Follow up em assessoria de imprensa entenda o que é

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Follow up em assessoria de imprensa, você certamente já ouviu falar sobre este termo em algum momento da sua vida. Quando fazer a tradução de follow up, é possível observar que significa “fazer acompanhamento”. Este termo é muito comum em ambientes de vendas. Veja mais informações e entenda de vez sobre este assunto. 

Sabendo que esse tema é uma dúvida para muitos profissionais e para muitas empresas, nesse artigo vamos falar sobre:

Fazer acompanhamento, praticar uma ação imediata, isso é muito comum em diversos mercados. Podemos observar que se encontram muito em ambientes de venda. Isso porque, é importante fazer o acompanhamento do lead para identificar se ele pode se tornar conversão ou não.

Já no mercado de assessoria de imprensa, é importante que estes profissionais estejam fazendo acompanhamento com os jornalistas. Especialmente no bom relacionamento com estes profissionais. Afinal, o principal objetivo é fazer com que o cliente se torne mídia espontânea.

Desse modo, entenda melhor como funciona o follow up em assessoria de imprensa e esteja atento sobre cada um dos detalhes deste mercado. Afinal, é completamente importante para a imagem de uma marca e organização.

Veja a seguir neste artigo:

  • O que é fazer um follow up?
  • Como fazer um follow up?
  • Qual a diferença entre feedback e follow up?
  • Por que fazer follow up?

O que é follow up?

Follow up é um termo de origem americana. O significado principal desta palavra é “fazer acompanhamento”. Quando falamos em fazer follow up, é o mesmo que fazer acompanhar um processo após o período inicial. 

Você encontra este termo muito presente no setor de vendas, mas é uma ferramenta de grande importância também para assessoria de imprensa. 

Assim como no mercado de vendas, o follow up em assessoria de imprensa é importante para criar e também manter um relacionamento bom e favorável com os canais de comunicação, jornalistas e muito mais.

Fazer acompanhamento, ou seja, follow up pode ser feito antes ou até mesmo depois da sugestão de uma pauta ou informação a ser publicada na mídia. Mas afinal, como funciona o antes e o depois?

Pois bem, quando é realizado antes o follow up em assessoria de imprensa, é importante para apresentar um determinado assunto ou sugerir pauta para os jornalistas. 

Quando falamos em follow up depois o envio do press release, possui um intuito de saber se os jornalistas ficaram contentes com o material. Ou até mesmo se faltou algum tipo de informação para que ficasse mais completa. 

Sendo assim, o follow up em assessoria é uma ferramenta completamente essencial, para conseguir bons resultados diante da imprensa. Que é um dos principais meios para oferecer crescimento a uma marca.

Como fazer um follow up em assessoria de imprensa?

Para realizar um processo de follow up em assessoria de imprensa, é importante fazer a estruturação de uma estratégia de acompanhamento. Neste momento, é importante levar em conta alguns fatores que são importantes para este acompanhamento. Veja a seguir:

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Realizar gestão de relacionamento

Neste tópico, é necessário comentar sobre o processo de distribuição de releases. Sendo assim, é completamente essencial que a assessoria conte com a parceria de um gestor de follow up. 

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Fale com um especialista

Com a gestão é muito mais fácil realizar análises e identificar as ações que são realizadas. Quando você deixa o processo de acompanhamento organizado por meio de ferramentas de gestão. O seu tempo se torna ainda mais otimizado, assertivo e principalmente bem organizado.

Além disso, é completamente importante que você controle todas as tarefas que são efetuadas ao entrar em contato com os jornalistas. Você não pode perder nenhum tipo de informação no relacionamento com os jornalistas.

O processo de documentar e acompanhar, elimina a possibilidade de estar entrando com o mesmo profissional diversas vezes. Sendo assim, realize o controle de todas as ações por meio de um gestor de relacionamento.

Lembrando que sempre é necessário ter bom senso. Não adianta você ficar ligando para o mesmo jornalista, mandando uma grande quantidade de e-mails. Esta ação pode prejudicar o seu relacionamento com os jornalistas.

