Divulgação de livros saiba como fazer

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Sabia que a divulgação de livros não é fácil? Pois bem, imagine que você trabalhou duro durante meses ou anos para criar um livro de qualidade. Foram incansáveis horas pesquisando, redigindo e editando. Sendo assim, você merece que seu livro tenha sucesso e se transforme em uma fonte de renda confiável.

Como autor independente, todo o marketing e promoção do livro é de sua inteira responsabilidade. Desse modo, a quantidade de pessoas que ficarão sabendo do seu livro e consequentemente vão comprá-lo se resume às estratégias de divulgação e vendas que você desenvolve.  

Além disso, é importante comentar que o marketing desempenha um papel enorme no sucesso de qualquer livro. Mas isso é especialmente verdadeiro para livros autopublicados. 

Antes de publicar um livro ou antes mesmo de começar a escrevê-lo, é importante pensar para quem você venderá seu livro e também como. O marketing digital está mudando constantemente e pode ser difícil para os autores acompanhar as principais tendências. 

Enquanto o autor médio de publicações comerciais ganha aproximadamente 7,5% do preço de capa de seus livros, os autores independentes que vendem seu conteúdo diretamente aos leitores através da internet recebem até 96% do valor final do livro.

Como fazer a divulgação de um livro?

Autores independentes vendem mais e-books por dia do que todas as editoras tradicionais juntas. Ou seja, isso significa que existem milhões de títulos disponíveis e outras dezenas de milhões de pessoas interessadas em comprá-los. Desse modo, veja como fazer a divulgação de livros.

Como  promover com sucesso o seu ebook ? 

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Ao contratar assessoria de imprensa o seu negócio passa a ter credibilidade, tendo maior visibilidade no mercado, assim, constrói autoridade e muito mais. Desse modo, não perca tempo e tenha a sua empresa bem posicionada no mercado em que atua. Então, está esperando o que para sair na frente dos seus concorrentes e ter grande ocupação no mercado?

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Crie Vídeos

Faça um pequeno vídeo falando com a câmera sobre as maneiras pelas quais seu e-book pode ajudar outras pessoas. Além disso, fale sobre o que seu e-book tem a oferecer e, em seguida, adicione um link para compra no final do vídeo.

Otimize seu e-book para os mecanismos de busca 

Você deseja que seu e-book seja descoberto organicamente, seja por um usuário pesquisando em uma loja online como a Amazon ou em um mecanismo de pesquisa como o Google. Por isso, você vai querer otimizar seu ebook para SEO

Sendo assim, inclua as palavras-chave corretas em seu título, meta-título, textos ALT de imagem e descrição do livro para que os usuários saibam que seu e-book se encaixa no que eles estão procurando.

Seja entrevistado

Se você puder ser entrevistado em um podcast ou programa online, isso pode ser uma ótima divulgação para o seu e-book. Então, entre em contato com publicações e criadores com um número significativo de seguidores e ofereça-se para aparecer no programa para falar sobre seus conhecimentos.

Os tópicos sobre os quais você vai abordar na entrevista devem estar relacionados ao conteúdo do seu e-book, para que os espectadores e ouvintes sejam atraídos a conferir seu e-book posteriormente.

Conte a todos sobre seu livro pelas redes sociais

As mídias sociais podem ser uma ferramenta fantástica para garantir que as pessoas saibam quando seu e-book está disponível.

Faça uma série de posts informando seus seguidores sobre o lançamento do seu ebook, preço, promoções, parcerias, etc.

Crie provas sociais com depoimentos para divulgação de livros

Quando terminar de escrever seu  e-book, envie o conteúdo para alguns amigos ou “celebridades da indústria” que você conhece e peça que comentem. Em seguida, pegue essas citações e coloque nos canais de divulgação do livro com opiniões reais de quem já leu.

Como divulgar a venda de um livro?

Um dos elementos chave para fazer divulgação de livros e lançamento, é necessário iniciar sua campanha de marketing cedo. Sendo assim, certifique-se de que seu público saiba o que você está vendendo e quando estará disponível. Além disso, use as mídias sociais para promover seu e-book com postagens para criar um pouco de antecipação. 

Se você já conhece o seu nicho de negócios, você já sabe para que tipo de audiência você deve direcionar o marketing do seu e-book.  

Desse modo, o seu objetivo é ajudar as pessoas a encontrar você. Seus leitores não sabem que estão procurando por seu livro. Eles sabem, no entendo, sobre o que gostariam de ler.  

Se você deseja alcançar um público amplo no menor tempo possível, convém analisar a publicidade paga.

Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Google Ads oferecem opções de segmentação interessantes que permitem que você alcance as pessoas por seus interesses, localização, comportamento, dispositivo que estão usando e muito mais. Você verá que essa estratégia é incrivelmente popular entre os profissionais de marketing online. Isso porque é escalável, mensurável e você não precisa ter um público existente para começar.

Outro aspecto importante na hora de divulgar a venda de um livro é seu preço e como isso afetará o consumidor.

Como vender seu e-book?

  • Defina um preço realista 

O propósito de um e-book é ser acessível. Sendo assim, um preço muito alto do seu livro afastará os leitores, pois não verão valor em pagar tanto por um item virtual, principalmente se o autor for desconhecido.  

Por outro lado, se o preço for muito baixo, os leitores podem não ver o valor do conteúdo do e-book, pensando que pode ser apenas mais do mesmo.

