Podcasting o que é e como monetizar

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Podcasting, o que é? Os podcasts se tornaram uma das formas mais populares de mídia digital para consumidores e criadores de conteúdo. Além disso, milhões de novos episódios são publicados em diretórios de podcast todos os dias. Desse modo, veja mais o que é e como funciona esta forma de conteúdo.

Sabendo que esse tema é uma dúvida para muitos profissionais e para muitas empresas, nesse artigo vamos falar sobre:

Podcasting o que é? Pois bem, é o processo pelo qual uma pessoa, ou um grupo de pessoas, cria conteúdo em formato de áudio. Ou seja, muito conhecido como podcast. Além disso, ao criar, publica o conteúdo na Internet para outras pessoas ouvirem.

Este meio de comunicação começou principalmente como uma forma de criadores de conteúdo independentes divulgarem sua mensagem e construírem uma comunidade de pessoas com interesses semelhantes. 

Contudo, hoje em dia muitas marcas recorrem ao podcast para desenvolver seus próprios programas com intuito de se aproximar e falar diretamente com seu público-alvo. 

Sendo assim, saiba como funciona o podcastingo que é e como fazer e também como é possível ganhar dinheiro com esta criação de conteúdo.

 

O que é um podcast?

Um podcast é um programa de áudio digital que você pode baixar ou transmitir da internet em seu smartphone, computador ou tablet e ouvir quando for conveniente para você. Desse modo, os podcasts podem consistir em um único episódio ou uma série com centenas de episódios com duração variando de um minuto a algumas horas por episódio.

O termo podcast surgiu em 2004 com o lançamento do Apple iPod. O iPodder era um programa que permitia ao usuário de um iPod fazer o download de programas de rádio da internet. Sendo assim, este termo podcast surgiu da mistura de ‘iPod’ e ‘broadcasts’.  

O principal diferencial de um podcast sobre outras mídias é a otimização do tempo do ouvinte. Ou seja, isso é possível devido à facilidade de apenas apertar o play e ouvir o conteúdo enquanto realiza outras tarefas diárias como cozinhar, tomar banho, se exercitar ou se deslocar pela cidade.

Além disso, a maneira mais fácil de encontrar um podcast é pesquisar pelo nome ou tema em um mecanismo de pesquisa. 

Não só, mas você também pode fazer uma pesquisa diretamente em sites e aplicativos destinados exclusivamente à transmissão de podcasts, como o Spotify, Youtube, Google Podcasts e Apple Podcasts.

 

Para que serve um podcasting?

Ao criar um podcasting pode ter muitas finalidades, mas a principal delas é entreter seu público. Para o ouvinte um podcast é uma ótima maneira de aprender sobre um determinado assunto ou apenas passar o tempo. Além disso, os podcasts são gratuitos, na maioria das vezes e fáceis de encontrar. 

Para quem cria conteúdo, os benefícios de um podcast podem ser enormes. Afinal, podcasts são uma ótima maneira de construir uma audiência, entretendo e educando os ouvintes sobre um determinado tópico.

Do ponto de vista do criador de conteúdo, um podcast pode servir para:

  • Fazer divulgação de conteúdos que não teriam espaço em outras mídias
  • Divulgar conteúdos complementares
  • Divulgar um projeto de financiamento coletivo
  • Inspirar e motivar
  • Fazer novos amigos
  • Aumentar o engajamento em outras redes sociais
  • Compartilhar conhecimento
  • Divulgar notícias: Divulgador de Noticias
  • Vender ou promover produtos
  • Construir negócios
  • Estender o alcance de uma marca
  • Fidelizar clientes
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Como criar o seu podcasting?

Podcasting o que é?
Fonte: Imagem/Reprodução: Canva

Identifique o tema do seu podcasting

Escolha um tema de podcast que se adapte aos seus interesses e habilidades e ao objetivo do seu podcast.

Ouça outros podcasts sobre o seu tema 

Explore os melhores podcasts que falam sobre o tópico escolhido. Sendo assim, ouça episódios, leia resenhas, observe a duração média dos episódios e saiba mais sobre que tipo de conteúdo funciona para o tipo de público com quem você quer se comunicar.

Desenvolva seu formato

Um mesmo tema pode ser abordado de diversas formas dentro de um podcast, incluindo entrevistas, monólogos, narrativas de ficção ou apenas um bate papo. 

Além disso, decida quantos episódios de podcast você deseja produzir e aproximadamente quanto tempo cada episódio terá. Desse modo, escolha se você atuará como o único apresentador ou se dividirá o espaço com outros apresentadores e convidados.

Escolha um título

Depois de estabelecer seu formato, escolha um nome para o seu podcast. 

Mantenha o nome simples e direto sem perder a essência do tema que irá abordar. Além disso, inclua palavras-chave essenciais que melhorarão a otimização nos mecanismos de pesquisa (SEO) e ajudarão novos ouvintes a encontrar seu programa com base no nome do podcast.