Um ponto importante é que o follow up também não garante a publicação da sua release. Mas vender a sua pauta sempre será necessário e importante. A relevância do conteúdo também deve ser levada em conta.

Canais para contato

O principal meio de contato utilizado para fazer follow up em assessoria de imprensa é o e-mail. Esta é a preferência de diversos jornalistas, para receber contatos e notícias.

Então, as assessorias de imprensa devem realizar maior exploração deste meio de contato, para negociar as pautas com os jornalistas. Ligação não é um contato muito bem visto por estes profissionais. 

Alguns profissionais não possuem tanta importância em realizar a ligação. Mas este contato deve ser feito um dia após a publicação da notícia. 

Além destes principais meios de comunicação, existem outras formas de comunicação. Uma destas outras opções é o contato pelo Messenger ou Whatsapp, é muito mais prático e vem se tornando comum neste meio. 

Mas estes canais de comunicação são um dos mais próximos e se for o primeiro contato com o jornalista não é tão indicado. Caso contrário, se você já teve outras relações com o profissional, pode ser uma ótima opção.

Além disso, tenha muito cuidado no momento do contato. Afinal, qualquer deslize pode fazer com que você perca a oportunidade de ter um bom relacionamento com este profissional.

Realize o contato no momento adequado

Cuidado com o horário comercial. Às vezes, por conta da ansiedade e entre outros fatores, a vontade de manter um e-mail ou mensagem de noite é muito maior. Não adianta você ficar ligando e entrando em contato para um veículo de comunicação, quando está fechado.

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Sem contar que você deve mostrar que conhece e entende sobre a redação do jornal. 

Pega mal para a assessoria entrar em contato de forma insistente para uma redação em horários que estão fora do período comercial. E não é isso que você busca, afinal o principal objetivo é ter um bom relacionamento, não é mesmo?

Por conta de horários e muito mais, se torna ainda mais necessário o processo de gestão do follow up em assessoria de imprensa.

Qual a diferença entre feedback e follow up?

Follow up em assessoria de imprensa
Fonte: Imagem/Reprodução: Canva

O feedback é uma informação e avaliação sobre o trabalho de um determinado profissional ou produto. Ou seja, quando você oferece a informação e avaliação. Já o follow up é um acompanhamento que busca uma informação ou avaliação. 

Então, follow up em assessoria de imprensa significa que a assessoria busca acompanhar a publicação de uma notícia oferecida por ela, com o intuito de saber se precisou de mais alguma informação, se foi uma notícia importante e muito mais.

Desse modo, é possível observar que o feedback e follow up são completamente diferentes, mas essenciais para qualquer negócio. Principalmente para a assessoria.

Porque fazer follow-up em assessoria de imprensa?

O processo de follow up em assessoria de imprensa é uma atividade essencial para  que você possa aumentar a autoridade da marca dos seus clientes. 

Esta é uma estratégia completamente importante para ajudar na ampliação de relacionamento. Principalmente relacionamento com a mídia. Afinal, é importante para que você possa vender suas pautas com mais eficiência.

Realizar o follow up pode ser importante para otimizar o processo de publicação de releases. Mas para se ter resultado, é importante que você mantenha organização, coerência, assertividade e muito mais.

Sendo assim, mostre conhecimento sobre o assunto, crie conteúdos de alta relevância para os jornalistas que você terá ótimos resultados. Tanto nas negociações, quanto para seus clientes.

Follow up em assessoria de imprensa é importante?

Sim, o processo de realizar follow up em assessoria de imprensa é essencial, pois ajuda no processo de negociação com os jornalistas. 

Sabemos que a assessoria de imprensa precisa ter uma boa relação com os jornalistas e meios de comunicação, Dessa forma, é possível oferecer um bom trabalho aos seus clientes e também resultados.

Quando uma assessoria não consegue ter um bom relacionamento com os canais de comunicação. Certamente não terá nenhum sucesso. Sendo assim, o follow up em assessoria de imprensa é uma ferramenta importante que pode ajudar neste processo.

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