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Mensagens-chave é uma estratégia muito utilizada com a finalidade de consolidar as principais ideias de uma marca. Ou seja, informando mais sobre os seus produtos e serviços para o público-alvo. Sendo assim, separamos os principais detalhes sobre esta estratégia e como pode ajudar a sua empresa.
Comunicar algo para os canais de mídia é completamente importante. Além disso, qualquer deslize, informação incorreta ou interpretação errada, pode gerar uma grande polêmica para a imagem de uma organização.
Desse modo, antes de fazer qualquer menção para os stakeholders, seja para a imprensa, colaboradores, governo ou até mesmo sociedade. É importante sempre definir quais mensagens devem ser entregues ao público. Além disso, deve estar bem alinhado, principalmente com o porta-voz.
Sendo assim, as mensagens-chave são completamente essenciais e devem estar bem alinhadas e planejadas no momento de qualquer comunicação.
O que são mensagens-chave?
As mensagens-chave no mundo do marketing são o conjunto de palavras que você usa para se comunicar com seu público e convencê-los a fazer negócios com você. Sendo assim, a forma como você se comunica é crucial para ajudá-lo a atingir suas metas de negócios, pois pode ser a diferença entre aumentar as vendas ou enviar um cliente para seu concorrente.
Desse modo, as mensagens-chave contam a história do seu negócio, dando vida à sua marca por meio de palavras que podem ser transmitidas de forma consistente por todos da sua equipe, a qualquer hora, em qualquer lugar.
As mensagens são palavras cuidadosamente escolhidas que são convincentes, sinceras e têm o poder de inspirar ações. Ou seja, são os principais pontos de informação que você deseja transmitir e que demonstram como você agrega valor à vida do seu público-alvo.
Longe de ser simplesmente uma lista do que você oferece, uma mensagem-chave conta uma história sobre sua marca e é entregue em pequenas informações relevantes com uma mensagem clara e memorável.
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Ao contratar assessoria de imprensa o seu negócio passa a ter credibilidade, tendo maior visibilidade no mercado, assim, constrói autoridade e muito mais. Desse modo, não perca tempo e tenha a sua empresa bem posicionada no mercado em que atua. Então, está esperando o que para sair na frente dos seus concorrentes e ter grande ocupação no mercado?
O que é a mensagem chave e qual a sua importância na apresentação do seu negócio?
Sua empresa tem uma mensagem a comunicar. Seja para educar, anunciar, promover ou defender. Desse modo, as mensagens-chave são as mensagens que você deseja que seu público lembre automaticamente ao pensar na sua marca.
As mensagens são os principais pontos que você deseja que seu público alvo receba e guarde na memória. Uma mensagem-chave é um comunicado consistente que diz ao seu público exatamente pelo que você quer ser conhecido.
Além disso, sua mensagem deve estar presente em todos os seus materiais de marketing. Seja o seu site, embalagem, mídias sociais e até o cartão de visitas. Tudo o que você publica no mundo deve, de alguma forma, transmitir sua mensagem principal.
É claro que repetir a mesma mensagem em todos os meios como um copia e cola também não será eficiente. Em vez disso, é importante que você encontre maneiras diferentes de garantir que seu comunicado esteja sempre presente em suas comunicações, mas sempre com roupagens novas.
Quando usar mensagens-chave?
- Para criar estratégia de conteúdo
Mensagens-chave é uma ótima forma de planejar seu conteúdo. Para cada mensagem, planeje campanhas e publicidade direcionadas e ações que reforcem seu comunicado na memória do seu público-alvo.
- Em suas técnicas de copywriting
Use mensagens em seu site, blogs e nas redes sociais em conjunto com técnicas de copywriting e SEO para que essas mensagens apareçam nos mecanismos de busca associadas à sua marca.
- Para motivar sua equipe
As mensagens-chave devem sempre ser comunicadas nos manuais, comunicados internos e identidade visual da sua empresa. Além disso, sua equipe deve compreender suas mensagens, se unir em torno delas e usar estas como motivadores.
Como definir mensagens-chave?
As principais mensagens vêm da história da sua marca. Quando você começa a contar sua história, você identifica temas fundamentais e recorrentes. Sendo assim, as coisas sobre você e sua empresa que soam verdadeiras para tudo o que você faz.
