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Comunicação empresarial: Veja como é importante

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Você sabia que comunicação empresarial é importante? Pois bem, todas as empresas precisam se comunicar com seus funcionários e clientes. Ou seja, tanto interna quanto externamente. 

Uma excelente comunicação corporativa é a cola que une todos os funcionários de uma empresa. Desde a sede até a linha de frente, incluindo aqueles que trabalham remotamente. 

Sem contar, que é também uma maneira essencial de ajudar a compartilhar sua missão, valores e cultura dentro de sua empresa e no mercado.

A comunicação empresarial é muito importante. Desse modo, a maioria das organizações eventualmente chegará a um ponto em que perceberá que precisa investir na construção de uma equipe de comunicação corporativa exclusiva e dedicada se quiser continuar crescendo no mercado.

Sendo assim, veja a seguir como funciona a comunicação empresarial, os princípios e a melhor forma de comunicação.

O que é comunicação empresarial?

comunicação empresarial
Fonte: Imagem/Reprodução: Canva

A comunicação corporativa se refere aos métodos que as organizações utilizam para se comunicar. Com uma variedade de públicos externos e internos, incluindo:

  • Clientes
  • Funcionários
  • Acionistas
  • Mídia
  • Público em geral
  • Agências governamentais e órgãos reguladores.


A comunicação empresarial é mais do que apenas um folheto sobre a empresa ou uma postagem nas redes sociais promovendo um grande evento. 

Sendo assim, ela inclui desde enviar um e-mail para seus funcionários informando que a máquina de café está quebrada. Até um comunicado à imprensa sobre seu último lançamento.

A comunicação corporativa é uma estratégia de longo prazo. Para que sua empresa seja notada pelos clientes, consumidores em potencial e pela mídia. As empresas mais bem-sucedidas sabem como utilizar a comunicação empresarial para ajudar a melhorar sua imagem pública e aumentar as vendas.

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Quais são os principais objetivos da comunicação empresarial?

Uma empresa ou negócio está sempre reforçando sua identidade de marca. Os públicos interno e externo estão formando opiniões que moldam essa identidade. 

Além disso, a satisfação de um funcionário com seu empregador, por exemplo, é baseada no que acontece todos os dias no escritório. 

A visão do consumidor sobre uma empresa e seus produtos pode facilmente mudar, não apenas do entusiasmo para a indiferença. Mas também para a antipatia. Basta uma experiência negativa, uma conversa com um amigo ou uma postagem nas redes sociais para causar essas mudanças.

O objetivo da comunicação corporativa é moldar essas opiniões. Uma boa reputação como empregador ajuda a atrair e reter os melhores talentos. 

Ser conhecido por produtos de qualidade melhora a confiança do cliente e o torna livre para testar seu produto pela primeira vez. Ganhar a confiança dos acionistas é garantia de que mais investidores vão querer investir no seu negócio.

Embora os objetivos de comunicação empresarial possam ser diferentes de empresa para empresa, eles podem variar do seguinte:


Fortalecer a imagem da marca

A comunicação empresarial, é importante para deixar os públicos mais conscientes, tanto dos produtos que a organização oferece, como também sobre a visão da empresa.

Existem diferentes maneiras de fazer isso. Por exemplo, algumas equipes podem fazer reuniões individuais com jornalistas que escrevem regularmente sobre a empresa. 

Outras formas de comunicação relacionadas à conscientização incluem boletins informativos. Estes falam sobre o que a empresa tem feito ou a política de responder prontamente às perguntas dos funcionários.

Atingir objetivos orientados a metas

A comunicação corporativa não é apenas compartilhar informação. Ela também pode ser voltada a atingir uma meta específica. Como por exemplo, desenvolver um plano de comunicação com o objetivo de aumentar aprovação positiva da empresa ou aumentar a cobertura positiva da mídia. 

Atingir objetivos orientados a lucro

Muitas atividades nas quais a equipe de comunicação empresarial está envolvida não são contadas e analisadas em termos de receita. 

No entanto, alguns dos objetivos da comunicação dentro das empresas tem como objetivo buscar o retorno de um investimento. 

Por exemplo, a empresa pode querer atingir um aumento de 5% nas vendas de fim de ano ou dobrar as vendas de um produto específico. Além disso, pode ter como objetivo desenvolver um plano de comunicação empresarial focado nesses objetivos apenas.

Quais são os três tipos de comunicação empresarial?

A comunicação empresarial é dividida entre comunicação interna e comunicação externa. 

Elas diferem entre si em conteúdo, o tom, abordagem e também as ferramentas. É por isso que eles são tratados por diferentes departamentos dentro de uma mesma organização.

Comunicação interna

Ocorre dentro dos limites da empresa, entre gerência, funcionários, executivos e etc. Portanto, a comunicação interna não tem uma intenção comercial. Em vez disso, está tentando “vender” algo completamente diferente: a cultura da empresa e ter toda a sua equipe “empurrando o barco” na mesma direção. 

