Press kit o que é e os benefícios que oferece

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O press kit é uma ação que pertence ao marketing, a mesma tem como principal objetivo informar para a mídia os serviços e produtos de uma empresa. Este kit é composto por uma carta de apresentação. Para saber mais o que é e entender os benefícios para uma estratégia, continue aqui neste artigo.

Sabendo que esse tema é uma dúvida para muitos profissionais e para muitas empresas, nesse artigo vamos falar sobre:

O kit de marketing é muito conhecido tanto na área de relações públicas, como também no marketing. Muitas pessoas acreditam que esta estratégia não está mais presente no mercado, mas muito pelo contrário, ainda está muito presente. Ainda, é completamente importante.

Esta estratégia sofreu diversas alterações conforme foi passando o tempo. Mas é uma das principais formas de divulgação e completamente reconhecida no mercado. 

Você precisa saber mais sobre o press kit? Pois bem, separamos as principais informações sobre esta estratégia e quais benefícios pode oferecer para a sua empresa. 

Descubra a seguir:

  • O que é um press kit?
  • O que deve ter em um press kit?
  • Quanto cobrar para fazer um press kit?
  • Como fazer press kit Digital? 

O que é press kit?

O press kit, também é conhecido como kit de imprensa. Este kit foi criado pelas assessorias de imprensa, com o objetivo de apresentar um serviço ou até mesmo uma empresa para a mídia. Neste kit, é possível encontrar informações e dados com o objetivo de apresentar o que é aquele negócio.

A base deste documento é uma carta, chamada de release. Nesta carta, o assessor de imprensa informa alguns dados sobre a empresa, conta a história da organização. 

Além disso, explica os produtos e serviços que esta oferece e informa qual é o objetivo desta carta, se é um lançamento, a divulgação de um produto, uma ação que oferece oportunidade e muito mais.

Junto com a carta de apresentação, é importante enviar também algo interessante e que seja capaz de mostrar na prática o serviço ou produto que esta organização oferece.

Um grande exemplo desta ação é uma empresa que vende um determinado produto, por exemplo, pode enviar alguns vouchers de descontos nos produtos ou até mesmo isentar o valor que seria pago. 

Ainda, para empresas que oferecem entretenimento, por exemplo, podem enviar convites para uma determinada estreia e muito mais.

Em primeiro momento, o envio de press kit eram enviados especialmente para jornalistas. Isso acontecia, pois era por meio destes que era possível alcançar maior visibilidade nos meios de comunicação. 

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Porém, com o avanço da internet, esta estratégia passou a ser vista de uma forma diferente. Então, hoje estes kits são enviados para influenciadores digitais. 

Afinal, oferecem maior visibilidade e crescimento de uma marca, por conta da grande quantidade de seguidores nas redes sociais. Desse modo, tornou- se muito mais lucrativo para as empresas.

O que deve ter em um press kit?

Sabemos que fazer um press kit não é nada simples, principalmente se o seu objetivo é ser divulgado e chamar atenção do público. Pensando nisso, veja o que não pode faltar neste kit.

Faça um bom planejamento

Um plano de ação é algo importante e que deve ser desenvolvido para que o seu kit tenha fundamento e seja atrativo. 

Mesmo sendo algo interessante receber presentes de forma gratuita, não é qualquer pessoa que vai realizar a divulgação grátis dos seus produtos e eventos. 

Então, é importante que no planejamento a sua empresa tenha definido o público alvo ou a persona. Estas devem ser as audiências do digital influencer que você escolher. Sendo assim, saiba:

  • Quem você quer atingir?
  • Você sabe qual é a faixa etária?
  • Qual é a localização geográfica?
  • Qual a classe social?

Afinal, uma empresa que vende artigos de luxo, dificilmente enviará um kit para um digital influencer de 15 ou 16 anos. Da mesma forma, não enviaria para um jornalista que trabalha com um veículo de moda feminina. A menos que identifique alguma oportunidade neste público.

Tenha um objetivo para a sua ação 

Antes de enviar qualquer press kit, é importante que você tenha um objetivo definido. Afinal, enviar por enviar, não oferece nenhum tipo de lucro para a sua empresa, muito pelo contrário, terá perda de tempo e prejuízo.

Caso a sua empresa esteja neste caminho, é importante que você pare e repense a estratégia que está sendo feita na sua organização. 

Além disso, mesmo que não seja nenhum lançamento e data especial para a sua empresa, você pode encontrar oportunidades em algumas datas comemorativas. 

Afinal, estas oportunidades são excelentes para impulsionar o seu negócio e chamar atenção do público alvo.

Seja criativo

Sabemos que o press kit deve ser feito de uma forma estratégica e principalmente criativa. Afinal, os digitais influencers recebem uma grande quantidade de recebidos todos os dias. Então, faça sempre uma reflexão, o que sua marca tem de diferente das outras?

Atualmente, os consumidores têm sido cada vez mais rigorosos do que antes. Afinal, a quantidade de oferta hoje em dia é muito maior, tornando difícil se destacar em meio a este ambiente.

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Presentes que não fazem sentido com a sua marca, certamente não vão chamar tanta atenção assim. Então, torne o seu presente criativo e interessante para quem vai receber.

Uma forma de ser criativo também é por meio do release. Muitas empresas deixam a carta de uma forma mais criativa, com charadas e muito mais.

Quanto cobrar para fazer um press kit?

A mídia pode cobrar um valor muito alto para a divulgação de um press kit e atualmente, você não verá tantos resultados. Afinal, o público está muito mais centralizado nas redes sociais e na internet.

Desse modo, enviar um kit para influenciadores pode ser muito mais vantajoso. Estes cobram muito mais barato e consequentemente oferecem um resultado muito maior do que o esperado. Pois o público que você busca atingir certamente se encontra na internet.

Como fazer press kit digital?

Press kit
Fonte: Imagem/Reprodução: Canva

O principal objetivo do press kit digital, é facilitar a criação de uma notícia, a partir de informações relevantes. Então, informe dados importantes, relevantes e que sejam ricos para os jornalistas e meios de comunicação. Para obter maiores resultados, é importante que você:

Faça um conteúdo relevante

Verifique se o seu conteúdo está completo de informações, como:

  • Visão geral do seu produto ou empresa, a pessoa que receber o seu material deve conhecer a sua empresa. Para isso, é importante que você informe com clareza o que sua empresa faz, quais produtos oferece e muito mais;
  • Press releases;
  • Arquivos multimídia, como fotos, vídeos e infográficos;
  • Links que você quer que esteja presente na reportagem;
  • Informações de contato, como telefone, e-mail e redes sociais.

Cuidado com o visual e seja criativo

Sabemos que jornalistas e meios de comunicação recebem diariamente diversos pedidos e kits para a divulgação. 

Sendo assim, você precisa se destacar, para isso, seja criativo, faça um material em power point e canva. Além disso, tenha uma boa apresentação.

Ofereça um material estratégico

O material deve ser noticioso. Formate o seu conteúdo, para que ele fique claro para o jornalista e pessoa que está vendo o material. Sendo assim, formatar e distribuir o seu press kit digital é a chave para que você consiga divulgar a sua empresa e consequentemente potencializar seus resultados.

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