9 dicas para melhorar sua taxa de engajamento no Instagram em 2024

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Está se perguntando como melhorar sua taxa de engajamento no Instagram em 2024? Seja você um influenciador de mídia social, um profissional de marketing, um proprietário de negócio ou simplesmente interessado em aumentar seu perfil pessoal online, é provável que você tenha pensado em como aumentar seu engajamento no Instagram. Embora haja a maneira testada e comprovada de interagir pessoalmente com seguidores de maneira autêntica, há sempre a questão do tempo limitado e a possibilidade de que isso não funcione devido ao algoritmo super inteligente do Instagram.

Por que é importante melhorar sua taxa de engajamento no Instagram?

O engajamento se tornou o Santo Graal dos influenciadores e profissionais de marketing do Instagram. Quanto mais a plataforma cresce, mais usuários curtem, seguem, compartilham e marcam outros usuários, mais fácil é para os potenciais clientes descobrirem seu negócio. Muitas pequenas empresas – desde cafeterias até maquiadores e lojas de roupas vintage – bem como grandes celebridades encontraram sucesso em envolver habilmente seus seguidores no Gram. E com mais de 4,2 bilhões de fotos curtidas todos os dias e 50 bilhões de posts compartilhados até o momento, você também pode entrar nessa ação.

A seguir, algumas medidas importantes que definem o engajamento no Instagram:

  1. Seguidores: Embora o tamanho sempre importe, o tamanho de sua base de seguidores no Instagram não é o fator mais importante ao determinar o engajamento. Portanto, ao determinar o sucesso de seus esforços de engajamento, é melhor olhar para a taxa na qual você está ganhando seguidores e analisar com a ajuda das ferramentas apropriadas de escuta social o que os atraiu a seguir você.
  2. Curtidas: As curtidas são a forma mais simples de engajamento que seu conteúdo pode receber. É também uma boa medida de quão popular são as postagens que você publica.
  3. Comentários: Os comentários podem fornecer uma visão muito mais profunda sobre o motivo pelo qual uma postagem foi bem-sucedida ou não. Os comentários são a forma mais valiosa de engajamento, pois um comentário realmente é uma indicação da lealdade e do comprometimento de um seguidor ou cliente com sua marca.
  4. Compartilhamentos / Repostagens: Os compartilhamentos e repostagens são um bom indicador da disposição de um seguidor em se associar à sua marca. Cada compartilhamento de suas postagens é como um mini anúncio orgânico para seu conteúdo e, portanto, é algo que você deseja incentivar a todo custo.

1. Seja consistente

Um dos maiores desafios no Instagram é manter as pessoas engajadas e fazê-las voltar para consumir seu conteúdo. Uma boa maneira de construir uma base de seguidores fiéis e mantê-los entretidos é postar regularmente. Isso mostra aos seus seguidores que você é comprometido e leal à sua marca, mas também a eles. Não há nada mais atraente do que alguém que está realmente investido em seu conteúdo e apaixonado pelo que faz. E não há nada menos inspirador do que uma conta que só se preocupa em postar algo novo uma vez a cada dois meses.

Mas ainda mais importante, ao postar consistentemente, seus seguidores vão se acostumar a se engajar com seu conteúdo regularmente. Isso ajudará a construir um relacionamento leal com eles que, por sua vez, aumentará o engajamento deles com você.

Se postar regularmente no Instagram é uma prioridade para você (o que deveria ser), usar um calendário de mídia social é uma ótima maneira de alcançar isso, pois permitirá que você planeje e agende com antecedência. Leia o artigo do Influencer Media Hub sobre como criar seu próprio calendário de mídia social, se você não souber como fazer.

Algumas outras dicas para manter a consistência incluem:

  • Use uma mistura de conteúdo, como posts de carrossel, vídeos, conteúdo visual, conteúdo gerado pelo usuário (UGC), memes, infográficos, legendas atraentes e muito mais.
  • Certifique-se de que o conteúdo que você está postando seja valioso e compartilhável. Isso incentivará seus seguidores a compartilhar seu conteúdo com seus próprios seguidores, aumentando assim seu alcance.
  • Realize desafios e sorteios para incentivar o engajamento dos seus seguidores.
  • Compartilhe postagens de outros usuários que sejam relevantes para o seu público e estejam de acordo com sua estratégia de conteúdo. Isso pode incluir repostagens, templates e muito mais.

