Comunicação Interna: Saiba o que é e sua importância

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Você sabia que a comunicação interna é um fator de grande importância para qualquer negociação? Pois bem, a forma como você transmite uma mensagem é tão importante quanto a mensagem em si. Pensando nisso, separamos todas as informações sobre o que é e porque esta comunicação é tão importante para seu negócio.

Estudos afirmam que o engajamento dos funcionários aumenta a colaboração entre eles. Além disso, oferece um efeito positivo e direto na produtividade  e consequentemente nos lucros de uma empresa.

Sem contar que construir uma cultura interna de pouco sucesso é semelhante a construir uma casa sem uma base sólida, ela entrará em colapso. 

Desse modo, é possível observar que a comunicação com os colaboradores garante que estes estejam alinhados ao discurso oficial da empresa. Ou seja, a seus valores e crenças e que se mantenham sempre motivados.

A comunicação interna é a raiz e também a base de qualquer comunicação externa. Se você se comunicar bem com seus funcionários, poderá se comunicar bem com seus clientes. Então, separamos todos os detalhes que você precisa saber sobre este processo de comunicação.

O que é comunicação interna: Exemplos

Também conhecida como endocomunicação, endomarketing ou simplesmente CI. Sendo assim, a comunicação interna é todo tipo de processo, ferramentas e canais que possibilitam um fluxo eficaz de informações entre os participantes de uma organização. 

A comunicação com colaboradores é um departamento crucial de todas as organizações. As empresas usam estas comunicações com a finalidade de manter seus funcionários informados e engajados sobre tudo. Ou seja, todos os acontecimentos no dia a dia de suas organizações.

Antes limitada apenas a quadros de avisos espalhados pelos corredores e dezenas de e-mails enviados aos seus funcionários todos os dias. Mas as estratégias de comunicação interna se expandiram e hoje vão muito além do comum. 

O importante é que a mensagem seja transmitida para seus funcionários da forma mais eficiente possível. Podendo ser por meio de:

  • Ted talks
  • Grupos em aplicativos de mensagens instantâneas;
  • Happy Hours;
  • Sessões de brainstorm
  • Newsletters e muito mais. Afinal, são apenas algumas das infinitas formas de se transmitir uma mensagem.

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Qual é o principal objetivo da comunicação interna?

Comunicação interna
Fonte: Imagem/Reprodução: Canva

O objetivo da comunicação interna é informar e engajar os funcionários. Tudo isso de uma forma que os motive a maximizar seu desempenho e entregar resultados de uma forma eficaz. 

Sendo assim, uma boa comunicação com os colaboradores terá como objetivos:

Colocar todos a bordo

Seus funcionários precisam ter uma compreensão clara da missão e dos objetivos da sua empresa. 

Desse modo, quando seus funcionários têm uma boa compreensão geral do seu negócio , eles estão mais dispostos a acreditar em seu produto. 

Além disso, é importante que os objetivos sejam claramente comunicados. Sem contar que funcionários bem treinados e rostos felizes melhorarão significativamente a relação do cliente com a marca e consequentemente aumentarão a receita.

Capacitar funcionários

Ajudar os funcionários a serem bem-sucedidos em seus trabalhos é uma das melhores maneiras de construir um negócio de sucesso. E, para isso, você precisará se certificar de que os objetivos pessoais de seus funcionários estejam alinhados com os objetivos de sua empresa.

Quando seus funcionários sabem onde encontrar as informações de que precisam para realizar seus trabalhos, você os ajuda a priorizar os projetos certos e a serem mais proativos em seus trabalhos diários. 

Dessa forma, eles podem prever melhor as principais tendências do setor. Identificar também as necessidades de seus clientes e saber quais são as habilidades que precisam desenvolver para serem mais bem-sucedidos em seus trabalhos.

Evitar confusões quando seu negócio estiver passando por mudanças

Mudar o posicionamento da sua marca ou modelo de negócios é bom. Desde que você comunique essas mudanças aos seus funcionários de maneira eficaz.

A comunicação interna é fundamental nas mudanças organizacionais.

Pois seus funcionários e colaboradores precisam saber para onde sua empresa está indo. A má comunicação no gerenciamento de mudanças pode causar confusão, boatos e até pânico em toda a sua organização!

Criar sinergia

Quando seus funcionários estão alinhados com suas metas de negócios, é mais provável que colaborem de maneira eficaz. Afinal, cada um deles sabe que tipo de ajuda ou apoio os outros precisam deles.

Alinhar seus funcionários com suas metas de negócio também é uma ótima maneira de criar um senso de compromisso em toda a organização. Dessa forma, os funcionários sabem como seu trabalho afeta os resultados da empresa. Ainda, sabem como melhorar não só o desempenho pessoal, mas também de toda a equipe no local de trabalho.

