Descubra o que é media training e sua importância

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Media training é o treinamento de um profissional que vai ser o porta-voz de uma organização. Ou seja, é um curso para preparar uma pessoa que ficará responsável por dar entrevistas, ter contato com canais de TV, rádio, revistas, e muito mais. Sendo assim, veja mais informações sobre esta pessoa e como é importante para uma marca.

O contato com a mídia, mais conhecido no ambiente de relações públicas. É importante para qualquer empresa que deseja ter sua marca bem posicionada no mercado. 

Por ser um ambiente importante, poucas pessoas sabem as técnicas mais importantes, para contribuir com uma comunicação planejada. Afinal, é fundamental em momentos de crises, ou quando o negócio se encontra mais instável.

Desse modo, veja a seguir as principais informações que você pode encontrar neste artigo:

  • O que é o media training?
  • Como é feito o media training?
  • Qual a finalidade básica do media training?
  • O que é media training Fire?
  • O treinamento de mídia oferece quais benefícios para uma empresa?
  • Afinal, porque é importante ter um media training dentro da sua organização?

O que é media training?

Media training
Fonte: Imagem/Reprodução: Canva

Media training são termos de origem americana, em português significa treinamento de mídia. Sendo assim, é o treinamento de um profissional que será o porta-voz, ou seja, o responsável por oferecer as informações sobre a empresa para a mídia.

Este treinamento é realizado por meio de técnicas de comunicação. Pois o principal objetivo é oferecer um desenvolvimento deste porta-voz. Assim, ele pode se expressar cada vez melhor, oferecendo informações claras e corretas sobre a organização.

O treinamento tem como abordagem principal: gestão de crise, desenvoltura profissional, oratória e entre outros fatores que são exigidos pela mídia. Todo este processo de aprendizagem é composto por:

  • Treinamento de entrevistas;
  • Questionamentos que podem acontecer durante uma entrevista;
  • Análise verbal e também corporal;

Diversas empresas acreditam que o media training é apenas um workshop que é passado para os profissionais, por meio de orientações. Ainda, acredita-se por parte das empresas que possui duração de apenas 4 horas.

Mas não é desta forma que este treinamento deve ser encarado. Afinal, é uma caminhada séria e que as empresas devem levar como algo importante para a sua imagem. Podemos afirmar que este treinamento é muito mais difícil e deve ser contínuo. 

Pois leva um longo período para chegar a uma postura desejada, com o objetivo de oferecer uma ótima comunicação para a mídia. São muitos pontos que devem ser estudados, analisados e corrigidos.

Como é feito o media training?

O media training geralmente é separado em duas etapas. Estas etapas são divididas em: teórica e prática. 

Na parte teórica, o profissional estuda sobre técnicas de comunicação e alguns conceitos básicos, para entender como funciona a comunicação com a mídia. Nesta etapa também é ensinado sobre a importância do planejamento prévio. 

Na teoria, o porta-voz também aprende sobre a importância de entender o assunto que será comentado durante a entrevista. Além disso, deve saber a visão do canal de mídia. Afinal, é importante saber para evitar assuntos indesejados e até mesmo cometer gafes.

Na prática, o profissional que está sendo treinado realiza diversas simulações que este pode encontrar no momento da entrevista. 

É feito uma gravação com o porta-voz. Em seguida, é feito uma avaliação de como este profissional esteve durante a gravação. Além disso, o tempo que o porta-voz demorou para responder, a desenvoltura e muito mais.

Mesmo sendo algo essencial para a marca e nome de uma empresa, muitas decidem em não investir em media training. Esta atitude acaba prejudicando a imagem da organização.

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Qual a finalidade básica do media training?

O principal objetivo do media training é capacitar um profissional para atuar como porta-voz de uma empresa. Ou seja, se tornar o principal responsável para se comunicar com os canais de mídias sociais. 

Mas de uma forma adequada, com a finalidade de oferecer para a mídia imagem profissional, sendo autoridade no assunto, apresentando suas visões e posicionamento em períodos de crise e muito mais.

O que é media training fire?