Escreva um roteiro

Mesmo que seu podcast seja um formato de monólogo, um modelo básico de pontos a serem falados ajuda a manter o foco e evitar momentos constrangedores de silêncio. Sendo assim, considere escrever uma introdução dando boas-vindas aos ouvintes e um final com um apelo à ação para críticas, comentários, doações e assinaturas.

Reúna o equipamento necessário

Você precisará de alguns equipamentos para criar seu podcasting, como um microfone e fones de ouvido. Não só, como também é necessário ter acesso a um software de gravação e edição de áudio. Existem vários programas gratuitos de edição de áudio que você pode baixar online.

Prepare um espaço para gravação

Configure seu equipamento de gravação de podcast em um espaço tranquilo em sua casa. Além disso, evite gravar seu podcast nas horas de maior movimento de pessoas e animais em sua casa e nas casas vizinhas.

Grave seu podcast 

Comece a gravar seu primeiro episódio! Se você é um podcaster iniciante, seja paciente. Afinal, pode levar algum tempo para se sentir confortável atrás de um microfone. Portanto, mantenha um copo de água por perto e faça pausas quando achar necessário. Lembre-se do velho ditado de que ninguém nasceu sabendo.

Edite seu áudio

Comece cortando qualquer conteúdo desnecessário. Sendo assim, mantenha seu podcast focado em seu tópico editando seções que fogem do tema. Considere reorganizar os segmentos para tornar o fio narrativo do episódio o mais claro possível. Esse é o momento de remover ou corrigir quaisquer problemas de qualidade do som que você notar durante a reprodução.

Prepare seu podcast para distribuição

Escreva uma breve descrição do seu programa que inclua palavras chave úteis. Crie uma capa simples ou contrate um designer gráfico para ajudar.

Além disso, carregue seus arquivos de áudio para um serviço de hospedagem de podcasts. As plataformas de hospedagem de podcast armazenam seus arquivos de áudio e fornecem um feed RSS com links para compartilhamento. Alguns serviços populares de hospedagem de podcast incluem Buzzsprout, Anchor e Soundcloud.

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Envie seu podcasting para as plataformas de transmissão 

Usando o URL do feed RSS do episódio que você acabou de hospedar, envie seu programa para diretórios de podcast como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Stitcher. Sendo assim, é através desses diretórios que as pessoas vão poder ouvir e baixar seu conteúdo.

 

Como ganhar dinheiro com um podcast?

Agora que você já sabe o que é e como fazer o seu podcasting, saiba como ganhar dinheiro. Depois de ter o seu podcast publicado, você pode estar se perguntando como pode obter algum lucro em troca de todo o trabalho e dedicação necessários para montar um conteúdo interessante e relevante.

Sendo assim, vamos passar por alguns dos principais passos que você pode tomar para monetizar seu podcast.

1. Patrocínios 

Os patrocinadores não apenas promoverão seu podcast, mas também podem pagar bem por isso. 

Embora o patrocínio de uma marca em seu podcast possa ser bastante lucrativo, ele tem algumas limitações potenciais à sua criatividade. Desse modo, as marcas podem definir certas condições sobre o tipo de conteúdo ao qual desejam ser associadas, frequência de produção ou formato do podcast.

‍2. Podcasting: Marketing de afiliados

Você pode usar o alcance do seu podcast para divulgar serviços e produtos que trabalham remunerando seus afiliados, como aplicativos e serviços financeiros. 

Pois com o marketing de afiliados você recebe uma comissão ao indicar pessoas para outras empresas, certifique-se de que os produtos que você está promovendo são legais e seguros.

3. Assinaturas e conteúdo exclusivo

Outra maneira de ganhar dinheiro é pedir diretamente ao seu público façam uma assinatura para receber conteúdo extra. A desvantagem dessa abordagem é o aumento da carga de trabalho: você precisará encontrar um sistema de recompensa atraente para seus apoiadores, seja episódios exclusivos, seja agradecendo um por um no final de cada episódio.‍

4. Financiamento coletivo e doações

Além disso, como alternativa, você pode pedir doações ao seu público para ajudar a financiar seu podcast através de sites como Catarse ou Apoia-se.

Esse método, no entanto, funciona melhor quando você tem uma base sólida de público.

 

Podcasting é uma ótima opção de criação de conteúdo e divertimento do seu público!


Agora que você já sabe tudo sobre podcasting, o que é e muito mais. Saiba que ouvir podcasts é uma ótima maneira de se divertir, aprender sobre novos temas ou se especializar naqueles que mais gosta, tudo isso enquanto se diverte.

E o melhor de tudo, você pode ouvir seus podcasts preferidos em seu computador ou smartphone quando e onde quiser.

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