Clipping: Entenda a importância e como fazer

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Clipping é o monitoramento contínuo de menções, citações, notícias e reportagens que são feitas na mídia. O principal objetivo é a construção de uma marca e autoridade de uma empresa. Desse modo, veja como funciona e a importância para o se negócio.

Comunicação, marketing e divulgação, este certamente é um dos principais objetivos de diversas empresas. Afinal, é por meio destas ações que uma empresa passa a ser reconhecida no mercado. 

Quando falamos em inúmeras aparições na mídia, é importante realizar o processo de monitoramento. 

Afinal, para as organizações que buscam trabalhar com assessoria de imprensa, é importante ter a mensuração e análise dos resultados obtidos. Afinal, o que adianta fazer um trabalho se não é possível identificar melhoras?

Pensando nisso, separamos para você as principais informações de como funciona o clipping. Além disso, veja a importância deste monitoramento e também como pode ser feito. 

O que é o clipping digital?

Clipping
Fonte: Imagem/Reprodução: Canva

Clipping é um relatório que contém o registro de todos os materiais disponíveis na mídia referentes à imagem de uma empresa, produto, organização e etc. Sendo assim, hoje temos uma quantidade significativa de informação à nossa disposição.

Esta estratégia não é mais apenas o registro de menções a uma empresa nos jornais, rádios e televisão. Sendo assim, o clipping digital monitora sites. Não só, como também blogs, portais de notícia, vídeos, redes sociais e até podcasts em busca de menções a uma marca. Além disso, é fundamental para a avaliação da presença online de uma empresa.

Ou seja, esta mensuração é realizada no ambiente digital. Afinal, é muito mais completo do que o monitoramento de notícias que era feito pelas assessorias de imprensa no cenário de comunicação tradicional.

O que fazemos com essa informação é o que vai diferenciar um simples recorte de notícias de uma estratégia de comunicação poderosa para sua empresa.

Qual o valor do clipping?

O clipping ajuda a medir a reputação de uma empresa, como ela está sendo retratada na mídia e avaliar quais tópicos estão repercutindo nas redes sociais. Desse modo, uma estratégia de monitoramento de mídia bem implementada ajuda você a gerenciar e proteger sua imagem e reputação de marca.   

Quais os principais benefícios do clipping digital?

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Ao contratar assessoria de imprensa o seu negócio passa a ter credibilidade, tendo maior visibilidade no mercado, assim, constrói autoridade e muito mais. Desse modo, não perca tempo e tenha a sua empresa bem posicionada no mercado em que atua. Então, está esperando o que para sair na frente dos seus concorrentes e ter grande ocupação no mercado?

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1. Manter-se informado

O clipping digital coleta os dados de toda a web e reúne em um só lugar. Como resultado, você fica atualizado com todas as menções da sua marca em tempo real. Além disso, se você descobrir algo negativo, poderá tomar medidas imediatas para resolver o problema.

2. Entender a percepção dos clientes sobre sua marca

Realizar o monitoramento, permite que você saiba o que as pessoas estão dizendo sobre sua marca nas redes sociais. Do que estão gostando, o que esperam da sua marca e principalmente sobre o que estão reclamando.

3. Gerenciar a reputação da sua marca

Ao rastrear a web em busca de menções à sua marca, você pode responder prontamente a discussões, críticas ou dúvidas que estão sendo levantadas. Desse modo, uma resposta imediata a qualquer feedback mostra aos clientes que você se preocupa com a experiência deles e inverte possíveis percepções negativas.

4. Evitar crises

Uma crítica ou comentário negativo pode se tornar viral e prejudicar a reputação da sua marca. Desse modo, clipping digital torna muito mais fácil identificar quaisquer menções negativas à sua marca. Além disso, é possível reagir rapidamente, evitando que o problema escale de proporção e ocorra uma crise mais significativa.

5. Tomar decisões futuras

Através deste acompanhamento, você pode coletar dados de toda a web para tomar melhores decisões futuras com base nesses insights.

