Assessoria de imprensa: O que é, como funciona e onde contratar

A assessoria de imprensa tem como finalidade intermediar o diálogo entre a sua  marca ou a de seu cliente e seus respectivos públicos. E pode ser contratada através no site suaimprensa.com.br ou através do telefone: (11) 99739-2018.

A fim de que a comunicação ocorra de forma humana, dinâmica e transparente e que as partes mantenham-se conectadas.

Tudo teve início no século passado, nos Estados Unidos, mas apesar das inúmeras mudanças ocorridas no decorrer do tempo, a atividade segue de forma indispensável.

Diferente do que se parece, a assessoria de imprensa não se limita a promover encontros propriamente ditos, entre suas personagens ou empresas e meios de comunicação.

As suas atribuições quanto profissionais da área vão além. É você o responsável por criar mecanismos com a finalidade de estabelecer relacionamento por meio da imprensa e servir de fonte de informação.

Para facilitar o seu entendimento quanto à atuação da assessoria de imprensa, trouxemos algumas informações importantes sobre o tema e algumas dicas de como deve ser feita.

Vamos lá? 

Qual a função de uma assessoria de imprensa?

Função Assessoria de Imprensa

Se você deseja ser um assessor de imprensa precisa saber que sua função primordial é estabelecer um diálogo direto e ágil entre seu assessorado e os veículos de imprensa.

É sua função ainda, auxiliar os jornalistas na criação de seus conteúdos e monitorar a reputação de seu assessorado perante à imprensa.

Uma das estratégias mais assertivas para estabelecer este relacionamento e se tornar uma fonte para os veículos é a criação de conteúdos altamente relevantes.

Além disso, o profissional pode executar as seguintes ações:

  • Produzir pesquisas de mercado;
  • Ofertar serviços gratuitos
  • Promover eventos e cursos;
  • Propor parcerias;
  • Explorar recursos tecnológicos
  • Link building

Estas e outras ações vão ajudá-lo muito na construção de uma relação sólida com os meios de comunicação.

Na sequência vamos abordar alguns conceitos tipicamente presentes na atividade do assessor de imprensa.

Como fazer uma assessoria de imprensa em 2021: veja algumas dicas.

Por mais que a atividade do assessor de imprensa se confunda com a do assessor de comunicação, existem diferenças. Contudo, ambas as áreas trabalham próximas.

Mas este é um assunto para outro momento. Aqui vamos focar no seu papel enquanto assessor de imprensa. Cabe ressaltar que existem 3 formas de se fazer a assessoria de imprensa.

Confira abaixo:

1. Assessorar diretamente na empresa

Você pode atuar na assessoria de imprensa de uma empresa como funcionário contratado a partir da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

A vantagem neste caso, é que a proximidade com a rotina diária da empresa, lhe favorece na apuração de informações e na produção de conteúdos.

Haja vista que a fonte estará ao seu alcance à tempo e à hora. Neste caso, é necessário desenvolver um plano de comunicação, que esteja alinhado ao plano de negócio da empresa.

2. Ser um assessor freelancer ou “job”

Neste caso, normalmente você será contratado para desenvolver um trabalho específico, ou ainda, para promover um determinado evento.

Por um lado, essa forma de fazer a assessoria de comunicação é positiva já que não vai comprometer um grande orçamento.

Em contrapartida, promover algo de uma empresa ou pessoa que não tenha uma relação com a imprensa pré-estabelecida, pode ser desafiador e mais difícil.

Sem contar que, as demandas futuras você não vai conseguir atender.

3. Montar uma agência de comunicação

Esta é uma alternativa viável para você, já que boa parte das empresas optam por esse tipo de assessoria de imprensa.

Para que a atividade saia como planejada é imprescindível desenvolver um plano de comunicação prévio e ter um funcionário da empresa auxiliando diretamente a sua agência.

Conteúdo editorial ou mídia paga: o que a assessoria de imprensa deve desenvolver

Os dois formatos de conteúdo podem e devem ser elaborados e acompanhados pela assessoria de imprensa, mas há diferenças na proposição destes conteúdos.

Isso porque, a mídia paga envolve uma relação comercial, neste caso, o assessorado paga para que o conteúdo possa ser divulgado.

Neste caso, você é quem vai determinar, o formato, o design, a data da veiculação e o CTA ou seja, o momento em que você fala de seu produto ou assessorado.

No outro caso, você será apenas uma fonte e sua função será fornecer informações sobre determinado assunto, nesta situação, o dono da pauta é o jornalista, por isso, você só poderá colaborar, mas não intervir.

Mas, caso haja alguma informação equivocada a respeito de seu assessorado, você poderá pedir o direito de resposta e aí sim, divulgar o conteúdo de acordo com os seus parâmetros.

Qual a fórmula para fazer uma boa assessoria de imprensa?

A princípio, o essencial é que o profissional desta área tenha o hábito de ler e acompanhar todos os veículos de imprensa.

Não apenas para saber se algo a seu respeito foi veiculado, mas também para entender a linha editorial de cada um deles.

A partir deste hábito, é possível ter boas ideias de conteúdos relevantes.

Desse modo, sempre que produzir algo, vai saber exatamente qual veículo propor, por entender onde aquele conteúdo se encaixa. 

Muitas assessorias de imprensa cometem o equívoco de disparar seus conteúdos indiscriminadamente, assim, dificilmente elas vão atingir o objetivo de que o material seja veiculado.

É preciso segmentar bem o conteúdo e seus respectivos públicos, massificar a comunicação é um grande erro de uma assessoria.

A assessoria de imprensa é um instrumento importante na construção da reputação e posicionamento de uma empresa, por este motivo, precisa ser bem articulada.

Se é neste segmento que você deseja atuar, qualifique-se de forma incansável e domine todos os conceitos imprescindíveis.

Conclusão

Viu como a assessoria de imprensa é um mecanismo de grande relevância para marcas e personagens?

Sua atuação pode ser decisiva para o sucesso de um negócio, quando bem alinhada aos planos e projetos de negócio.

Por este motivo, você deve valorizar este departamento e investir para que seu negócio cresça, seja você um aspirante a assessor, ou alguém que necessita de um.

Quer saber mais sobre essa atividade e sobre as soluções para o seu relacionamento com a imprensa, conheça-nos melhor através do site.

Temos muito a compartilhar com vocês.

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