumo Executivo #3

Este exemplo de resumo executivo é um pouco mais longo do que os outros que incluímos. Isso pode ser exagerado para a maioria dos influenciadores e criadores de conteúdo, mas o incluímos aqui porque, se você já administra um site de associação bem-sucedido ou um negócio baseado em assinatura, pode estar procurando financiamento ou um empréstimo comercial para expandir seus negócios.

Pontos Principais Descrição
Objetivo Busca de financiamento
Descrição do Negócio Descreve o negócio atual
Necessidade Descreve a necessidade de financiamento
Plano de Ação Descreve o plano de ação para o uso do financiamento
Retorno do Investimento Mostra o retorno do investimento para o investidor

Esses exemplos de resumo executivo mostram como o resumo executivo pode ser adaptado para diferentes objetivos, como lançamento de produto, busca de financiamento e expansão de negócios. O resumo executivo deve ser conciso e direto ao ponto, destacando os pontos-chave do relatório, proposta, plano de projeto ou apresentação.

Qual o tamanho deve ter um Resumo Executivo?

Um Resumo Executivo deve ser o mais curto e conciso possível, com menos de duas páginas. É importante lembrar que o documento deve ser fácil de ler e compreender por pessoas ocupadas com pouco tempo para se dedicar à leitura. É recomendado usar um modelo de estrutura de documento de negócios e fazer o download de um modelo de Resumo Executivo para garantir a formatação correta.

Partes de um Resumo Executivo

Partes de um resumo executivo

Detalhes Sobre Seu Produto ou Serviço

Inclua detalhes sobre o seu produto ou serviço como digital influencer, criador de conteúdo ou outra ocupação, juntamente com o problema que você resolve. Não se preocupe, não é necessário oferecer uma solução para a pobreza, você só precisa resolver um problema específico que seus leitores possam precisar resolver. Para influenciadores, isso pode significar compartilhar os benefícios de se associar a você para promover um produto específico (públicos sobrepostos, seu engajamento, resultados anteriores de campanhas de marketing de influenciadores, etc).

Descrição do Seu Mercado-Alvo

Para influenciadores e criadores de conteúdo, a descrição do seu mercado-alvo varia ligeiramente do que uma marca em busca de investidores pode incluir nesta seção. Isso ocorre porque seu mercado-alvo provavelmente é a pessoa que está lendo o seu resumo executivo, mas o público-alvo deles é o que você deve considerar. Portanto, em vez de descrever seu mercado-alvo como marcas em determinada indústria em busca de influenciadores, o mercado-alvo para o seu resumo executivo será qualquer pessoa que você possa alcançar para a marca que você está apresentando.

Informações Sobre Seus Concorrentes

Qualquer pessoa que tenha um produto ou serviço para oferecer tem concorrentes. Compartilhe brevemente o que seus concorrentes oferecem e como você difere deles. Esta é uma ótima oportunidade para destacar o que o diferencia de outros influenciadores ou criadores.

Visão Geral Financeira

A maioria dos resumos executivos incluirá uma seção sobre as finanças da empresa. Para influenciadores e criadores, seus leitores provavelmente não se importarão com quanto dinheiro você ganhou. Em vez disso, eles vão querer saber quanto você foi capaz de trazer para as marcas que você representa. Aqui, você vai querer destacar quaisquer resultados monetários, bem como detalhes sobre quaisquer melhorias que você tenha gerado para tráfego, engajamento, indicações e qualquer outra métrica de mídia social ou outro parâmetro que mostre que você obtém resultados.

Detalhes Sobre Sua Equipe

Se você tem uma equipe ou colabora regularmente com outros influenciadores ou criadores, é aqui que você mencionará esses detalhes. As marcas querem saber com quem estão lidando, então se você terceiriza qualquer criação de conteúdo, videografia, fotografia ou publicação em mídia social, você vai querer compartilhar essas informações aqui.

Necessidades de Financiamento

Muitas vezes, as empresas usam seus resumos executivos como uma forma de conquistar investidores para financiá-las. Para influenciadores e criadores, esta seção se concentrará no tipo de relacionamento que você está procurando. Se você tiver taxas específicas, compartilhe-as aqui. Se você oferecer pacotes ou trocar serviços por produtos, mencione isso também. Esta seção é onde você informa ao leitor como espera ser compensado pelo trabalho que faz para eles.