A comunicação interna eficaz é importante e, em última análise, também influencia produtos, serviços e imagem externa.

Comunicação externa 

É a  imagem da sua empresa que você transmite para o mundo exterior. Sendo assim, a comunicação externa pode ser oficial, na forma de press releases ou relatórios anuais. Também pode ser mais casual, na forma de postagens nas redes sociais. Ou pode ser comercial, na forma de anúncios ou eventos.

A comunicação externa nem sempre significa manter um tom alegre para vender seu produto e imagem. Sendo assim, caso algo dê errado, a comunicação de crise é importante. 

A história provou repetidas vezes que a maneira como uma empresa lida com uma crise pode melhorar ou destruir sua imagem. Ou até mesmo ter o seu sucesso como empresa por muito tempo, se não indefinidamente.

Tanto as comunicações internas quanto externas podem ser entregues por diversos meios. Desse modo, uma boa estratégia de comunicação empresarial saberá avaliar qual o melhor meio para cada mensagem.

  • Escrita – Materiais promocionais, relatórios, anúncios, memorandos, e-mail, mídia social e comunicados à imprensa.
  • Comunicação verbal – Vídeos de apresentação, coletivas de imprensa, conteúdo de vídeos curtos para mídias sociais, reuniões, entrevistas, palestras, comerciais para televisão e rádio, podcasts e entre outros.
  • Visual – Fotografias, ilustrações, gráficos e muito mais.

Qual a melhor forma de comunicação empresarial?

Quando bem estruturada, uma estratégia de comunicação empresarial pode ser a chave para entender melhor sua  empresa e  aumentar sua reputação.

Uma empresa pode ter uma grande visão, funcionários apaixonados e até mesmo se empenhar em sua comunicação corporativa. Mas sem uma estratégia, tudo o que você tem é trabalho, tempo e dinheiro perdidos que não produzem resultados.

O primeiro e mais importante passo é saber para onde a organização quer ir. Desse modo, é necessário fazer um balanço da visão, missão e valores. Além disso, é importante analisar se esses valores e missões ainda estão atualizados e refletem o futuro da companhia.

Sabendo o que deseja para o futuro de sua empresa, os próximos passos para que sua estratégia de comunicação empresarial seja bem sucedida devem ser:

1. Estabelecer metas

É importante que você defina as metas que possam medir o sucesso da sua estratégia de comunicação empresarial. Sendo assim, estas metas podem estar conectadas ao reconhecimento da marca. Como aumentar o tráfego do site, as vendas de determinado produto. Além disso, podem estar relacionadas ao relacionamento dos funcionários, como aumentar a satisfação dos funcionários ou a forma como eles se referem a empresa que trabalham.

2. Definir seu público

As comunicações corporativas podem envolver uma variedade de diferentes públicos. Entre eles, podemos mencionar: clientes, funcionários atuais, funcionários em potencial e talentos do mercado, investidores, parceiros, imprensa, não só, como também outros líderes do setor. A maneira como sua empresa compartilha informações com os funcionários provavelmente será diferente. Ou seja, diferente da forma como ela se apresenta ao conselho ou aos investidores, por isso é importante segmentar seu público.

Definir quais desses públicos são importantes para você ajudará a definir seu plano de comunicação e as áreas que você precisa priorizar. 

3. Avaliar sua posição no mercado

Uma estratégia de comunicação empresarial eficaz é impossível sem avaliar sua situação atual e seu lugar no mundo dos negócios. 

Sendo assim, é importante saber quantos e quais são seus concorrentes diretos e indiretos. Além disso, é necessário saber o que cada um está fazendo de certo e errado e saber utilizar essas informações a seu favor.

4. Criar um plano de comunicação

Agora que você já sabe para quem está direcionando sua mensagem e por que você está direcionando para eles. Desse modo, você deve agora definir os canais mais adequados para essa relação. 

Isso pode incluir um boletim eletrônico, conferências, workshops, folhetos, comunicados à imprensa, eventos– ou métodos mais amplos como suas redes sociais e seu site.

5. Medir seu progresso

Defina cronogramas para fazer um balanço do que está sendo feito. Ou seja, você está tendo mais clientes? Seus parceiros relatam que adoram seu boletim informativo ou que se sentem mais bem informados sobre o que acontece na sua empresa? Suas vendas aumentaram? 

Desse modo, os números de vendas e a resposta dos principais públicos podem ser usados para comprovar em que pontos sua estratégia foi bem-sucedida ou as áreas que você precisa ajustar.

A comunicação empresarial é importante para a sua organização!

Existem muitas razões pelas quais as empresas devem ter uma estratégia de comunicação empresarial. Mas a principal é contar a sua história. 

Quando você está encarregado de se comunicar com clientes e potenciais consumidores. Desse modo, eles devem saber quem você é, o que você faz, quão bom você é e por que as pessoas deveriam escolher trabalhar ou comprar de você. 

Veja também sobre: Comunicação interna , Comunicação integrada, Comunicação institucional, Comunicação digital

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