Extrair mensagens de marketing da história da sua marca as tornam poderosas, propositais e totalmente verdadeiras para o seu negócio.
Então, para garantir que você transmita sua mensagem da forma mais memorável possível, é essencial seguir alguns passos para definir quais serão suas mensagens-chave.
1. As informações devem ser críveis e apoiadas por evidências.
Certifique-se de que sua mensagem principal seja apoiada por evidências, como números, depoimentos e etc.
2. Simplifique
Lembre-se de que suas mensagens devem ser curtas e específicas. Desse modo, suas mensagens devem ser passadas de forma simples, mas com interesse suficiente para provocar seu leitor.
3. Quem é seu público-alvo?
Considere seu público-alvo. O que eles esperam ouvir da sua empresa? Afinal, o que seu público-alvo valoriza?
Se sua empresa tem vários públicos-alvo diferentes, certifique-se de personalizar suas mensagens para cada grupo individualmente respeitando suas diferenças.
4. Controle a sua comunicação
Muitas vezes o que dizemos nem sempre é interpretado da forma que gostaríamos. Influenciar as percepções de outras pessoas não é uma tarefa fácil. No entanto, desenvolver mensagens-chave que sejam claras, concisas, honestas e positivas colocará você no controle das informações que estão circulando e permitirá que você influencie seu público da maneira mais eficaz.
5. Mantenha sua mensagem atualizada
Esteja sempre ciente de que suas mensagens principais não são estáticas. Afinal, tudo muda com o tempo, portanto, revisar suas principais mensagens-chave regularmente é vital para garantir que elas ainda sejam relevantes e reflitam a imagem que sua empresa deseja transmitir.
Qual é a estrutura das mensagens-chave?
A forma mais eficiente de estruturar suas mensagens é através da estrutura de “casa de mensagens”.
Sendo assim, a estrutura de casa de mensagens é uma ferramenta ótima e simples para definir e estruturar suas mensagens, sincronizá-las com outras e torná-las memoráveis para seu público.
Mas o que é a estrutura de casa de mensagens? É exatamente o que você pensa. Imagine uma casa. Ela possui um teto que cobre todos os cômodos, paredes que sustentam esse teto, e uma base sólida.
A casa de mensagens é um processo de criação estruturado que nos ajuda a pensar nos principais componentes de um negócio. Afinal, ele nos guia no processo de construção e estabelecimento de nossa marca.
Aplicando a estrutura de casa às mensagens-chave:
O telhado da casa contém a mensagem mais abrangente ou principal sobre sua empresa. Isso inclui seu objetivo principal, missão e visão.
As paredes ou pilares representam suas mensagens-chave que sustentam a mensagem principal. Nelas está a oportunidade de expandir sua mensagem principal, destacando importantes pontos de venda exclusivos e valores sobre o negócio.
Desse modo, a base da casa contém evidências factuais que sustentam as afirmações que você faz em suas mensagens principais e centrais, podendo ser tendências de mercado, estatísticas, fatos e números, citações, depoimentos de clientes e etc
Sendo assim, ter uma casa de mensagens bem projetada fornece foco, melhora a comunicação e economiza muito tempo na hora de definir sua comunicação baseada em mensagens-chave.
Dicas para utilizar mensagens-chave
- Em se tratando de mensagem, menos é mais. Sendo assim, sua comunicação não deve conter mais do que 5 ou 6 mensagens-chave. Mais do que isso só confunde o que você está tentando transmitir.
- As mensagens devem ser concisas e em linguagem acessível
- Além disso, evite longas explicações e principalmente evite falar termos ou dados que nem todos conhecem ou entendem.
- Sempre que possível, inclua dados que ajudem a estabelecer posições memoráveis no mercado nas suas mensagens. Como por exemplo: “Fomos os primeiros a…”, “Somos os maiores…”, “Inventamos o…”, “Somos os únicos a…”, “Somos os mais seguros…” e etc.
- Se sua empresa conta com uma grande variedade de produtos ou serviços. Desse modo, tente concentrar suas mensagens na sua marca, não criar comunicados específicos para cada nicho.
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