6. Melhorar seus produtos ou serviços

A análise dos resultados dos dados pode ajudá-lo a identificar lacunas e sugerir melhorias a serem feitas nos seus produtos ou serviços

7. Medir a eficácia de suas estratégias de marketing

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O monitoramento de mídia é uma ótima ferramenta estratégica para medir e melhorar a eficácia de suas estratégias de comunicação. Desse modo, você pode acompanhar de perto a atenção da mídia e do público, se conseguiu atingir seu público alvo e se a reação recebida foi a que sua empresa buscava.  

8. Encontrar ideias para novos conteúdos

O monitoramento de mídia ajuda você a identificar tendências de mercado e identificar as necessidades do seu público alvo. Ou seja, através do monitoramento, você pode encontrar novas ideias e ângulos criativos para o seu conteúdo. 

Como fazer um clipping passo a passo?

1. Encontre um serviço de clipping

O primeiro passo é enontrar um serviço de monitoramento de mídia. Existem muitas opções pagas que entregam conteúdos minuciosos. Porém, o Google oferece algumas ferramentas grátis para quem está começando ou com poucos recursos.

O Google Alerts é uma ferramenta gratuita e tudo o que você precisa fazer é adicionar palavras-chave e filtrar o tipo de resultado. Além disso, você também pode realizar uma pesquisa rápida no Google Notícias. Isso mostrará a cobertura recente da mídia sobre sua marca.

A melhor coisa sobre uma ferramenta de monitoramento é a conveniência. Afinal, ele coleta e analisa os dados para você e envia o relatório diretamente para o seu e-mail nos horários escolhidos.

2. Defina seu primeiro projeto de monitoramento

Insira as palavras-chave que você deseja monitorar. Elas podem estar associadas ao nome da sua empresa, seus concorrentes, seu setor, um produto específico que você oferece ou uma campanha que você executa.

A partir de agora, a ferramenta coletará automaticamente todas as menções das palavras-chave de sua escolha. Sendo assim, tudo que você precisa fazer é passar por eles de tempos em tempos e navegar pelos resultados. 

3. Estabeleça a frequência de monitoramento

Cada mídia tem sua própria frequência de postagem de conteúdo e você precisa de um processo de monitoramento constante para descobrir se sua marca foi mencionada. Sendo assim, dependendo do tamanho da sua marca, você pode verificar novos resultados mensalmente, semanalmente ou até diariamente.

4. Analise seus resultados por meio do clipping 

Depois de reunir todas as informações do seu clipping, você deve analisar os resultados e identificar os aspectos positivos e as oportunidades de melhoria.

Como montar um clipping de notícias?

Ter um bom sistema de organização de resultados é fundamental na hora de montar um monitoramento de notícias.

Tenha um bom processo de catalogação

Defina como os conteúdos serão divididos: por campanha, por meio, por alcance e etc

Organize seus resultados em ordem cronológica

Seja por ordem cronológica crescente ou decrescente, organize seus resultados dentro de cada pasta pela data em que ocorreram. 

Além de tornar mais fácil a busca por um conteúdo específico, a organização em ordem cronológica permite ter uma visualização melhor do crescimento da sua empresa e das estratégias que mais deram certo.


Inclua seus concorrentes

Quando estiver confiante com a forma como seu clipping está funcionando, você pode adicionar algumas consultas sobre seus concorrentes para ver o que eles estão fazendo. 

Desse modo, catalogue os resultados usando o mesmo sistema aplicado ao seu conteúdo para tornar mais fácil a comparação entre duas ou mais empresas concorrentes.

Construa uma página de imprensa

Você pode criar uma página em seu site dedicada aos melhores resultados do seu monitoramento. Assim, é possível mostrar as menções de sites mais importantes, depoimentos de clientes satisfeitos e vídeos feitos sobre sua marca. 

Desse modo, você pode não apenas educar os clientes em potencial sobre sua marca, mas também mostrar seus esforços anteriores. Afinal, isso ajuda você a ganhar confiança e credibilidade.

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