Comunicação digital: Veja quais são as tendências

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A comunicação digital é algo que vem mudando completamente o rumo de diversas empresas e negócios. Em apenas algumas décadas, a comunicação digital tornou-se a principal forma de comunicação entre as pessoas. Sendo assim, veja mais detalhes sobre este assunto.

De uma forma simples, a comunicação por meios digitais envolve os esforços de comunicação online de uma organização. A maioria das organizações hoje usa uma ampla variedade de canais on-line – de seu site a aplicativos de bate papo e redes sociais. Desse modo, é possível se conectar com clientes, funcionários atuais e muito mais.

A vantagem desta comunicação em relação à tradicional se dá pelo compartilhamento de informações de forma imediata e em tempo real. Desse modo, permite a interação, troca e colaboração de ideias e, mais importante, a grande maioria pode acessar.

Por isso, as empresas que querem se manter à frente precisam investir em um plano de comunicação digital que priorize os canais digitais de informação. Sendo assim, veja como funciona este meio de comunicação e muito mais.

 

Para que serve a comunicação digital?

Usar canais de comunicação digital é importante para atingir diversos públicos. Por meio desta comunicação, os clientes podem acessar diversas informações sobre os produtos e serviços da sua empresa. 

Além disso, os funcionários esperam notícias e comunicados importantes da empresa. Esta comunicação virtual permite ter laços entre clientes, funcionários e empresas. Desse modo, diminui o ruído e as interferências no que se deseja comunicar.

 

Veja algumas razões pelas quais a comunicação digital é essencial para empresas em 2022

 

A comunicação digital fornece uma experiência customizada

A comunicação digital em várias formas, como inteligência artificial, assistentes virtuais e chatbots facilita o contato dos clientes com as organizações em qualquer horário do dia ou da noite. Desse modo, em muitos casos, não é mais necessário aguardar um atendimento humano para resolver questões simples. 

A comunicação virtual cria um melhor envolvimento dos funcionários 

Você pode usar a comunicação virtual para transformar seus funcionários em contadores de histórias para a marca da empresa. 

Aproveite o potencial dos funcionários para apresentar seus objetivos, gerar uma conexão emocional e criar um senso de conexão com a organização. Além disso, pode estar destacando suas conquistas e histórias de vida nas redes sociais da empresa. 

A comunicação digital amplia o seu conteúdo 

Esta comunicação permite que você melhore seu conteúdo e permite que ele alcance um grande número de pessoas em todo o mundo. 

Antes havia a dependência de conferências de imprensa ou anúncios em dia e horários específicos na mídia tradicional. No entanto, hoje seu conteúdo pode ser compartilhado instantaneamente nas mídias sociais. E quanto mais pessoas encontrarem seu conteúdo online, mais pessoas ao redor do mundo ele atingirá sem nenhum custo adicional.

A comunicação digital tem resultados mensuráveis  

As diversas maneiras de avaliar o sucesso de uma campanha de marketing digital garantem que você saiba o que funciona e o que não funciona dentro do ambiente digital. 

Ou seja, pode ser por meio do número de visualizações de uma página com conteúdo específico, pesquisas de tráfego, visitas ao site, o número de visualizações que um vídeo recebeu ou o número de vezes que um relatório foi baixado. Desse modo, essas métricas podem ser analisadas, ajudando você a entender como seu dinheiro foi investido. 

Isso é importante porque ajuda você a entender o que seus clientes precisam e o que eles preferem, para que você possa garantir que eles voltem sempre.

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Como é feita a comunicação digital?

comunicação digital
Fonte: Imagem/Reprodução: Canva

Muitas empresas cometem o erro de pensar que basta seus produtos serem bons para ter um grande número de vendas. Em um mundo ideal, seria assim. Porém, em um mundo online que possui uma grande quantidade de empresas que oferecem produtos e serviços similares. Torna essencial um bom plano de comunicação para alcançar resultados .

 

Vantagens de realizar uma estratégia digital correta

Com uma boa estratégia digital você consegue:

  • Diferenciação: Você pode conseguir dar um valor diferencial à sua marca. Ou seja, mostrando as diferenças e vantagens em relação aos concorrentes de forma ágil e proativa.
  • Credibilidade: Através de postagens informativas, como por exemplo contando sobre a história ou curiosidades sobre o setor em que sua empresa atua. Desse modo, os consumidores verão sua empresa como especialista no ramo e passarão a confiar mais em seus produtos e serviços.
  • Engajamento: Com uma boa estratégia de comunicação digital, sua empresa irá além da venda e poderá criar um vínculo com seu cliente mesmo após a compra ou o serviço ter sido oferecido.
  • Tráfego segmentado: Através desta comunicação, é possível atingir vários públicos por vários caminhos distintos. Sendo assim, se temos públicos diferentes, devemos fornecer conteúdos diferentes para cada um deles.

Para montar uma boa estratégia de comunicação digital é necessário fazer perguntas-chave e respondê-las de forma objetiva.

O que é o seu negócio?

Quais os produtos você tem a oferecer, qual sua capacidade de expansão, quem são seus parceiros comerciais, quais seus pontos fortes e pontos fracos e quais você deseja melhorar.

Quem é seu público alvo?

Qual a porcentagem de homens e mulheres, em que região vivem, quais outras marcas eles consomem. Além disso, identifique o que fazem nas horas de lazer, qual a faixa de renda, o que eles esperam de sua empresa e principalmente aonde você pode encontrá-los na internet.