A media training fire é uma simulação em um momento de crise. Na simulação, é feito uma história no momento de crise. Diversos diretores ficam em um ambiente.

Neste ambiente recebem informações sobre o problema. Ao mesmo tempo tem que atender a imprensa e explicar o que está acontecendo e se posicionar sobre o acontecimento.

Sendo assim, a media training fire, quando traduzido para o português, significa um treinamento de mídia com fogo. Ou seja, em um momento de alta tensão, tanto dos colaboradores, como do porta-voz e dos canais de mídia.

O treinamento de mídia oferece quais benefícios para uma empresa? 

Conforme já comentado no decorrer deste artigo, é possível imaginar que o media training oferece diversos benefícios para uma empresa. Pensando nesses benefícios, separamos os principais para que você possa entender que este treinamento é essencial.

1- O porta-voz passa a ter maior controle emocional

Sabemos que informar um assunto e informação importante para os canais de mídia não é para qualquer um. Afinal, é necessário que o porta-voz seja uma pessoa serena e que saiba lidar com qualquer tipo de pergunta. 

Sendo assim, um dos principais benefícios é que o porta-voz da empresa passa a ter maior controle emocional. 

Desse modo, consegue direcionar de uma forma mais correta uma entrevista. Quando o comunicador da empresa passa a demonstrar qualquer tipo de desconforto. Assim, pode passar uma sensação de medo e consequentemente o entrevistador irá pressionar este profissional.

2- O comunicador aprende a organizar o discurso

A organização do discurso é completamente importante. Afinal, o tempo nos canais de mídia é muito pequeno. 

Sendo assim, quando o comunicador não consegue expressar da melhor forma todas as informações, tendo uma organização deste discurso, pode deixar de comentar algumas informações que são importantes para a imagem da empresa.

Durante o media training, o porta-voz aprende como organizar o discurso, todas etapas da uma entrevista, como deve responder cada pergunta, sem deixar faltar nenhum tipo de informação.

3- Um comunicado bem estruturado ajuda no fortalecimento e também posicionamento da marca no mercado

Entre um dos principais benefícios que o media training pode oferecer, é ajudar o porta-voz a passar todas as informações. Além disso, ter uma boa postura e consequentemente alcançar um bom posicionamento no mercado. 

Ter uma marca forte e alcançar credibilidade é um dos fatores fundamentais para uma empresa que deseja lucrar cada vez mais.

Com este treinamento, a empresa passa a ter profissionais altamente qualificados para se portar diante dos canais de mídia. Seja para passar uma informação e até mesmo em momentos de crise. 

Afinal, porque é importante ter um media training dentro da sua organização?

Se você deseja alcançar um bom posicionamento da sua marca e ter um bom desenvolvimento no mercado em que atua. 

Ter um profissional altamente qualificado e preparado para lidar com os canais de mídia e imprensa, independe se a situação se encontra boa ou ruim. É importante para criar uma imagem boa na sociedade.

Dependendo do assunto, tamanho e segmento da empresa, é necessário que esta instituição indique mais de uma pessoa para este treinamento e cargo. Afinal, quando há qualquer tipo de problema, uma pessoa pode ocupar o lugar da outra e não deixar a sociedade sem uma resposta.

Qual profissional escolher para ser porta-voz?

Treinamento de mídia
Fonte: Imagem/Reprodução: Canva

Bem, é muito comum que as empresas tenham este tipo de dúvida no momento de escolher um profissional para atuar nesta área. Afinal, terá grandes responsabilidades.

Sendo assim, é importante que a empresa escolha um colaborador que tenha uma boa desenvoltura e facilidade com comunicação. Afinal, o treinamento se torna ainda mais fácil. 

Mas ter uma boa comunicação não basta. É importante que estes tenham uma boa postura para passar maior confiança da marca. 

Outro ponto importante é que sejam escolhidas pessoas que possuem um bom cargo na empresa. Como presidente, diretores ou até mesmo investidores. 

Escolher um porta-voz não fácil. Mas a assessoria de imprensa que for contratada pode aconselhar sobre esta escolha e oferecer todo e qualquer suporte, antes mesmo de começar o media training.

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