Ao seguir essas dicas, você poderá melhorar sua estratégia de conteúdo no Instagram e manter seus seguidores engajados e fiéis.

2. Use hashtags

O Instagram foi construído em cima das hashtags. É o principal método de classificação e filtragem de conteúdo na plataforma. Diferentemente do Twitter, onde a maioria das pessoas usa apenas uma ou duas hashtags em um tweet, os usuários do Instagram podem usar até 30 hashtags por postagem. No entanto, o uso excessivo de hashtags irrelevantes pode fazer com que o sistema pense que você está enviando spam para seus seguidores, o que pode colocá-lo em risco de receber um shadowban do Instagram.

Hashtags que levam a uma página de tópicos podem ser usadas em sua biografia, Instagram Stories ou ser baseadas em localização para criar maior visibilidade, ou podem ser usadas para criar campanhas de conteúdo gerado pelo usuário. As hashtags no Instagram são geralmente mais descritivas do que no Twitter. Hashtags de conteúdo, como hashtags de localização, são particularmente úteis para aumentar o engajamento.

Essas hashtags não são necessariamente populares ou extremamente comuns, mas são comumente usadas e, portanto, melhoram a otimização de mecanismos de busca (SEO) de suas postagens, pois os usuários as usariam para pesquisar determinados tópicos.

Certifique-se de usar a análise de hashtag correta para acompanhar se está usando as melhores hashtags para melhorar sua taxa de engajamento.

3. Use um único filtro

Como o Instagram é uma plataforma visual, o recurso mais popular da plataforma são as opções de filtro que dão às suas imagens e vídeos uma aparência e identidade distintas se usados ​​consistentemente. De acordo com um relatório da WebDam, 60% das marcas com melhor desempenho no Instagram usam o mesmo filtro todas as vezes que postam. Portanto, experimente alguns filtros e depois escolha um que dê ao seu conteúdo uma aparência e sensação distintas para que seus seguidores possam reconhecê-lo e se relacionar com ele. A empresa de design gráfico Canva fez um estudo que mostrou que Clarendon é o filtro mais usado no Instagram nos EUA e em todo o mundo. Outros estudos mostram que o brilho é a chave para atrair espectadores e, mais importante, engajamento.

Se você não gosta dos filtros que o Instagram oferece, existem toneladas de aplicativos de edição de fotos de terceiros que exigem vários graus de conhecimento técnico.

4. Poste no seu Instagram Stories regularmente

Como mencionado anteriormente, as Instagram Stories duram apenas 24 horas, mas podem ser salvas em seu perfil para aqueles que perderam. Postar regularmente é uma ótima maneira de manter o conteúdo atualizado para seu público e lembrar seus seguidores de que há novo conteúdo disponível. Além disso, cada vez que você adiciona uma nova história, sua imagem de perfil recebe um círculo vermelho em torno dela, indicando aos seus seguidores que há novo conteúdo. Isso incentiva seus seguidores a verificar seu perfil regularmente para ver se há novas histórias.

Além disso, você pode categorizar e compartilhar histórias novamente usando o recurso Stories Highlights na parte superior de sua página de perfil. Isso é uma ótima maneira de mostrar histórias que você já fez no passado que seguem um tema. Categorizá-las de acordo com temas torna mais fácil para os usuários encontrar o conteúdo que lhes interessa.

Lembre-se de usar hashtags em suas histórias, assim como faria em postagens regulares do Instagram. Com as histórias, você pode usar hashtags mais amplas e populares, desde que sejam relevantes para o conteúdo que está postando.

5. Obtenha feedback com enquetes, perguntas e adesivos

Uma ótima maneira de obter feedback de seus seguidores é usando enquetes. Você pode perguntar quais são seus produtos favoritos, o que eles gostam no conteúdo que você posta e o que eles querem ver mais. Você pode usar esses comentários para criar suas próximas postagens para obter o máximo de engajamento.

O recurso “Me pergunte qualquer coisa” também é ótimo para engajamento. Isso permite que seus seguidores façam perguntas sobre sua marca, sua vida pessoal (se você quiser compartilhar) ou informações úteis nas quais você é especialista.

O recurso “Medidor de deslize” permite que você faça uma pesquisa com sua audiência para obter seus pensamentos sobre algo. Use-o para descobrir o quanto sua audiência ama um produto específico, um treino, uma roupa, etc.