Melhores Práticas e Dicas para Resumo Executivo

Um resumo executivo pode parecer assustador se você não tem experiência em escrita de negócios ou nunca criou um plano de negócios. Aqui estão algumas das melhores práticas e dicas para ajudá-lo a criar um resumo executivo incrível que fará com que as marcas se alinhem para trabalhar com você.

Escreva Seu Plano de Negócios Primeiro

Um resumo executivo é apenas isso – um resumo. É a peça mais importante do seu plano de negócios geral. Você pode pensar que não precisa de um plano de negócios como influenciador ou criador, mas ter um faz você parecer incrivelmente polido e profissional. É por isso que recomendamos escrever seu plano de negócios e depois usá-lo para criar seu resumo executivo.

Escreva uma Introdução Atraente

Assim como qualquer conteúdo, o seu resumo executivo precisa chamar a atenção do leitor e mantê-lo engajado. A introdução do seu resumo executivo deve incluir um gancho, algo como uma estatística interessante sobre sua indústria ou nicho, ou talvez uma história cativante. A introdução deve ser relevante para seus produtos ou serviços e setor, além de dar aos leitores uma ideia do que esperar do restante do resumo.

Defina o Problema que Você Pode Resolver

Defina claramente o problema que você pode resolver para as marcas que você está abordando. Qual é a necessidade de negócios por trás de seus produtos ou serviços? O que eles estão perdendo por não se associarem a você? É aqui que você informa aos seus leitores que entende a dor deles e pode fornecer uma solução.

Ofereça uma Solução

Agora que você mostrou ao leitor que entende a dor deles e ilustrou como o negócio deles é limitado sem você, é hora de oferecer uma solução. Este é o “estado dos sonhos”, o que o negócio deles pode alcançar com sua ajuda.

Forneça Provas

É hora de se vender. Deixe seus leitores saberem que você sabe o que está fazendo. Nesta seção, você incluirá prova social, bem como resultados e estatísticas concretas mostrando como seus parceiros anteriores se beneficiaram do seu trabalho.

Encerre com uma Chamada à Ação

Você sempre deve informar às pessoas quais devem ser seus próximos passos. Se você não fizer isso, elas não farão nada. No final do seu resumo executivo, diga ao leitor o que fazer em seguida. Isso pode ser muito simples: “Se você está pronto para aumentar o tráfego e as vendas com marketing de influência, vamos conversar!” junto com suas informações de contato.

Estabeleça o Tom

O tom que você usou ao escrever seu resumo executivo variará dependendo do seu público. Isso requer alguma pesquisa sobre as marcas que você está abordando. Se você está escrevendo para marcas corporativas que são mais conservadoras e sérias, você vai querer usar uma linguagem mais profissional. Para marcas que são mais peculiares e divertidas, seu resumo executivo será mais descontraído. Isso não é uma página de termos e condições, então certifique-se de usar pronomes pessoais como “eu”, “nós” e “nosso” em vez de referências formais a “A Empresa” e “O Cliente”.

Evite Jargões e Gírias

Use uma linguagem clara, concisa e livre de jargões ou gírias. Embora você esteja escrevendo para um público específico, é importante escrever de uma maneira que possa ser entendida por qualquer pessoa. Novamente, a pesquisa entra em jogo aqui. Se as marcas que você está abordando usam todos a mesma terminologia, você deve absolutamente usar essa linguagem em seu resumo executivo. Isso envia um sinal para as marcas de que você entende sua indústria e mercado. No entanto, não assuma que eles conhecem a linguagem que você usa como influenciador ou criador.

Mantenha-o Claro e Conciso

Como evidenciado pelos exemplos de resumo executivo que reunimos, é fundamental que o seu resumo seja claro e conciso, transmitindo todas as informações essenciais para o leitor. Evite sobrecarregar o texto com detalhes excessivos e datas específicas de vencimento. Em vez disso, concentre-se em comunicar claramente o valor e o sucesso do seu projeto ou proposta.

Além da concisão, é importante que o seu resumo executivo seja autoexplicativo. Isso significa que o leitor deve ser capaz de compreender todas as informações relevantes sem a necessidade de suporte adicional. Caso desejem mais detalhes, eles podem solicitar informações adicionais posteriormente.

Organizar, editar e revisar

Estruture seu resumo executivo de forma lógica, seguindo os exemplos fornecidos como guia. É essencial destacar os elementos mais relevantes e importantes logo no início do documento. Após concluir a redação, revise e edite seu resumo executivo antes de enviá-lo a qualquer pessoa. É aconselhável solicitar a revisão por parte de um colega ou mentor para garantir a qualidade e clareza do conteúdo.