Construir confiança no local de trabalho

Se você deseja construir uma cultura de confiança, comece a comunicar a estratégia da empresa aos seus funcionários. Os funcionários nunca devem saber sobre notícias importantes da empresa de uma fonte externa.

Melhorar o engajamento dos funcionários

Incentive seus funcionários a fazer perguntas, discutir projetos entre si e pensar em como eles podem contribuir diretamente para objetivos em comum.

Fortalecer a imagem da sua marca

Seus funcionários falam sobre sua empresa nas redes sociais, fóruns e aplicativos de mensagens mesmo que você não saiba.

O boca a boca pode melhorar a imagem da sua marca ou destruí-la. Você precisa tornar a experiência dos funcionários uma de suas principais prioridades para que eles gostem de trabalhar em sua empresa. 

E uma das melhores maneiras de proporcionar uma ótima experiência aos funcionários é criar uma estratégia de comunicação interna clara e eficaz.

Quais são os tipos de comunicação interna?

Quando falamos em comunicação interna, não existe apenas uma forma de comunicação. Mas sim diversas formas de comunicar. Desse modo, separamos os principais tipos de comunicação com os colaboradores.

Comunicação interna escrita

Os canais de comunicação escrita incluem e-mail, mensagens de texto, softwares de bate-papo, quadros de aviso, boletins, intranet dentre outros. 

A comunicação interna escrita geralmente é melhor para informações que necessitem ficar registradas e serem repetidas por certo tempo. Como por exemplo informações que envolvam muitos números, divulgação de eventos, alterações em quadro de horário e ofertas de empregos dentro da empresa.

Comunicação oral

A comunicação oral inclui discussões casuais, reuniões pessoais, palestras, telefonemas ou videoconferências. 

Além disso, a comunicação oral geralmente é melhor para debates, brainstorms, treinamentos. Não só, como também para a transmissão de informações confidenciais, aumentos, promoções e avaliações de desempenho.

Comunicação vertical

Este tipo de comunicação interna envolve a troca de informações dentro da hierarquia da empresa. As informações fluem de subordinados para gerentes e também de gerentes para subordinados. 

Essas informações estão relacionadas ao repasse de instruções e ao feedback dos funcionários em relação ao que lhes foi pedido.

Comunicação horizontal

Membros de uma mesma equipe que trabalham juntos ao longo do dia devem desenvolver um relacionamento sólido entre si. 

A comunicação horizontal visa promover meios para que pessoas desenvolvendo uma mesma função dentro da empresa tenham acesso fácil uns aos outros. 

O principal objetivo desta comunicação interna horizontal, é fazer com que todos se auxiliem sempre que for necessário. Grupos de texto e e-mail exclusivos são excelentes formas de incentivar a comunicação horizontal.

Comunicação diagonal

A comunicação diagonal ou transversal é um tipo de comunicação que atravessa todas as unidades organizacionais e níveis hierárquicos dentro de uma empresa. 

Desse modo, essa comunicação envolve membros de equipes de diferentes departamentos. Estes acabam interagindo uns com os outros, independentemente de sua relação de subordinação.  

A comunicação diagonal tem uma série de vantagens. Desde maior eficácia e relacionamentos fortalecidos até um compartilhamento mais rápido de informações.

Quais as principais características da comunicação interna?

Comunicação
Fonte: Imagem/Reprodução: Canva

Portanto, a comunicação interna deve ser feita de forma que seja útil para aumentar a eficiência da organização. Uma boa comunicação interna costuma ter as seguintes características:

  • Clareza

A comunicação interna deve ter um significado claro para que o receptor da informação possa entender o assunto da informação sem margem para dúvidas.

  • Simplicidade e economia

O meio utilizado e a linguagem da comunicação interna devem ser simples, de fácil compreensão e com a melhor relação custo-benefício. 

Desse modo, nem sempre um evento luxuoso, caro e confuso é a forma mais eficiente de passar uma informação ou conceito a seus funcionários.

  • Atenção

Uma boa comunicação interna deve chamar a atenção para os pontos e detalhes mais importantes.

  • Evitar informações desnecessárias

As informações contidas na comunicação interna devem ser concisas e diretas. Não confunda sua comunicação adicionando informações desnecessárias.


A comunicação interna é completamente importante para qualquer organização


Alinhar os objetivos pessoais dos funcionários com a estratégia da empresa é a chave para construir um negócio de sucesso. 

Sem contar que um plano de comunicação bem-sucedido é diversificado, direto, ágil e adaptável conforme as necessidades de cada situação. 

Sendo assim, a comunicação interna precisa de muita atenção. Em muitos casos até mais do que a comunicação externa. Afinal, tudo começa dentro do negócio!

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