Além disso, os adesivos de perguntas e os quizzes são outras formas divertidas de iniciar conversas e obter feedback de seus seguidores. Com esses recursos, você pode criar um ambiente mais interativo e envolvente com sua audiência.

6. Tenha cuidado com a fadiga de Influencer

A fadiga de influencer pode ocorrer quando um influenciador social posta com muita frequência ou com um senso de urgência excessivo. Isso pode levar à exaustão dos seguidores e fazê-los perder o interesse em seguir o influenciador. É importante não gritar com a audiência ou criar legendas com um senso de urgência. Isso pode ensinar seus seguidores ao longo do tempo que nada do que você posta é urgente e acabar tendo o efeito oposto ao desejado.

Para evitar a fadiga dos seguidores, é importante encontrar o tom certo e a frequência certa de engajamento com os seguidores. Se um influenciador social não tiver certeza se está causando fadiga nos seguidores, ele deve pensar em uma situação em que se sentiu como se quisesse deixar de seguir alguém ou cancelar a inscrição em um e-mail. Ouvir a intuição pode ajudar a encontrar o equilíbrio certo.

Além disso, é importante que os influenciadores sociais forneçam informações valiosas e relevantes para seus seguidores. Os seguidores devem sentir que o influenciador social está interessado em fornecer informações úteis sobre produtos, marcas, tendências ou itens que possam ajudá-los a tomar decisões.

A tabela abaixo apresenta algumas dicas para evitar a fadiga dos seguidores:

Dicas para evitar a fadiga de influencer
Não poste com muita frequência
Não crie um senso de urgência excessivo
Forneça informações valiosas e relevantes
Encontre o tom certo e a frequência certa de engajamento
Ouça a intuição e evite causar fadiga nos seguidores

Seguindo essas dicas, os influenciadores sociais podem evitar a fadiga dos seguidores e manter seus seguidores engajados e interessados em seu conteúdo.

7. Mencione outras pessoas

Mencionar outras pessoas ou marcas em uma postagem pode aumentar o engajamento e ampliar o alcance da sua conta, especialmente se a menção for feita em uma história do Instagram. Quando você menciona alguém, essa pessoa ou marca pode compartilhar a postagem em sua própria história, permitindo que os seguidores deles vejam o seu conteúdo também. Isso pode ajudar a aumentar o engajamento e a alcançar novos públicos.

8. Explore os recursos de vídeo do Instagram

Recursos de vídeo do Instagram

A agência de mídia Zenith prevê que até 2020, os consumidores gastarão 84 minutos por dia assistindo a vídeos online, um aumento de 25% em relação aos 67 minutos em 2018. Isso é muito tempo gasto assistindo a vídeos e, se você não estiver usando esse recurso, está perdendo uma grande oportunidade. Não há como negar a eficácia e popularidade do conteúdo de vídeo online. O Instagram reconhece isso e oferece uma variedade de opções de vídeo para os profissionais de marketing e influenciadores usarem que acomodam vários comprimentos e formatos de vídeo.

A opção de vídeo ao vivo do Instagram Stories pode ser muito útil para grandes revelações sobre novos produtos ou serviços. Ou você pode usar um anúncio pré-gravado para conteúdo mais curado e estratégico. O Instagram Stories pode misturar vídeos e fotos em um único anúncio ou vídeos autônomos de 60 segundos. O recurso mais recente, o Instagram TV, é ideal para recursos de longa duração.

O conteúdo em vídeo faz com que seus seguidores permaneçam por mais tempo em seu perfil, o que significa maior engajamento. É simplesmente indispensável se você deseja aumentar o tempo de engajamento. O Instagram Reels também é uma ótima opção para criar conteúdo de vídeo curto e divertido que pode ser compartilhado com seu público. Explore os recursos de vídeo do Instagram para aumentar o engajamento e a fidelidade do seu público.

9. Seja autêntico

Você pode ser tão inteligente, engraçado ou artístico quanto quiser, mas nada supera ser autêntico. Quando você realmente vive a marca do seu Instagram, isso transparece. Isso é verdade para suas fotos, legendas, vídeos e histórias. Você quer mostrar aos seus seguidores conteúdo real que mostre o valor da sua marca.

Isso significa mostrar às vezes os fracassos ou as imagens por trás das cenas, não tão perfeitas. Também significa ter conversas com seus seguidores nos comentários, agradecendo pelo apoio e encorajando-os a explorar outras marcas, mesmo que isso signifique dar um grito para a concorrência.