Resumo executivo: uma peça importante para qualquer plano de negócios

Um resumo executivo é uma ferramenta valiosa não apenas para definir sua própria visão em relação aos objetivos do seu negócio, mas também para compartilhar essas informações com as marcas que você deseja estabelecer parcerias. É uma forma eficaz e rápida de transmitir informações essenciais. Com os exemplos de resumo executivo fornecidos, você tem todos os recursos necessários para criar um resumo executivo personalizado que potencializará suas oportunidades de negócio.

Perguntas Frequentes

Por que eu preciso de um resumo executivo?

Um resumo executivo fornece uma visão geral fácil de consumir de seus produtos e serviços que investidores ou parceiros em potencial podem revisar rapidamente e tomar uma decisão. Pode ser a única informação que um parceiro em potencial lê sobre você antes de tomar uma decisão.

Qual é o tamanho ideal para o meu resumo executivo?

Seu resumo executivo deve ser o mais curto e conciso possível, enquanto ainda transmite todas as informações importantes que o leitor precisa para tomar uma decisão. Não há diretrizes universalmente aceitas, mas recomendamos manter seu resumo executivo limitado a 1-2 páginas.

O que devo incluir no meu resumo executivo?

Seu resumo executivo provavelmente incluirá:

  • Uma introdução
  • Detalhes sobre seu produto ou serviço
  • Uma descrição do seu mercado-alvo
  • Informações sobre seus concorrentes
  • Uma visão geral financeira
  • Detalhes sobre sua equipe
  • Suas necessidades de financiamento

Como posso tornar meu resumo executivo interessante?

Aqui estão algumas dicas para manter os leitores envolvidos em seu resumo executivo:

  1. Escreva uma introdução envolvente
  2. Defina o problema
  3. Ofereça uma solução
  4. Forneça provas
  5. Inclua uma chamada para ação

O autor deste artigo, Koba Molenaar, traz quase uma década de rica experiência em redação de conteúdo, especializando-se em marketing digital, branding, SaaS e eCommerce. Sua paixão por ajudar marcas, desde solopreneurs a empresas estabelecidas, a se conectarem com seus públicos brilha através de seu trabalho. Como membro da Golden Key International Honor Society, o compromisso de Koba com a excelência é evidente em seu trabalho, mostrando-a como uma voz confiável e conhecedora na indústria.

O que deve conter um resumo executivo?

Um resumo executivo deve conter informações essenciais sobre um projeto ou plano de negócios. Ele deve incluir uma visão geral do projeto, seus objetivos, estratégias, análise de mercado, concorrência, plano financeiro, equipe de gerenciamento e cronograma. O resumo executivo deve ser conciso e apresentar uma visão geral clara do projeto.

Quais são os tipos de resumo?

Existem dois tipos de resumo – descritivo e informativo. O resumo descritivo descreve o que é o projeto, enquanto o resumo informativo fornece informações detalhadas, como objetivos, estratégias, análise de mercado, concorrência, plano financeiro, equipe de gerenciamento e cronograma.

Qual é o objetivo do resumo executivo?

O objetivo do resumo executivo é fornecer uma visão geral clara e concisa do projeto ou plano de negócios para os investidores e outros interessados. Ele deve ser capaz de transmitir as informações essenciais sobre o projeto em poucas páginas.

Como fazer um resumo executivo de um projeto?

Para fazer um resumo executivo de um projeto, é necessário incluir informações essenciais, como objetivos, estratégias, análise de mercado, concorrência, plano financeiro, equipe de gerenciamento e cronograma. É importante manter o resumo conciso e apresentar uma visão geral clara do projeto.

O que não pode faltar em um projeto executivo?

Um projeto executivo deve incluir informações essenciais, como objetivos, estratégias, análise de mercado, concorrência, plano financeiro, equipe de gerenciamento e cronograma. Além disso, deve incluir informações sobre o mercado alvo, a proposta de valor e os principais desafios que o projeto enfrentará.

Qual é o aspecto mais importante no papel de um executivo?

O aspecto mais importante no papel de um executivo é liderança. Um bom líder deve ser capaz de motivar e inspirar a equipe, tomar decisões importantes e manter o foco no objetivo geral do projeto.

É um resumo executivo exemplo?

Sim, um resumo executivo exemplo pode ser útil para entender como um resumo deve ser estruturado e quais informações devem ser incluídas. Existem vários exemplos de resumos executivos disponíveis online que podem ser usados como referência.