Quem são seus concorrentes?

Quem são seus concorrentes diretos, quantos seguidores tem cada um, que tipo de conteúdo publicam nas redes sociais. Não só, como também saiba o que eles compartilham, o que as pessoas mais gostam e qual a periodicidade de suas publicações.

Qual é a sua diferenciação?

Em que sua empresa é especialista, qual o serviço/produto diferente do resto dos concorrentes, quais as vantagens. Ainda, identifique qual o valor diferencial comprar com você e que imagem você quer ter para atrair mais clientes.

Qual o seu orçamento?

Quanto você pode gastar por mês, qual a previsão de vendas e qual a sua margem de lucro.

 

Quais as principais características da comunicação digital?

  • A comunicação digital incentiva a inovação 

A comunicação digital permite novas combinações de imagens, som, texto e animação. Ou seja, o uso de som, texto em movimento e imagens animadas estão permitindo que profissionais de marketing e artistas redefinem os limites de sua expressão criativa. 

  • A comunicação digital pode atingir novos públicos

Novas plataformas como Youtube, Soundcloud, TikTok, Kwai, Twitch e Instagram. Afinal, permitem que artistas, empresas e indivíduos alcancem públicos que antes estavam fora de alcance devido a limitações geográficas e financeiras. 

  • A comunicação digital usa código web como ferramenta de promoção

Códigos da web como HTML e CSS atuam movimentando informações, textos e imagens pela web à medida que os usuários realizam pesquisas ou navegam em diferentes sites. 

Desse modo, esse código pode detectar o comportamento anterior de um usuário, interesses, localização geográfica e se ele já visitou um site anteriormente. Como resultado, o código da web se torna uma ferramenta para determinar quando e para onde as comunicações digitais devem ser enviadas. 

Sendo assim, as empresas de marketing digital usam o código da web para direcionar suas campanhas de comunicação e também para acompanhar seu sucesso.

 

O que são ferramentas de comunicação digital?


Existe um número considerável de ferramentas disponíveis para que uma empresa consiga atingir seu público. E decidir sobre os canais de comunicação digital que são adequados para o seu negócio pode ser uma dor de cabeça.

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Sites

O site da sua empresa é um dos canais de comunicação escrita mais potentes à sua disposição. A razão é simples: uma vez que seus clientes estão no local, você é responsável por tudo o que eles veem. Isso significa que você finalmente tem a chance de atraí-los sem concorrência. 


Mídias sociais

Estima-se que em 2022 a soma de todas as redes sociais alcancem a marca de 3.96 bilhões de usuários.

Isso significa que seu conteúdo de mídia social não pode ser apenas um meio de relações comerciais ou campanhas de relações públicas sem personalidade. Sendo assim, aproveite ao máximo vídeos, imagens e GIFs e não se esqueça de criar um senso de comunidade com seus seguidores iniciando conversas reais.

Aplicativos de mensagens 

Ter um canal de comunicação com seus clientes por meio de Whatsapp e Telegram é uma das opções de comunicação mais inteligentes para empresas que desejam informar seus clientes sobre novas ofertas e negócios, tirar dúvidas e fechar negócios.

‍Além disso, é ótimo para empresas que precisam fazer comunicações frequentes sobre atualizações de status sobre pedidos e entregas, por exemplo. 

‍Chat ao vivo

Negócios online de qualquer formato e tamanho podem se beneficiar dos recursos de chat ao vivo, ou seja, para resolver questões simples de forma rápida e objetiva.

Chatbots

Graças ao sucesso do chat ao vivo como canal de comunicação, os chatbots se tornaram uma ferramenta essencial por si só. Desse modo, eles fornecem suporte muito necessário aos agentes de bate-papo  quando as filas de bate-papo ao vivo ficam ocupadas e também são uma excelente ferramenta de suporte de autoatendimento. 

Por exemplo, os chatbots podem fornecer aos seus clientes respostas simples de perguntas frequentes quando eles têm uma consulta rápida . 

Além disso, outra vantagem obtida com o uso de chatbots como canal de comunicação é a disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana. Sendo assim, se seus agentes de bate-papo ao vivo estiverem offline, eles ainda poderão fornecer aos seus clientes as respostas que eles procuram. Ao mesmo tempo, eles podem coletar dados para interações posteriores. 

E-mail

O principal benefício de usar o e-mail como canal de atendimento ao cliente é que ele é simples de usar. Desse modo, coloque seu endereço de e-mail de suporte comercial em seu site e os clientes entrarão em contato sempre que tiverem uma consulta. 

Portanto, evita que seus clientes não gastem muito tempo pesquisando em seu site, mas também melhora os tempos de espera e fila dos atendimentos por bate papo ao vivo. Desse modo, se os agentes estiverem ocupados, seus clientes ainda terão a opção de entrar em contato sem esperar na fila através do e-mail.

Uma das razões pelas quais o e-mail é tão eficaz  é que você está se comunicando com um público pré-selecionado. Ou seja, um público que concordou em receber suas atualizações, ofertas e notícias.

Escrita SEO

As técnicas de SEO aplicadas às postagens no site de sua empresa ajudam o público-alvo a encontrar o que buscam nos primeiros resultados dos motores de busca.

Veja também sobre: Comunicação interna Comunicação empresarial, Comunicação institucional, Comunicação integrada.

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