Reposte as imagens dos seus seguidores em que eles o marcaram. Pense na modelo fitness australiana Kayla Itsines, cujo programa Bikini Body explodiu. Ela muitas vezes compartilha as histórias de sucesso de seus clientes em sua página do Instagram e os parabeniza e motiva.

Ter conteúdo único e crível estabelece confiança com seus seguidores e é sua mercadoria mais valiosa como influenciador, pois é isso que as marcas e empresas procuram ao empregar influenciadores de mídia social em sua estratégia de marketing.

Perguntas Frequentes

Como aumentar a taxa de engajamento no Instagram?

Para aumentar a taxa de engajamento no Instagram, é importante manter uma presença ativa e consistente na plataforma. Isso significa postar regularmente conteúdo relevante que ressoe com o público. Além disso, é importante usar hashtags relevantes e interagir com outros usuários na plataforma. Outras dicas incluem:

  • Use legendas envolventes que incentivem os seguidores a comentar e compartilhar.
  • Publique conteúdo visualmente atraente, como imagens e vídeos de alta qualidade.
  • Faça perguntas aos seguidores nas suas postagens para incentivar o engajamento.
  • Responda a todos os comentários e mensagens diretas que receber.

O que fazer para ter mais engajamento no Instagram?

Para ter mais engajamento no Instagram, é importante criar conteúdo que ressoe com o público e incentivar a interação. Isso pode incluir o uso de hashtags relevantes, postar conteúdo visualmente atraente e envolvente, fazer perguntas aos seguidores e responder a todos os comentários e mensagens diretas recebidos. Outras dicas incluem:

  • Use o Instagram Stories para compartilhar conteúdo exclusivo e interativo com seus seguidores.
  • Realize concursos e sorteios para incentivar o engajamento.
  • Colabore com outros usuários do Instagram para expandir seu alcance.

Qual é uma boa taxa de engajamento no Instagram?

Uma boa taxa de engajamento no Instagram varia de acordo com o tamanho da conta e o nicho de mercado. No entanto, em geral, uma taxa de engajamento acima de 3% é considerada boa. Para calcular sua taxa de engajamento, divida o número total de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos) por suas postagens pelo número de seguidores e multiplique por 100.

Quais posts geram engajamento no Instagram?

Os posts que geram engajamento no Instagram são aqueles que ressoam com o público e incentivam a interação. Isso pode incluir conteúdo visualmente atraente, como imagens e vídeos de alta qualidade, legendas envolventes que incentivam os seguidores a comentar e compartilhar, perguntas aos seguidores e conteúdo exclusivo compartilhado no Instagram Stories.

Como engajar no Instagram profissional?

Para engajar no Instagram profissional, é importante criar uma presença consistente e envolvente na plataforma. Isso pode incluir postar conteúdo relevante e visualmente atraente, usar hashtags relevantes, interagir com outros usuários na plataforma e responder a todos os comentários e mensagens diretas recebidos. Outras dicas incluem:

  • Use o Instagram Stories para compartilhar conteúdo exclusivo e interativo com seus seguidores.
  • Colabore com outros usuários do Instagram para expandir seu alcance.
  • Considere usar anúncios pagos para expandir seu alcance e aumentar o engajamento.

Qual a melhor hashtag para engajar no Instagram?

A melhor hashtag para engajar no Instagram varia de acordo com o nicho de mercado e o público-alvo. É importante usar hashtags relevantes que ressoem com o público e ajudem a expandir o alcance das postagens. Alguns tipos de hashtags que podem ajudar a aumentar o engajamento incluem:

  • Hashtags relacionadas a eventos atuais ou sazonais.
  • Hashtags relacionadas a tópicos populares ou tendências.
  • Hashtags específicas do nicho de mercado.

Como aumentar o engajamento no Instagram grátis?

Existem várias maneiras de aumentar o engajamento no Instagram gratuitamente, incluindo:

  • Postar conteúdo relevante e visualmente atraente regularmente.
  • Usar hashtags relevantes e pesquisar hashtags populares para se juntar a conversas.
  • Interagir com outros usuários na plataforma, como curtir e comentar em suas postagens.
  • Participar de comunidades e grupos de nicho de mercado no Instagram.
  • Usar o Instagram Stories para compartilhar conteúdo exclusivo e interativo com seus seguidores.