  • Ofereça gratuitamente

Ofereça o primeiro capítulo, ou um capítulo inteiro de graça para seus leitores. Se o conteúdo for interessante, eles pagarão para ter acesso completo.

Compartilhar seu e-book com um pequeno grupo de pessoas gratuitamente em troca de depoimentos e avaliações que mais tarde ajudarão você a obter mais vendas também é uma estratégia sólida para dar credibilidade ao seu conteúdo.

  • Dê uma garantia de devolução do dinheiro

Existem alguns benefícios em oferecer uma garantia de devolução do dinheiro . Primeiro, é mais provável que as pessoas queiram comprar se souberem que podem devolver o produto se estiverem insatisfeitas. 

Clientes que podem devolver o produto e obter o reembolso relatam mais satisfação em sua experiência geral, portanto, é menos provável que sintam que a interação com seu conteúdo foi negativa.

Defina um limite de 7 ou 14 dias para sua garantia de reembolso e promova isso claramente em suas páginas de vendas. 

Onde divulgar seu livro?

divulgação de livros
Fonte: Imagem/Reprodução: Canva

Aumentar sua presença online é fundamental para divulgar seu livro.

Desse modo, existem várias maneiras pelas quais você pode aumentar sua presença online. Por exemplo, você pode postar sobre seu livro ou sobre o tema central dele em sites populares que recebem muito tráfego ou contribuir em fóruns que discutem tópicos relacionados ao assunto de seu livro. 

Desse modo, você se estabelece como uma autoridade no assunto ao mesmo tempo que vai aumentando sua presença online e criando um interesse nas pessoas sobre quem você é e sobre o que tem a dizer. 

Agora que você já tem o interesse das pessoas, onde divulgar seu livro?

Motores de busca para divulgação de livros

Quando um leitor se depara com o seu conteúdo, uma das primeiras coisas que ele vai fazer é uma busca online. Sendo assim, o resultado dessa busca deve levar a um local onde eles possam comprar o seu conteúdo online.

Blogs

Criar um blog dá a chance do autor se conectar e identificar seu público-alvo. Sem contar que está também é uma ótima ferramenta para você se apresentar como uma autoridade nos tópicos sobre os quais escreve.

As pessoas entrarão no seu blog procurando aprender mais sobre um tópico específico e lá ficarão sabendo da existência do seu e-book sobre o tema.

Facebook

Crie algum hype de pré-lançamento entre seus seguidores promovendo conteúdos sobre o tema. Além disso, coloque o banner do eBook como sua foto da capa. Compartilhe conteúdo sobre o e-book em todos os grupos relevantes.

Twitter

Use a caixa de pesquisa para descobrir quem está twittando usando as palavras chave relacionadas ao seu conteúdo e interaja com essas pessoas.

Altere sua foto de capa para o banner do e-book e fixe o tweet com o link de compra em seu feed. 

Instagram

Publique stories no instagram falando sobre seu livro e compartilhe postagens e depoimentos de outras pessoas falando sobre seu conteúdo. Além disso, peça às pessoas para conferir o e-book clicando no link em sua biografia.

Podcasts

Procure podcasts que falam sobre o tema do seu livro e se ofereça como convidado.

E-mail

Ofereça incentivos às pessoas para se inscreverem para receber e-mails sobre seu conteúdo. Os incentivos podem incluir capítulos grátis do seu livro ou um cupom de desconto por exemplo. 

Assim que sua lista de e-mail começar a crescer, você terá um canal de marketing especificamente dedicado a pessoas que têm interesse no que você tem a dizer. Mas não envie e-mails com muita frequência e lembre-se de sempre fornecer um conteúdo de valor ao enviar um e-mail.

Youtube

Crie conteúdo de vídeo sobre o assunto do seu livro para que os usuários se interessem pelo seu canal. Além disso, ensine as pessoas sobre o que é seu livro por meio de vídeos curtos e pequenos sobre o tema e a enfatize que elas poderão ter o conteúdo completo comprando seu produto. 

Como fazer post para a divulgação de livros?

A maioria dos usuários de redes sociais são criaturas visuais. Sendo assim, se você tem uma conta no Twitter ou uma página no Facebook provavelmente já deve ter notado que posts com imagens tendem a ter muito mais engajamento do que posts de texto.

Transformar seu texto em imagens agradáveis é a melhor forma de se comunicar com esse público.

  • Use imagens de citações

Uma das técnicas mais usadas por autores na hora de divulgar seus ebooks por meio de postagens nas redes sociais é usar imagens de citações. Sendo assim, o primeiro passo para criar uma ótima imagem de citação é vasculhar seu livro em busca de algumas frases intrigantes e citáveis. 

Em seguida, crie algumas imagens bonitas e atraentes para exibir a citação, certificando-se de incluir seu nome e o nome do seu livro.

Além disso, você não precisa parar nas citações contidas no seu livro. Sendo assim, você também pode usar citações favoráveis de leitores que gostaram do seu livro.

  • Poste screenshots para fazer a divulgação de livros

Outra forma de divulgar seu livro por meio de postagens é publicar uma imagem com os capítulos de seu e-book, ou de uma página específica.

  • Crie banners convidativos para todas as suas redes sociais

Crie banners e capas para suas redes sociais que chamem a atenção instantaneamente quando alguém visitar seus perfis. Além disso, lembre-se de incluir o URL para que seu público saiba como comprar seu e-book.

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